TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL

Por:   •  28/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  357 Palavras (2 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 2

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL

SENAI-VIDEIRA

TÉCNICO EM MECÂNICA

MATÉRIAIS CERÂMICOS

ELISEU ALVES DA ROSA MARIANO

UNIDADE CURRICULAR: COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA

PROFESSOR: LUIZ FERNANDO GARDINI

VIDEIRA – SC

2017

        Os materiais cerâmicos têm vindo a ser cada vez mais aplicados na prototipagem rápida e na fabricação rápidas de ferramentas. A preocupação das empresas em reduzirem o tempo de colocação de um novo produto no mercado, designado por “time to Market”, despoletou o desenvolvimento de um grande leque de processos RP e RT.

        Os vários processos de RP baseiam-se na criação de um desenho CAD 3D, o qual é fornecido ao equipamento de prototipagem rápida sob a forma de um ficheiro “STL”. A máquina de prototipagem então divide o desenho do objeto em camadas paralelas de espessura igual á das sucessivas camadas em que vai ser realizado, em seguida, o equipamento constrói camada a camada o objeto desenhado.

        Os materiais cerâmicos são porosos, sendo indesejáveis quando se utilizam polímeros muito adesivos. Sendo assim podem-se ser empregados em alguns tratamentos para reduzir a porosidade superficial, tais como a aplicação de um filme lubrificante, um agente desmoldante silicone ou PTFE.

        As ferramentas cerâmicas são bastante frágeis, devendo ser manuseadas com cuidado, em muitos casos são adicionadas fibras de vidro para aumentar a resistência mecânica e a tenacidade. Para aumentar a condutividade térmica são introduzidos pedaços de alumínio, podem assim ser produzidas centenas de peças, e serem obtidos ciclos de injeção de 30 segundos. A principal vantagem da utilização das ferramentas cerâmicas reside no baixo custo dos cerâmicos empregados e na baixa redução de tempo para obtenção de um molde.

        As propriedades mecânicas dos cerâmicos tradicionais são geralmente baixas, e atendendo a que a sua tenacidade e ductilidade são satisfatórias para a maioria das aplicações práticas, não tem havido preocupações em melhorar estas propriedades. Por outro lado, o campo de aplicação dos cerâmicos térmicos está extremamente dependente da descoberta de novos tipos de cerâmicos, com valores mais elevados de tenacidade.

.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (67.6 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com