TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas De Informações Gerenciais

Pesquisas Acadêmicas: Sistemas De Informações Gerenciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2013  •  1.504 Palavras (7 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 7

2. E-business: como as empresas usam sistema de informação

01) O que é uma empresa? Quais são as principais funções empresariais?

É uma organização formal cujo objetivo é produzir produtos ou prestar serviços afim de gerar lucro, isto é, vender produtos a um preço superior aos custos de produção. Os clientes estão dispostos a pagar esse preço porque acreditam receber um valor igual ou superior ao preço de venda.

São quatro principais funções empresariais, manufatura e produção, vendas e marketing, finanças e contabilidade, recursos humanos, produto ou serviço.

Toda empresa precisa produzir o produto ou serviço, fazer o marketing desse produto e vendê-lo, monitorar as transações financeiras e contábeis, e executar tarefas básicas de recursos humanos, tais como contratar e reter funcionários.

02) O que são processos de negócios? Que papel eles desempenham nas organizações?

É um conjunto de atividades logicamente relacionadas que define como a tarefa organizacional especifica serão executadas. O papel do processo de negócios é descrever os passos e funções a serem executadas em determinado departamento.

03) Identifique e descreva os diferentes níveis de uma empresa e suas necessidades de informação.

Os sinais são:

- Gerencia Senior

- Gerencia Media: cientistas e trabalhadores do conhecimento

- Gerencia operacional: trabalhadores de dados

As necessidades são:

- atingir a execelencia operacional (produtividade, eficiencia e agilidade)

- desenvolver novos produtos e serviços

- estreitar o relacionamento com o cliente e atende-lo melhor

- melhorar a tomada de decisão (em termos de previsão e velocidade)

- promover a vantagem competitiva

- assegurar a sobrevivencia

04) Por que para entender uma empresa é preciso conhecer seu ambiente?

Além de se conhecer, a empresa precisa conhecer seu meio ambiente. Só estando em permanente contato com seu meio ambiente, é que a empresa pode perceber quais as necessidades desse ambiente, quais os anseios não atendidos, quais as oportunidades emergentes. É no seu meio ambiente que a empresa vai buscar os elementos para formar a visão de sua atuação futura. Esta é a função básica do pensamento estratégico na atuação empresarial, preparar a atuação da empresa no seu ambiente futuro, através de uma visão clara e compartilhada de seu negócio para assim ser bem sucedida.

05) Enumere e descreva os sistemas de informação que atendem a cada uma das principais áreas funcionais de uma empresa.

Sistemas de vendas e marketing: Dar suporte as atividades com: venda de produtos ou serviços, e identificar os clientes para os produtos ou serviços, determinando o que eles necessitam ou desejam suas necessidades e, alem disso, fazer propaganda e promoção desses produtos e serviços.

Sistemas de manufatura e produção: Apoiar a produção propriamente dita dos bens e serviços da empresa; planejamento, desenvolvimento e manutenção das instalações de produção; do estabelecimento de metas de produção; da aquisição, armazenagem e disponibilidade de materiais de produção de equipamentos, instalações, matérias-primas e trabalho exigidos para fabricar produtos acabados.

Sistemas financeiros e contábeis: S gerencia sênior usa para estabelecer as metas de investimento de longo prazo da empresa e fazer previsões de longo alcance para seu desempenho financeiro. A gerência média utiliza para supervisionar e controlar os recursos financeiros da empresa. E a gerencia operacional emprega os sistemas para monitorar o fluxo de recursos da empresa realizados por meio de transações como cheques, pagamentos a fornecedores, relatórios de valores mobiliários e recibos.

Sistemas de recursos humanos: Apoiar atividades como identificar funcionários potenciais, manter registros completos sobre funcionários existentes e criar programas para desenvolver seus talentos e suas capacidades.

06) Quais são as características dos sistemas de processamento de transações? Que papel eles desempenham em uma empresa?

Monitorar as transações e atividades básicas da organização, como vendas, recebimentos, entradas de dinheiro, folhas de pagamento, decisões de credito ou o fluxo de materiais numa fabrica.

É um sistema computadorizado que realiza e registra as transações rotineiras necessárias ao funcionamento da empresa.

07) Quais são as características dos SIGs? Em que eles diferem dos SPTs?E dos SADs?

SIGs- Sistemas de informação gerenciais atendem aos gerentes de nível médio, proporcionando, relatórios sobre desempenho corrente da organização, e com essa informação é possível monitorar e controlar a empresa, além de prever seu desempenho futuro.

SPTs- Sistemas de processamento de transações somente realizam e registram transações.

SADs- Sistemas de apoio à decisão ajudam os gerentes de nível médio a tomar decisões não usuais.

08) Quais são as características dos SADs? Em que eles diferem dos SAEs?

SADs ajudam os gerentes de nível médio a tomar decisões não usuais, eles focam problemas únicos e que se alteram com rapidez, para os quais não existe um procedimento de resolução totalmente predefinido e tentam resolver.

Já o SAEs ajuda aos gerentes sênior a tomarem decisões, abordam decisões não-rotineiras que exigem bom senso e capacidade de avaliação e percepção, uma vez que não existe um procedimento previamente estabelecido para se chegar a uma solução. Eles proporcionam capacidade generalizada de computação e comunicação que pode ser aplicada a um conjunto de problemas em constante alteração.

09) Descreva a relação entre SPTs, SIGs, SADs e SAEs.

Os STPs são comumente a fonte mais importante de dados para outros sistemas, ao passo que os SAEs são principalmente recebedores de dados vindos de sistemas de níveis inferiores. Na maioria das organizações, as ligações entre esses diferentes tipos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com