TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sensor Fibra òptica

Por:   •  15/11/2015  •  Seminário  •  2.003 Palavras (9 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

SENSORES DE PROXIMIDADE

[pic 2]

Toledo

2015


1        Introdução        

2        Sensores        

2.1        Sensores Ópticos        

2.1.1        Sensor por retrorreflexão        

2.1.2        Sensor óptico por transmissão        

2.1.3        Sensor óptico por reflexão difusa        

2.1.4        Sensor infravermelho        

2.1.5        Sensor infravermelho passivo        

2.2        Sensores de posição        

2.2.1        Sensores de proximidade indutivos        

2.2.1.1        Características gerais dos sensores de proximidade indutivos        

2.2.2        Sensores de proximidade capacitivos        

2.2.2.1        Aplicações dos sensores capacitivos        

2.2.3        Sensores de proximidade magnéticos        

3        Conclusão        

4        Referencias        

 


  1. Introdução

Esse trabalho tem como objetivo principal aprender o funcionamento de sensores e características, especificamente os indutivos e capacitivos. Durante a história o homem vem criando novas tecnologias, principalmente na intenção de beneficio próprio, assim como todas as coisas são criadas para facilitar a vida do homem e gerar mais lucros viu-se que o investimento em sensores traria um alto retorno, mas não apenas isso, também incluindo a segurança.

Sua aplicação abrange varias áreas, desde o alarme residencial e automotivo à até mesmo um sensor de uma linha industrial, como sensores indutivos e magnéticos, que são mais específicas para cada área de atuação e na indústria isto é algo essencial em seus respectivos processos.


  1. Sensores

Termo empregado para designar dispositivos sensíveis a alguma forma de energia do ambiente que pode ser luminosa, térmica, cinética, relacionando informações sobre uma grandeza que precisa ser medida, como: temperatura, pressão, velocidade, corrente, aceleração, posição etc.

  1. Sensores Ópticos

São componentes eletrônicos de sinalização e comando que executam detecção de qualquer material sem que haja contato mecânico entre eles.

O principio de funcionamento do sensor óptico baseia-se na existência de um emissor e de um receptor. A luz gerada pelo emissor deve atingir o receptor com intensidade suficiente para fazer com que o sensor comute sua saída.

O sinal de luz gerado pelo emissor do sensor óptico é modulado numa determinada freqüência, ou seja, o emissor gera um sinal com certo numero de lampejos por segundo. O receptor do sinal do sensor é acoplado a um filtro que somente considera sinal com a mesma freqüência do emissor. Essa característica é empregada no sensor óptico para minimizar os efeitos de possíveis interferências causadas por outras fontes luminosas que não o emissor.

  1. Sensor por retrorreflexão

Nesse tipo de sensor o emissor e o receptor também são montados no mesmo corpo. Um feixe de luz é estabelecido entre o emissor e o recptor por intermédio do refletor. O sensor é acionado quando alguns objeto fazer presença no feixe de luz, que consequentemente reflete e essa reflexão é detectada.

Este sensor de reflexão  é dependente da distancia do refletor, que, se instalado de maneira incorreta  ou haver alguma sujeira interfere no seu funcionamento.

Uma falha no emissor desse tipo de sensor faz com que ele interprete como se o objeto estivesse presente.

[pic 3]

Ilustração 1 - Funcionamento do sensor por retrorreflexão

  1. Sensor óptico por transmissão

O sensor óptico por transmissão possui o emissor e o receptor que ao serem alinhados, os dois componentes criam entre si uma barreira de luz. Quando a presença de um objeto interrompendo essa barreira de luz, com isso ativando o sensor.

Essa figura ilustra uma aplicação do sensor:

[pic 4]

Ilustração 2 - Aplicação do sensor por transmissão

  1. Sensor óptico por reflexão difusa

O sensor óptico por reflexão difusa possui o emissor e o receptor montados no mesmo dispositivo. A luz é enviada pelo emissor e cria uma região , quando um objeto passa por essa região faz com que a luz seja refletida de forma difusa, de volta ao receptor.

[pic 5]

Ilustração 3 - Funcionamento do sensor por reflexão

[pic 6]

Ilustração 4 - Aplicação do sensor por reflexão

  1. Sensor infravermelho

        Tem o mesmo principio de funcionamento dos sensores ópticos do tipo barreira, porém, utilizados em outros tipos de aplicação (alarmes – sistema de controle de intrusão).

[pic 7]

Ilustração 5 - Sensor infravermelho

  1. Sensor infravermelho passivo

        

         É composto de um detector de luz infravermelha, uma lente e um circuito eletrônico. É chamado passivo porque não emite, mas apenas detecta movimentação de luz infravermelha na sua área de atuação. Trata-se apenas de um elemento receptor de infra com ajuste de sensibilidade. É utilizado principalmente para alarmes de intrusão, pois detecta o calor humano a uma distancia razoável (15 a 25m).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (709.3 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com