TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema de Gestão da Qualidade

Por:   •  7/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.076 Palavras (5 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

CURSO DE GRADUAÇÃO

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

7º SEMESTRE

Sistema de Gestão da Qualidade

ATPS

Renan Vinicius                               RA     4211786113

                                    Caio César de Moura Pena       RA     3715648518

                                       Débora Calado dos Santos           RA     1299101500

Jair Pires Nogueira Junior            RA     4211784660

SOROCABA

ABRIL/2015

Introdução

O objetivo desse trabalho é implementar a ferramenta ISO na empresa escolhida pela equipe de trabalho do ATPS, no trabalho escolhemos uma empresa na qual dois integrantes do grupo São colaboradores da empresa, Tecsis sistemas avançados no ramo de energia eólica empresa brasileira localizada em Sorocaba.

[pic 2]

Etapa 1

Passo 1

Tecsis e Sistemas Avançados, Endereço: Avenida Jerome Case, 3000 - Éden, Sorocaba - SP,

Seguimento: Energia Eólica e compósitos

Porte: grande/ mais de 4 mil colaboradores

Missão: com grande experiência em materiais avançados da indústria aeronáutica e espacial a Tecsis foi fundada para atender às necessidades dos mais exigentes clientes dos setores eólicos.

Demonstramos competência técnica nas áreas de design aerodinâmico e estrutural, projetos, processos de fabricação, produção industrial em série e testes de produtos.

A Tecsis trabalha muito próximo de seus clientes para projetar, produzir e entregar produtos de alta qualidade para os principais mercados ao redor do mundo.

Passo 2

O grupo escolheu a Tecsis, por ter um seguimento que esta em alta no mercado internacional e agora com a falta de recursos hídricos que estamos vivendo no país o seguimento vem crescendo nacionalmente.

 Colaboradores que trabalham na empresa: Caio Cesar: como operador de produção e Jair pires nogueira: como inspetor de qualidade

Passo 3

O grupo detectou que a empresa tem um serio problema com o processo do produto fabricado dentro da planta, tais como desperdício de material, desperdício de matéria prima e ergonomia dos trabalhadores no processo de fabricação e desorganização no ambiente de trabalho.

Levantando esses problemas decidimos certificar a empresa para garantir a qualidade dos produtos ali fabricados e diminuir os gastos e desperdícios gerados dentro da planta da Tecsis

Passo 4

O trabalho até aqui vem sendo promissor, já definimos a empresa a qual vamos certificar sendo ela a Tecsis Tecnologia de Sistemas avançados, tendo como seguimento fabricação de Pás eólicas para geração de energia limpa, empresa de grande porte, localizada em Sorocaba no ramo de compósitos, na discussão do grupo encontramos vários problemas no processo produtivo da empresa que prejudica na qualidade e no faturamento final dos produtos fabricado dentro da planta com isso definimos que com a experiência de dois colaboradores de setores diferentes podemos minimizar em uma escala considerável de desperdícios dentro da empresa.

Etapa 2

Passo1

                                       Brainstorming

 Em nossa discussão encontramos algum pontos de falha no processo produtivo sendo eles:

  1. Desperdícios de matéria prima, como: madeira balsa, resina, massa de colagem, fita adesiva, manta biax e triax, plásticos para vácuo e mangueira espiral.
  2. Ambiente de trabalho desorganizado, com matérias consumíveis espalhados pela produção.
  3. Ergonomia dos trabalhadores
  4. Reduzir custos do material utilizado no processo
  5. Posicionamento da peça ao ser movimentada, pois isso causa dano ao produto e sempre necessita de retrabalho.
  6. Custo para aperfeiçoar o processo

Considerando a ferramenta Brainstorming encontramos a resposta que justifica a implementação do SGI.

Passo 2

  1. Desperdícios de matéria prima, como: madeira balsa, resina, massa de colagem, fita adesiva, manta biax e triax, plásticos para vácuo e mangueira espiral.

 Resposta 1: realizar treinamento com os operadores e desenvolver outro método de trabalho

 Resposta 2: Mapear o processo e fazer conjunto de matérias consumíveis que vão ser utilizado no processo e formar só a quantidade necessária que será utilizada no processo produtivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (146.9 Kb)   docx (49.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com