TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Seis Sigmas

Trabalho Escolar: Seis Sigmas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  951 Palavras (4 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 4

Resumo da aprendizagem

Os métodos analisados são utilizados para identificar melhorias no processo, vantagens na competitividade, objetivos estratégicos e qualidade na logística, assim as organizações planejam e entendem suas estratégias de uma forma ‘balanceada’, não se limitando apenas na definição de objetivos e metas estratégica exclusivamente financeira. Um ponto importante é a possibilidade de raciocínio estratégico perante assuntos que são de curto, médio e longo prazo, abrangendo assim a empresa como um todo. Isto é possível por meio de seus fundamentos voltados para quatro concepções: Financeira, cliente, processos internos, aprendizado e inovação (crescimento). Conforme especificado na imagem para maior entendimento.

Concluímos então, que diante da analise e identificação dos pontos fracos e fortes, percebemos que a ferramenta é constituída por programas e operações de melhorias com diversos benefícios resultantes. Entretanto estes instrumentos desenvolve melhor dos potenciais da instituição, auxiliando no crescimento e desenvolvimento, dando ênfase aos quatro pontos de equilíbrio

Atividade Colaborativa – Tecnologia de Gestão

Balanced Scorecard (BSC) e Seis Sigma

Sumário:

1 Passo 1

1.1 Definição..........................................................................................03

2 Passo 2

2.1 Caso de sucesso.............................................................................04

2.2 Seis Sigmas (Dificuldades)...........................................................05

3 Passo 3

3.1 Resumo da aprendizagem.............................................................07

Definição

A utilização da estratégia como uma ferramenta de gestão, o conceito Seis Sigma dentro da previsão do Balanced Scorecard auxilia a avaliação do desempenho nas atividades logísticas.

A aplicação do Balanced Scorecard pode ser realizada nas empresas como um todo, observando os indicadores individuais e/ou coletivos para assim utilizar todas as fases o conceito de padrão. A partir das quais são definidos os fatores críticos de sucesso, os indicadores de desempenho e permite a definição de metas e a medição dos resultados atingidos em áreas criticas de execução das estratégias.

Também é importante destacar que a utilização do Balanced Scorecard e a estratégia Seis Sigma empregam um processo de melhoria contínua nas empresas do sistema logístico. Sendo assim cada empresa busca atingir com sucesso o que foi determinado no início como objetivo do planejamento estratégico.

Finalmente, seus usos também permitem identificar os problemas enfrentados, as suas causas e as soluções que devem ser tomadas para solucioná-los. Fica visível que todas as atividades precisam ser planejadas para que as melhorias sejam apresentadas com eficiência, permitindo diminuir seus riscos ao enfrentar a concorrência sempre buscando a garantia de sobrevivência no mercado.

Caso de Sucesso:

São Paulo, março de 2003 - Para solucionar problemas fabris, reduzir custos, aumentar a produtividade, a capacitação no desenvolvimento de projetos e aperfeiçoar instalações existentes, a Votorantim Cimentos investiu na criação de grupos de Black belts e Green belts através da metodologia Six Sigma. Com esta ação, vários ganhos já foram computados pela empresa, como a redução de custo financeiro estimado em R$ 490 mil ao ano. "Esta queda foi conquistada com o estudo de um grupo de Black belts, realizado no ano passado, cujo objetivo era reduzir o consumo térmico de um forno de clinquer, resultando em menor utilização de carvão e gerando mais economia para a fábrica", informa Jorge Wagner, Diretor de Sistemas de Excelência da Votorantim Cimentos.A Votorantim Cimentos está desenvolvendo outras iniciativas, como o projeto ambiental de redução de emissão de pó na captação de cinza leve da usina termelétrica de Charqueadas/RS e o projeto de melhoria da qualidade, que reduz o desvio padrão de resíduo insolúvel do cimento expedido da Fábrica de Rio Branco/PR, de 1,04 para 0,6%.Dificuldades encontradas na Implantação do Seis Sigmas

Quando uma empresa decide que necessita de um programa de qualidade, esta já está rompendo uma das barreiras de uma implantação eficaz. Faz-se a mudança de pensamento da organização. Essa necessidade de mudar pode

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com