TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SEMÁFORO PARA PEDESTRES E VEICULOS

Por:   •  25/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.241 Palavras (13 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 13

CURSO DE ENGENHARIA ELETRICA

Disciplina de Sistemas Digitais

SEMÁFORO PARA PEDESTRES E VEICULOS

 


Objetivo

Realização de projeto de um sistema digital prático com uso de linguagem VHDL e implementação em FPGA. O projeto elaborado sobre a placa Cyclone II da ALTERA e utilizando o Software QuartusII para controlar um protótipo de um Semáforo de Pedestre.

Aplicação

O semáforo de pedestre possibilita a travessia em uma via de automóveis de mão única e dupla.

[pic 1]

[pic 2][pic 3]

O estado inicial do semáforo aciona todos os sinais, como forma de aviso de inicio de operação e também como verificação de funcionamento. Logo passando ao estado de espera, sendo esse sinal verde para carros e vermelho para pedestres. O estado inicial só será acionado no inicio de operação ou em caso de reset.

O sinal verde estará sempre aceso para os carros quando não houver nenhuma solicitação de passagem por pedestres. A solicitação de passagem será realizada através do acionamento pelo pedestre de um botão (boton). Ao acionar o botão de solicitação de passagem, o sinal para os carros passará imediatamente de verde para verde/amarelo, caso já tenha decorrido tempo suficiente para fluir o tráfego após ter ocorrido à última solicitação de travessia de pedestre. Caso não tenha decorrido tempo suficiente para fluir o tráfego, o sinal verde para carros permanecerá em verde durante um tempo antes de passar para verde/amarelo.

Depois de decorrido o tempo com sinal verde/amarelo para carros acesos, estes irão apagar juntamente com o sinal vermelho para pedestres e então serão acesos o sinais vermelho para carros e verde para pedestre, permitindo assim a travessia da via.

Ao final do tempo de travessia de pedestre (sinal verde pedestre/vermelho carro) os sinais, vermelho para carro permanecerá acionado, trocando apenas o sinal verde de pedestres para o sinal vermelho de pedestres.

Após transcorrido o tempo com os sinais Vermelho de carro e vermelho de pedestre o sistema passara para o estado de espera, sendo este o sinal verde para carros e sinal vermelho para pessoas, conforme descrito no primeiro paragrafo.

 Em caso de haver uma solicitação de passagem por pedestre, esse pedido será armazenado, mas a solicitação só será atendida após decorrido um tempo mínimo para fluir o tráfego de automóveis.

Solicitações realizadas durante os demais estados do ciclo não serão atendidas, assim como solicitações consecutivas. Da mesma forma, solicitações espaçadas não serão computadas e tão pouco alterarão o tempo de permanência em cada estado.

Tabela 1 – Tabela de transição de estados e saída do Circuito.

Estado Atual

Entrada

Próximo Estado

VDV

AMV

VMV

VDP

VMP

Reset

Boton

Clock

VDV

AMV

VMV

VDP

VMP

x

x

x

x

x

0

0

0

x

x

x

x

x

1

1

1

1

1

0

0

1

1

0

0

0

1

II

1

0

0

0

1

0

1

0

1

0

0

0

1

0

1

1

1

1

0

0

1

III

1

0

0

x

x

x

x

x

1

0

1

1

1

1

1

1

I

1

1

0

1

1

1

x

x

x

x

x

0

x

0

x

x

x

x

x

1

1

0

0

1

0

x

1

0

0

1

1

0

IV

0

0

1

1

0

0

x

0

0

0

1

1

0

0

x

1

0

0

1

0

1

V

0

0

1

0

1

0

x

0

0

0

1

0

1

0

x

1

1

0

0

0

1

II

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (498 Kb)   docx (331.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com