TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMAS INTEGRADOS DE ENGENHARIA DA QUALIDADE

Por:   •  11/10/2016  •  Artigo  •  1.686 Palavras (7 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 7

SISTEMAS INTEGRADOS DE ENGENHARIA DA QUALIDADE - ANÁLISE DA EMPRESA GL LABORATORIES

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar ao leitor como funciona, na prática, um processo de sistema de qualidade, desde o pedido ate a entrega ao cliente, passando pelas etapas de planejamento, produção, controle, logística, entrega, etc, na indústria. Para tal, foi utilizado à empresa GL Laboratories, como linha de estudo. A  GL Laboratories  é uma empresa que atua na área alimentícia desde o ano de 1919. Vem exercendo suas atividades como fornecedora de farinhas para empanados, condimentos para grandes indústrias processadoras de carne e molhos para rede fast food. Atualmente  GL Laboratories utiliza-se de uma grande ferramenta o balanced scorecard em seus processos e utiliza-se da certificação de seus clientes externos para atender a demanda de mercado, mas não é certificada em nenhuma norma para atuar no mercado, mas segue alguns requisitos das normas. Fazendo com que seus clientes tenham que efetuar várias auditorias internas para garantir a qualidade dos seus produtos.

Palavras-chave: Sistema de Qualidade. Norma. Certificado.

Introdução

        A GL Laboratories é uma empresa que atua na área alimentícia desde o ano de 1919, no Estado de Illinois, EUA. Foi fundada pelo Sr. Enoch L. Griffith e seus filhos Carrol e Francis, os quais combinaram as experiências do negócio de processamento de farinha e da indústria farmacêutica.

Vem atuando como fornecedora de farinhas para empanados, condimentos para grandes indústrias processadoras de carne e molhos para rede fast food.

Empresa de médio porte, com 80 colaboradores distribuídos entre departamentos e cargos. Consolidada no mercado, encontrando-se na fase de expansão com novas produções de molhos para a rede Mc Donald’s. Tendo em seu portifólio mais de 300 produtos desenvolvidos para atender a demanda de empresas de pequeno a grande porte.

A empresa GL Laboratories, ao longo dos anos, vem conquistando espaço no mercado com o fornecimento de produtos com qualidade e bom preço, obedecendo aos procedimentos internos e conscientizando os colaboradores a produzirem alimentos seguros aos seus clientes.

Hoje a Griffith Laboratories está presente em 13 países, Índia, China, Japão, Tailândia, Bélgica, Espanha, Inglaterra, Estados Unidos, Canadá, México, Costa Rica, Brasil e Colômbia, totalizando 16 fábricas.

No Brasil a Griffith Laboratories utiliza o nome GL Laboratories, devido à existência de uma empresa com o nome Griffith do Brasil.

1 Premissas

        A empresa tem como pilares, um conjunto de premissas, as quais deve seguir para alcançar seu objectivo existencial, que é obter lucro, sendo competitiva no mercado de atuação.

As premissas são:

  1. Missão: A GL Laboratories está de acordo com a missão citada, alvo existencial é desenvolver novos produtos;
  2. Visão: A visão da organização para chegar até o momento é desenvolverem novas fórmulas de ingredientes, é preciso planejar outros processos;
  3. Valores, quais são sub-premissas, das premissas principais:
  1. Alcançar resultados: assumindo compromissos com responsabilidade e executando-os com excelência. Mensurar os resultados gerais, como resultados produtivos, satisfação dos clientes, crescimento no mercado, entre outros;
  2. Trabalhar juntos globalmente: celebrar nossas diferenças culturais e pessoais, criando juntos uma única fonte de força;
  3. Trabalhar juntos globalmente: celebrar nossas diferenças culturais e pessoais, criando juntos uma única fonte de força;
  4. Construir o sucesso de nossos clientes: reconhecendo que o nosso sucesso depende do sucesso dos nossos clientes, trabalhando para criar valor, gerando crescimento e prosperidade para nossos clientes;
  5. Atuar como proprietários: comportar-se com a paixão de um proprietário, investir sabiamente, assumir riscos inteligentes e sempre manter os mais altos padrões éticos e morais;
  6. Agir como uma família: a GL Laboratories tem orgulho de ser uma empresa familiar que se esforça para ajudar cada funcionário a atingir a seu potencial, incentivando ao mesmo tempo um equilíbrio bem sucedido entre a vida pessoal e a vida empresarial;
  7. Alcançar um futuro melhor: prosperando na imaginação e inovação, promovendo um espírito otimista que incentiva a assunção de riscos e a persistência para realizar os nossos sonhos, a GL Laboratories acredita que o futuro pode ser ainda melhor.

Para que estas premissas e sub-premissas sejam alcançadas, a GL Laboratories cumpre com as normas legais nos países onde atua. Elabora produtos de acordo com os requisitos e expectativas dos clientes, com um foco especial sobre a segurança alimentícia dos processos. Mantem um ambiente agradável de abordagem ao cliente, verificando as suas necessidades reais e promove a melhoria contínua em todos os aspectos do seu trabalho, através de lideranças e da participação dos funcionários em todas as etapas dos processos.

Para CHIAVENATO (2002, p. 39), cumprir a missão é tão importante quanto à missão em si. Os valores básicos são fundamentais para o sucesso da companhia.

2 Qualidade

A GL Laboratories tem como Política da Qualidade, fornecer aos seus clientes produtos que cumpram com as normas de segurança alimentar dentro de um sistema de qualidade sólido. Esse objetivo é atingido através de melhoramentos contínuos nos processos de qualidade da companhia.

Para manter seus pilares fixos, a empresa baseia todos os seus procedimentos, nas certificações dos seus clientes externos que são certificados na norma ISO 9001, 22000. Não sendo ela mesma certificada nestas normas, mas que aplica alguns requisitos das normas em seus processos e produtos.

Como neste ramo o ambiente do mercado é dinâmico e exige das organizações que estejam sempre melhorando seus produtos e processos, seria mais apropriado ela mesma ser certificada ao invés de usar da certificação de seus clientes externos para almejar seu objectivo final.

Como objetivo principal de toda empresa é crescer e dar lucro, a GL Laboratories utiliza-se uma grande ferramenta o balanced scorecard que é uma técnica que visa à integração e balanceamento de todos os principais indicadores de desempenho existente, auxiliando na tomada de decisões. Desta forma fica mais fácil alcançar o objetivo da empresa, desenvolvendo e projetando novos produtos, melhorando os produtos já existentes, realizando estudos e pesquisas para substituição de algumas matérias-primas na formulação, buscando a redução de custos, porém sempre garantindo a qualidade e segurança dos produtos, integrando todas as áreas da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (250.8 Kb)   docx (86.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com