TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema de Gestão da Qualidade

Por:   •  24/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  754 Palavras (4 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ[pic 1]

 CENTRO DE CIÊNCIAS DA TERRA E DO MAR

CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO – CAMPUS ITAJAÍ

Acadêmicos (as): Camila , Claudia e Eduardo  Disciplina: Teoria da Decisão.

________________________________________________

4º Período / Noturno      Semestre – 2016/ 2

A importância da Teoria da Decisão para Engenheiros de Produção

A teoria da Decisão é uma abordagem geral, na qual, em qualquer situação nos deparamos com algo que temos que tomar uma decisão, seja ela certa ou incerta. Tomar decisões faz parte do dia-a-dia de qualquer ser humano. Nada acontece por acaso, a própria decisão por não decidir por nada acarretaria em um resultado. Em todos os ambientes da nossa vida, seja na escola, faculdade, na infância, no trabalho, com amigos ou em família. Uma decisão correta pode definir toda a evolução de uma proposta, ou no caso inverso uma decisão incorreta ou precipitada pode levar a consequências desastrosas.

Com base na teoria podemos ter referencias técnicas e conceitos que irão abalizar a nossa futura decisão, reduzindo de forma significativa as possibilidades de escolher uma proposta ineficiente.

Assim como o formador de opiniões, formador de decisões tem imensa reponsabilidade sobre os efeitos da decisão definida. Para que o processo de decisões e suas teorias sejam corretamente utilizados o levantamento de dados reais sobre a questão é o inicio do embasamento para a resolução de uma questão, problema e melhoria.

Faz parte do cotidiano do engenheiro se defrontar com diferentes situações em que se deve tomar uma decisão. Como numa cadeia de suprimentos desde a entrada (qual matéria prima escolher? Qual maquinário adequado?...), o processo (qual funcionário adequado para determinada função? Qual é a melhor forma de armazenamento?...) e a saída (qual o melhor forma de transporte para tal produto?).

Além desse leque de escolhas a serem feitas deve-se pensar por consequência pensar na qualidade final do determinado produto/serviço onde ira incidir então no lucro/custo.

Em uma determinada empresa foi identificado o consumo excessivo de copos descartáveis que chegaram à média de 13 mil copos por mês. Levando em consideração as possíveis causas e causa raiz foi iniciado o levantamento de dados sobre a questão.

Além do consumo de copos gerarem resíduos plásticos, gastos desnecessários etc., descobriu-se que a empresa estava descumprindo normas regulamentadoras, NBR e convenção coletiva. Os equipamentos bebedouros tinham suas características originais alteradas assim que chegavam à empresa, os borbulhadores (tipo jato inclinado) eram substituídos por torneiras comuns, criando a necessidade de utilização de copos descartáveis.
Após o período de levantamento de dados ser concluído iniciou-se com apreciação e aprovação dos engenheiros da empresa o processo de redução de uso dos copos descartáveis.

Todos os funcionários do canteiro de obras receberam orientações sobre o consumo de copos, o descumprimento das normas e as demais informações referentes à aplicação do projeto piloto, também foram aplicadas palestras de conscientização ambiental. As torneiras comuns foram substituídas pela peça original do equipamento (jato inclinado) conforme norma, a quantidade de copos fornecida está sendo reduzida gradativamente durante o projeto piloto até ser definitivamente abolido após o período de 30 dias. Foi implantando um procedimento de limpeza e higienização do equipamento e criada uma etiqueta com validade da higienização. Em paralelo com a aplicação do projeto, também foram criadas algumas fichas de controle para acompanhamento da evolução da aplicação do novo sistema. Ao final do período do projeto piloto será feita avaliação e apresentação do estudo à diretoria da empresa, que caso aprove estenderá o procedimento aos demais canteiros de obras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (139.6 Kb)   docx (306.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com