TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Seis Sigma E Balanced Scorecard

Pesquisas Acadêmicas: Seis Sigma E Balanced Scorecard. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  1.759 Palavras (8 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 8

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Tecnologias de Gestão

Aula-tema 03: Ferramentas de Gestão: Balanced Scorecard (BSC) e Seis Sigma

Atividade de Autodesenvolvimento

Suelen Aires Padilha - 9938026178

Anhanguera Educacional

Maio/ 2014

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Tecnologias de Gestão

Aula-tema 07: Ferramentas de Gestão: Balanced Scorecard (BSC) e Seis Sigma

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido na disciplina Tecnologias de Gestão apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do professor-tutor (Carlos Alberto Angelini).

Anhanguera Educacional

Maio/ 2014

2

Índice

1. Introdução................................................................................................4

2. Desenvolvimento......................................................................................5

3. Conclusão................................................................................................10

4. Referências bibliográficas........................................................................11

3

Introdução

Este trabalho tem a finalidade de adquirir competencias e habilidades que requerem nossa atuação profissional.

Asseguir vamos ver o bsc (Balanced Scorecard) e Seis sigma e sua importancias para combater a competitividade e mante-la melhorando a qualidade e produtividade.

4

O Seis Sigma É uma ferramenta de gestão estratégica baseada em fatos que possibilita melhorar o negocio visando lucro e benefícios financeiros, é aplicado tanto em processos de negócios quanto em processos de manufatura, a estatística e o principal meio utilizado para auxiliar a tomada de decisão e tem como propósito aumentar o nível de qualidade dos processos ate chegar ao nível seis sigma, o que significa ter a margem de apenas três erros em 1 milhão.

Na Estatística do seis sigma o símbolo utilizado para representar o parâmetro de dispersão chamado desvio padrão é o Sigma (σ), quanto maior o valor de sigma de um processo, maior é a sua variação (ou dispersão), o que é algo indesejável, pois o processo tem pouca previsibilidade, quando os clientes auditam seus fornecedores, eles exigem valores de Sigma cada vez menores, para aumentar sua confiança.

O sistema Seis sigma se concentra na redução do desperdício ao ajudar as organizações a produzir de forma melhor, mais rápida e mais econômica. Em termos tradicionais, o Seis sigma focaliza a prevenção de defeitos, a redução dos tempos de ciclo e a economia de custos garantindo a melhora da qualidade.

O Seis sigma gerencia os processos e os produtos, possibilitando a melhoria de qualidade e a otimização dos resultados financeiros auxiliando no processo de melhoria contínua dos níveis de qualidade por meio de variação do resultado perceptível pelo consumidor.

Fazendo uma analogia às graduações das artes marciais, é composta de: champions (gestores e garantidores do Seis Sigma), master black belts (assessores e mentores), black belts (líderes de equipe), green belts (membros das equipes) e yellow belts (profissionais que operacionalizam o projeto de Seis Sigma).

Seis sigma é constituída por dois métodos:

O DMAMC (definir, medir, analisar, melhorar, e controlar) também conhecido como DMAIC, para melhoria de um processo já existente, é o DMEDI (design, medir, explorar, desenvolver e implementar), para criação de um novo processo.

A estatística é um instrumento básico para a ferramenta seis sigma. Os métodos

estatísticos são os mesmos utilizados por programas de qualidade, mas em seis sigma, são aplicados de modo sistemático e ordenado para cada passo. Seis sigma

pode proporcionar o sucesso sustentado, definir metas de desempenho comuns,

5

identificar valor para os clientes, acelerar a melhoria, promover aprendizagem e executar mudanças estratégicas.

A sua utilização em algumas empresas pode não dar certo, devido organizações não terem compreensão da metodologia, fazendo com que os conceitos envolvidos sejam transmitidos de forma errada prejudicando a organização.

Um caso de sucesso em que foi adotado a estratégia Seis sigma foi na Aglomerados Cotopaxi (Equador)

Com Six Sigma Plus®, a empresa aumenta em US$ 1.100.000 o seu lucro líquido.

É o principal fabricante equatoriano de chapas de MDF e aglomerados, exportando para Europa e Estados Unidos, além de atender o mercado interno. A empresa iniciou a implementação de Seis Sigma em abril de 2005, seguindo nossa metodologia Six Sigma Plus, que agrega sobre o Seis Sigma tradicional algumas ferramentas muito eficazes, tais como Engenharia Robusta (método do Dr. Genichi Taguchi para otimização de processos), o TRIZ, etc.

A Qualiplus capacitou 24 “Six Sigma Green Belts” e 8 “Six Sigma Black Belts”. Até maio de 2006, já haviam implementado quatro projetos Seis Sigma, os quais trouxeram um aumento de US$ 1.100.000 no lucro líquido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com