TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Seis Sigmas

Exames: Seis Sigmas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2013  •  484 Palavras (2 Páginas)  •  454 Visualizações

Página 1 de 2

PASSO 1

• Faça uma pesquisa (no livro-texto, em outras obras disponíveis na biblioteca e sites confiáveis) para identificar quais as aplicações das ferramentas (Seis Sigma e BSC – Balanced Score Card)

Seis Sigma é a metodologia mais valorizada atualmente pelos setores produtivos, de serviços e administrativos. Visa a melhoria de desempenho da empresa através da abordagem de todas as atividades da empresa como processos. Na prática, obtém melhorias na qualidade e ganhos de produtividade drásticos, com consequente crescimento da empresa ou redução de custos. A metodologia Seis Sigma apresenta uma forma de gestão muito objetiva, focada em métricas e dados. E agrega muitas ferramentas de gerenciamento por processos, CEP (controle estatístico de processo), ferramentas da qualidade, manufatura enxuta, simulação, benchmarking e desenho de experimentos. As diversas ferramentas são integradas em uma sequência lógic a e que maximiza o potencial de se eliminar defeitos gerados pelo processo. Pode ser aplicado em todos os setores da empresa, cujo trabalho pode ser abordado como um processo: Marketing, Vendas, Manufatura, Finanças, RH, Contabilidade, Jurídico, etc

• Amplie a pesquisa identificando estudos de caso sobre a aplicação das ferramentas de gestão BSC e Seis Sigma. Encontre:

¤ Um caso de sucesso.

Caso de sucesso com a aplicação das ferramentas de gestão BSC:

"A GE utilizou o SEIS SIGMA para corrigir DESVIOS de PROCESSOS que geravam fatalmente os ERROS. Teve como meta treinar pessoas que eram escolhidas para serem AGENTES DE MUDANÇAS da organização, ao aplicarem o SEIS SIGMA EM QUALQUER espécie de processo, quer sejam Administrativos, Financeiros, Comerciais, Técnicos, Logísticos, Jurídicos, etc..."(http://www.administradores.com.br/artigos/administracao-e-negocios/o-que-e-o-seis-sigma/30465/)

Um caso em que tenha ocorrido alguma implicação durante a aplicação de cada ferramenta.

Para a Motorola, empresa que deu origem ao programa, a resposta a essa questão foi simples: sobrevivência. A Motorola chegou ao BSC e o 6-Sigma porque estava ficando para trás em relação aos concorrentes estrangeiros, que conseguiam vender produtos de melhor qualidade a custos inferiores. Quando, na década de 1970, uma empresa japonesa assumiu o controle de uma fábrica da Motorola que produzia os televisores Quasar nos Estados Unidos, eles mudaram radicalmente a maneira de operar.

Sob administração japonesa, a fábrica logo iniciou a produção de televisores com um vigésimo do número de defeitos da época em que era gerenciada pela Motorola. E conseguiu isso com a mesma força de trabalho, a mesma tecnologia e os mesmos projetos, dei xando claro que o problema era o gerenciamento em si. Até os próprios executivos da Motorola tiveram de admitir que a qualidade de seus produtos e não era muito satisfatório para o uso, dava muito defeitos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com