TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema de Gestão Ambiental e Certificação

Por:   •  2/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.003 Palavras (9 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 9

ANHANGUERA EDUCACIONAL DE CUIABÁ

ENGENHARIA CIVIL

CAMILA DA SILVA - 1584977410

BRUNO S. F. DOS ANJOS - 9019435917

EVELYN MENDES - 9088456902

JARDEAN C. L. NEVES – 8874424297

VANESSA REGINA DE PAULA – 8691249570

Sistema de Gestão Ambiental e Certificação.

CUIABÁ-MT

MAIO/2015

ANHANGUERA EDUCACIONAL DE CUIABÁ

ENGENHARIA CIVIL

CAMILA DA SILVA - 1584977410

BRUNO S. F. DOS ANJOS - 9019435917

EVELYN MENDES - 9088456902

JARDEAN C. L. NEVES – 8874424297

VANESSA REGINA DE PAULA – 8691249570

Sistema de Gestão Ambiental e Certificação.

(Avaliação de estratégias ambientais e de responsabilidades social em uma empresa da construção civil)

Trabalho acadêmico para da disciplina de SGAC no qual será avaliado a implementação das estratégias ambientais e de responsabilidade social da empresa, relacionando os pontos positivos e negativos que se pode observar.

(Estudo de Caso).

                                                             Prof.ª Esp. Deize Figueiredo Dias

CUIABÁ-MT

MAIO/2015

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        

2. Valores.        

3. ANÁLISE DE ASPECTOS AMBIENTAIS,        

4. Consumidores/Clientes        

5. Processos Produtivos realizados pela empresa        

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS        

7 . REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS        

1. INTRODUÇÃO

A implementação de estratégias ambientais e de responsabilidades sociais são de muita importância no SGA empresarial, Foi feito o estudo de caso para o desenvolvimento deste trabalho, direcionando a empresas da construção civil, ramo no qual a há grande produção de resíduos sendo muito poucas as possibilidades de diminuir a produção de resíduos durante o possesso de produção.

O meio ambiente que é diretamente afetado pelos materiais e métodos de execução usados na construção civil pelas empresas atuantes no setor. Com o intuito de reduzir os impactos ao meio ambiente, este trabalho, que teve como método um estudo de caso, analisou as práticas de Gestão Ambiental adotadas pelas empresas da construção civil.

Alguns tópicos importantes foram destacados e apresentados neste trabalho, usamos como base deste estudo a empresa MRV Engenharia, uma grande empresa no ramo da construção civil, que possui um plano de Gestão ambiental excelente, mais apenas alguns dos tópicos principais serão apresentados.

2. Valores.

Os valores para uma empresa que foca o seu crescimento empresarial e econômico, não deve deixar de lado os seus valores éticos e sociais, o compromisso estabelecido pela empresa deve permanecer visando sempre o bem estar de seus clientes, fornecedores, colaboradores e todos os envolvidos.

Alguns dos principais valores, definido como valores da empresa, pela empresa estudada está relacionado abaixo:

  • Ética e transparência
  • Pensar como o cliente
  • Geração de valor para o Acionista
  • Time comprometido
  • Dividir o sucesso
  • Sustentabilidade.

Figura 1.  / Assunto: Relatório de Sustentabilidade de 2014.

[pic 1]

Fonte - http://www.mrv.com.br/mrvsustentavel/ 

Um dos principais valores da empresa são as pessoas, e sem elas seria impossível a existência da empresa, a gestão de pessoas é orientada por diretrizes que envolvem desde a contratação, valorização e retenção de talentos, estímulos e incentivos constantes para o desenvolvimento pessoal de seus colaboradores remuneração com base em acordos firmados e estabelecidos pelas convenções coletivas e os sindicatos dos trabalhadores.

Entra neste contexto o SSMA que é uma política de Segurança, Saúde e Meio Ambiente que confere aos temas importância equivalente às demais variáveis da gestão de seu negócio e que inclui os seguintes compromissos:

  • Agir preventivamente: Prevenir doenças e lesões de seus colaboradores, principalmente aquelas relacionadas ao uso de ferramentas e ao trabalho em altura. - Prevenir a poluição, com foco nos impactos relacionados à geração de resíduos, e promover o uso racional de recursos ambientais.
  • Atender a requisitos legais: Atender aos requisitos legais aplicáveis e outros requisitos subscritos pela organização que se relacionem a seus aspectos ambientais e perigos de segurança e saúde ocupacional.
  • Melhorar continuamente: Buscar a melhoria contínua do desempenho da gestão de segurança, saúde ocupacional e ambiente.
  • Incentivar o comprometimento de todos: Promover ações para conscientização colaboradora e parceiros, com o intuito de obter o comprometimento de todos com a melhoria dos resultados de segurança, saúde ocupacional e desempenho ambiental.

3. ANÁLISE DE ASPECTOS AMBIENTAIS,

O aspecto ambiental é o “elemento das atividades ou produtos e serviços de uma organização que pode interagir com o meio ambiente”, cuja significância é dada pelo seu poder de gerar um impacto ambiental significativo, em intensidade ou frequência (NBR ISSO 14001, 2004).

As atividades de construção civil geram aspectos ambientais, que por sua vez provocam impactos ambientas, que atingem o meio ambiente (meios físicos, bióticos e  antrópicos) alterando suas propriedades naturais, (Figura 2).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (316.6 Kb)   docx (227.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com