TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SIS - Sistema De Informação Em Saúde

Trabalho Escolar: SIS - Sistema De Informação Em Saúde. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  1.034 Palavras (5 Páginas)  •  606 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE RORAIMENSE DE ENSINO SUPERIOR

CURSO DE BACHARELADO EM ENFERMAGEM

SISTEMA DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE

BOA VISTA / 2013

FACULDADE RORAIMENSE DE ENSINO SUPERIOR

SISTEMA DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE

MÁRCIA MACIEL BARBOSA

PAULA CRISTINA DE SOUSA VIEIRA

BOA VISTA - RR

2013

FACULDADE RORAIMENSE DE ENSINO SUPERIOR

SISTEMA DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE

Este trabalho é fonte de pesquisa sobre a utilização do Sistema de Informação em Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde demonstrando esse instrumento em suas ações gerenciais, apresentado ao Prof(o). Esp. ANDRÉ MODESTO utilizado como forma de avaliação acadêmica.

BOA VISTA -RR

2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 05

1.0. SISTEMA DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE 06

1.1. QUADROS, TABELAS, GRÁFICOS E FLUXOGRAMA 07

CONCLUSÃO 10

FONTES DE PESQUISA 11

INTRODUÇÃO

Este trabalho consiste em um estudo exploratório sobre o Sistema de Informação de Saúde Utilizado pelo Sistema Único de Saúde no âmbito brasileiro e os processos de descentralização da informação do setor. O Ministério da Saúde promove ações mediante as coletas de dados, que são fonte fundamental para desenvolvimento de todo o processo de sistematização das informações. Para a adoção de estratégias é necessário que os municípios cumpram alguns requisitos operacionais de reorganização das práticas de trabalho desenvolvidas nas unidades de saúde da família, destacando-se o cadastramento familiar, o planejamento e programação local, o trabalho interdisciplinar e as ações intersetoriais. O Sistema de Informação dada às suas características representa uma importante ferramenta para a gestão de sistemas locais de saúde. É um sistema de informação territorializado, que permite a desagregação dos indicadores em microáreas, possibilitando a microlocalização dos problemas de saúde.

1. SISTEMA DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE

Até a metade da década de 90, o SIS apresentava somente quatro bases de informação: o SIM (Sistema Sobre Mortalidade), SINASC (Sistema de Informação de Nascidos Vivos), o SIH-SUS (Sistema de Informações Hospitalares do SUS) e o SIA-SUS (Sistema de Informações Ambulatoriais). Já a partir de 1996, outros sistemas foram incorporados, com vistas à melhoria da gestão do SUS, como o SINAN (Sistema de Informação sobre Agravos de Notificação), o SIAB (Sistema de Informação da Atenção Básica), o SIGAB (Sistema de Informação Gerencial da Atenção Básica), o SISCOLO, que é o sistema de informação sobre as ações do Programa de Detecção Precoce do Câncer de Colo do Útero e o Sistema de Informação do Programa de Humanização do Pré-natal e Nascimento (SISPRENATAL).

Na atualidade, entende-se que o profissional gerente necessita ter uma visão ampla, com maior responsabilidade e compromisso. É necessário que esse gerente desempenhe papel de agente de mudança organizacional e social, investindo na inovação do processo de trabalho, ser um agente integrador, tanto no ambiente interno da organização como com a comunidade externa, devendo, assim, estar preparado para atender às necessidades presentes.

O documento aprovado pelo Ministério da Saúde, através da Portaria Ministerial n.º 3 de 4/01/96, ressalta que a concepção dos sistemas está relacionada com a infraestrutura da organização do setor saúde. No nível federal os órgãos coletam dados em sistemas compartimentalizados com pouca ou nenhuma articulação. Nos níveis estadual e municipal mesmo que existam órgãos específicos para a informação, estes não estão adequados às necessidades de desenvolvimento e de responsabilidade da gestão do setor saúde.

A insuficiência de recursos, particularmente de recursos humanos qualificados, tanto para operação quanto para o desenvolvimento dos sistemas de informação em saúde. A falta de padronização dos procedimentos de obtenção, tratamento, análise e disseminação das informações, também são observadas. É essencial conceber o sistema de informação como instrumento para o processo de tomada de decisões, seja na dimensão técnica, seja na de políticas a serem formuladas e implementadas. Deve ser concebido na sua qualidade de ações, de produtor de conhecimentos e descritor da representação de uma realidade (Ministério da Saúde, 1993:1).

Dentro do DATASUS o programa nacional de Informação em Saúde são utilizados os programas descritos abaixo:

1.1. QUADROS, TABELAS, GRÁFICOS E FLUXOGRAMA

LISTA DE SIGLAS

AIH - Autorização de Internação Hospitalar

AIS - Ações Integradas de Saúde

CIB - Comissão Intergestores Bipartite

CONASP - Conselho Nacional Administração da Saúde Previdenciária

DATASUS - Departamento de Informática do SUS

INAMPS - Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social

MS - Ministério da Saúde

NOB - Norma Operacional Básica

OMS - Organização Mundial da Saúde

PAB - Piso da Atenção Básica

PACS - Programa de Agentes Comunitários de Saúde

PSF - Programa da Saúde da Família

REFORSUS - Projeto de Reforço a reorganização do SUS

RIPSA - Rede Integrada de Informações em Saúde

SAS - Secretaria de Assistência à Saúde

SES - Secretaria de Estado de Saúde

SIAB - Sistema de Informação da Atenção Básica

SAI/SUS - Sistema de Informação Ambulatorial do SUS

SIH/SUS - Sistema de Informações Hospitalares do SUS

SIM - Sistema de Informação sobre Mortalidade

SINASC - Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos

SNVE - Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica

SMS - Secretaria Municipal de Saúde

SIPACS - Sistema de Informação do Programa de Agentes Comunitários de Saúde

SUDS - Sistemas Unificados e Descentralizados de Saúde

SUS - Sistema Único de Saúde

CONCLUSÃO

Através deste trabalho concluímos que o Sistema de Informação em Saúde tem por intento melhorar o processo de trabalho em saúde, por meio de um sistema articulado que tenha a capacidade de produzir informações para os cidadãos, para a gestão, para a prática profissional, para a geração do conhecimento e para o controle social.

O sistema de informação gerencial é um sistema destinado a coletar, registrar, analisar, interpretar, relatar e difundir dados sobre uma instituição ou ação programática, a fim de permitir o processo decisório no planejamento, acompanhamento e a avaliação das operações e dos resultados do conjunto da instituição ou ação programática. Essas informações, traduzidas em índices e medidas, permitem aos gerentes e ao pessoal do serviço avaliar e realizar novas ações, caso os resultados alcançados não correspondam aos objetivos propostos, ou manter o plano de trabalho, quando os indicadores apontam para a realização dos objetivos e das metas traçadas.

FONTES DE PESQUISA

1. BERTO GS. A Participação do Enfermeiro no Processo Decisório [dissertação]. Florianópolis (SC): UFSC/Programa de Pós-Graduação em Enfermagem; 2000. Acesso em Outubro, 2013.

2. BRANCO MAF. Política Nacional de Informação em Saúde no Brasil: um olhar alternativo [tese]. Rio de Janeiro (RJ): UERJ/Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Administração em Saúde; 2001.

3. MINISTÉRIO DA SAÚDE (BR). A Construção da Política Nacional de Informação e Informática em Saúde: consulta pública [acesso em 2013 Out. 18]. Disponível em: http://www.saude.gov.br.

...

Baixar como  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »