TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saneamento

Por:   •  28/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.603 Palavras (7 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ

FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E DE TECNOLOGIA

ENGENHARIA CIVIL

 

JULLIHÃ VICTOR FAGUNDES

JOSÉ RENATO STEGANI

 

CONSTRUTORAS ASSOCIADAS AO PROGRAMA “MINHA CASA MINHA VIDA” ALTERAM SEU PROCESSO CONSTRUTIVO PARA PAREDES DE CONCRETO CELULAR, BUSCANDO MAIOR PRODUTIVIDADE E QUALIDADE.

CURITIBA

2016

[pic 2]

UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ

FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E DE TECNOLOGIA

ENGENHARIA CIVIL

 

JULLIHÃ VICTOR FAGUNDES

JOSÉ RENATO STEGANI

 

 

CONSTRUTORAS ASSOCIADAS AO PROGRAMA “MINHA CASA MINHA VIDA” ALTERAM SEU PROCESSO CONSTRUTIVO PARA PAREDES DE CONCRETO CELULAR, BUSCANDO MAIOR PRODUTIVIDADE E QUALIDADE.

Trabalho Acadêmico como requisito para avaliação bimestral da nota de Gestão de Projetos – PI VII do Curso de Engenharia Civil da Universidade Tuiuti do Paraná - UTP.

 

        Orientadora:         Prof. Adriana Linhares.

                   

CURITIBA

2016

Construtoras do programa “Minha Casa Minha Vida” alteram seu processo construtivo para paredes de concreto celular, buscando maior produtividade e qualidade.

Jose Renato M. Stegani

Julihã Victor Fagundes

Resumo

Um dos sistemas construtivos que mais vem ganhando força no setor de moradias destinadas a população de baixa renda é a parede de concreto. É um sistema construtivo racionalizado, que permite fazer um planejamento completo e detalhado da obra. Ele reduz as atividades artesanais e improvisações, contribuindo para diminuir o número de operários no canteiro. Com mão de obra qualificada e maior produção em menos tempo, melhoram os indicadores de produtividade e aumentam as margens do negócio.

Palavras-chave: Baixa renda; racionalizado; planejamento; obra; canteiro; produção; produtividade.

Abstract

One of the building systems that has been gaining strength in the housing sector for the low-income population is the concrete wall. It is a rationalized constructive system that allows a complete and detailed planning of the work. It reduces craft activities and improvisations, contributing to decrease the number of workers at the site. With skilled labor and increased production in less time, they improve productivity indicators and increase margins.

Key-words: Low income; rationalized; planning; work; flowerbeds; production; productivity.

Introdução

Desde 2015 as grandes construtoras que atendem ao programa habitacional minha casa minha vida, estão trocando a velha alvenaria estrutural de blocos de concreto pela parede de concreto celular. Este novo processo tem como principais características a otimização do tempo de obra, redução do desperdício de materiais e de entulhos gerados na obra, maior qualidade do acabamento final e principalmente produtividade.

A utilização da parede de concreto celular iniciou-se nas cidades do norte e nordeste do país, mas atualmente já está espalhada por todo Brasil, atingindo patamares de 52% das obras que se enquadram no programa minha casa minha vida. Tanto para casas térreas, sobrados ou edifícios de 4 a 18 pavimentos.

A parede de concreto celular

O sistema construtivo é composto por paredes maciças que tem função estrutural e de vedação. Em razão da menor espessura das paredes em relação à alvenaria convencional, o sistema permite obter ganho de área útil para a mesma área total da unidade.

Normalmente a espessura da parede é de 10cm, armadas com malhas metálicas 10x10 eletrossoldadas e diâmetro de 5mm, posicionadas no centro das paredes. A laje também tem 10cm de espessura. Todos os gabaritos de portas e janelas, eletrodutos de cabeamentos elétricos, caixas de distribuição, caixas de ligação, tubulações hidro sanitárias e abastecimento de gás são embutidas nas paredes evitando falhas na execução.

Para um acabamento final de qualidade, faz-se necessário o uso de concretos especiais com alta trabalhabilidade, visando o preenchimento completo das formas afim de não se ter vazios nas paredes e garantir uma superfície lisa que facilite os serviços finais de pintura.

Outra característica interessante do processo, é a utilização de mini usinas de concreto dentro da obra.  Assim o engenheiro da obra consegue garantir a qualidade desejada do concreto, pois ele consegue controlar o processo de fabricação e a qualidade dos materiais utilizados.

A redução do desperdício de materiais durante o transporte e o fim do “cartel de preços” do concreto também são otimizados pelo uso das minis usinas “in loco”.

O processo de desforma de 12 horas é o que mais impressiona no sistema, pois assim com uma jornada de dois turnos completa-se o ciclo produtivo e já se pode iniciar uma nova casa ou pavimento.

Formas

As formas são produzidas com chapas e perfis metálicos, normalmente alumínio, capazes de resistir à pressão resultante do lançamento, por bombeamento do concreto. São dotadas de dispositivos de travamento que determinam a espessura das paredes. Além disso tem grande precisão dimensional.

Deve ser aplicado o desmoldante nas formas para facilitar a retirada e limpeza das formas afim de aumentar sua durabilidade.

Armaduras

As armaduras são reforços localizados, definidos no projeto estrutural, constituídas de barras e treliças de aço eletrossoldadas. São usadas barras de 5mm para paredes e outras bitolas maiores para lajes. É necessário o uso de espaçadores plásticos ou de cimento a cada 50mm nas telas, tanto na horizontal quanto na vertical.

Travamento, instalações elétricas e hidráulicas

A execução do travamento interno das peças, a colocação dos eletrodutos, das caixas elétricas, das tubulações hidro sanitárias, e o posicionamento das mangueiras para passagem de parafusos de travamento são feitas de acordo com o projeto. As tubulações acima de 40mm de diâmetro são colocadas posteriormente em shafts cobertos normalmente com alvenaria, chapa cimentícia ou drywall.

Concretagem

A concretagem é feita por bombeamento ou por caçambas transportadas por gruas. Devendo-se obedecer às distancias máximas de lançamento para que não haja segregação do material.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (177.7 Kb)   docx (37.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com