TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SI SISTEMA

Pesquisas Acadêmicas: SI SISTEMA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  707 Palavras (3 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 3

Relatório 2 – Tipos de Sistemas de Informação

O Sistema de Informação, visto tecnologicamente, é definido como um conjunto de componentes relacionados cuja função é recolher, guardar, processar e divulgar informação. Já do ponto de vista das Organizações é definido como uma entidade sócio-técnica, constituída por um conjunto procedimentos, de pessoas e de tecnologias, organizadas para apoiarem o controle e a tomada de decisão de modo que a empresa alcance seus objetivos.

PESSOAS

SI

PROCEDIMENTOS TECNOLOGIAS

A finalidade dos Sistemas de Informação é fornecer as informações certas para as pessoas certas, no momento certo, na quantidade certa e no formato certo. Suas principais funções estão concentradas em ajudar os gestores e restante do pessoal a analisar problemas da empresa; visualizar situações complexas; apoiar na criação de novos produtos ou serviços; permitir o acesso a novos mercados, etc.

Existem dois tipos de SI, o SI Informal e o SI Formal.

Os SI Informais contam com entendimentos implícitos e regras de comportamento não especificadas; não existe um entendimento do que é informação ou como ela é armazenada e processada. Um exemplo é a rede de fofocas. Utilizam papel e lápis.

Os SI Formais apoiam-se em definições de dados e procedimentos para coleta, armazenamento, processamento, disseminação e uso desses dados; são estruturados ou seja, operam em conformidade com regras predefinidas que são relativamente fixas e não facilmente alteradas; são divididos em manuais e baseados em computador. Utilizam a tecnologia dos computadores (hardware e software) para processar e disseminar informação.

Dentro de uma Organização, ela implica em olhar para a organização como um sistema, em termos de estrutura interna, cultura, processos de negócio e entidades como empregados, direção. Também inclui a análise das relações com o ambiente (clientes, fornecedores, competidores, estado, etc.)

Podemos dividir em 3 Níveis Organizacionais:

• Nível Estratégico – Gestores de Topo – Definir e Monitorizar o rumo da empresa

• Nível Tático – Gestores Médios, técnicos e Secretárias – Monitorizar, controlar, tomar decisões e desenvolver atividades administrativas;

• Nível Operacional – Operários – Compra, Produção, Vendas, Fluxo de materiais

Exemplo:

Sistemas do nível estratégico Quais produtos?

ESS (Executive Suport System) Tendências de Custos

• Características e objectivos: abordam questões estratégicas: como ajustar a empresa às mudanças no ambiente; análise de tendências de longo prazo: tendências de custos; usam informação externa (do ambiente) e dados resumidos dos TPS ou MIS. Problemas (interrogações) semi-estruturados ou não estruturados também pretendem responder perguntas de WHAT IF? (cenários); “User friendly” Não exigem ajuda de especialistas informáticos interativos e muito flexíveis (dados subjectivos); os ESS fornecem um ambiente de computação e comunicações mais do que uma aplicação fixa como uma capacidade específica. Normalmente muito dispendiosos.

Sistemas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com