TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas De Informações Gerenciais

Exames: Sistemas De Informações Gerenciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2014  •  3.707 Palavras (15 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

ADMINISTRAÇÃO

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS

LAURO DE FREITAS - BAHIA

2013

As diferentes aplicabilidades dos Sistemas de Informações Gerenciais

O papel dos sistemas de informação no ambiente de negócios contemporâneo. Em todo o mundo o acesso à internet seja por meio de computadores, celulares palms, etc, vem crescendo de uma maneira extraordinária desde 2005 uma explosão de novos consumidores através da “rede” vem surgindo, e então a empresa vem cada vez mais explorando esse mercado onde a informação on-line ajuda a milhões de usuários a se decidirem por um produto, e as empresas consequentemente ganham mais.

Podemos ter uma noção dessa mudança analisando o caso da mídia impresso, pois cada dia mais esse meio de comunicação vem perdendo espaço, e as noticias on-line como blogs e ate mesmo sites dos jornais veem recebendo visitas recordes. Então para a empresa o que toma sistemas de informação tão essencial nos dias de hoje, porque tantos investimentos nessa área.

Excelência operacional busca pela máxima eficiência e produtividade possível otimizando assim seus lucros, novos produtos, serviços e modelos de negócios: Se um sistema de informação descreve como a empresa produz, entrega e vende seu produto quem melhor para auxiliar os administradores em tomadas de decisões.

Relacionamentos mais estreitos com clientes e fornecedores: Além dos relacionamentos normais clientes empresa e fornecedores empresa, por meio de telefones ou ate mesmo “cara-a-cara” quando possível. Como estreitar esse relacionamento quando o cliente ou fornecedores estão a “km” de distancias, nesse sentido manter se on-line também ajuda a aproximação e o envolvimento com a empresa isso proporciona uma fidelização por parte do cliente gerando lucro e uma comoção por parte dos fornecedores reduzindo os custos e tendo certeza de entrega de insumos.

A Tecnologia da Informação (TI), entende-se que todo e qualquer software ou hardware usado na organização e considerando uma tecnologia da informação.

Sistema de Informação (SI) é nada mais que um conjunto de componentes usado para coletarem, processarem, armazenarem e distribuir as informações a fim de auxiliarem nas tomadas de decisões, existe algumas partes pela qual a informação passa no SI e essas etapas são delegadas de tal maneira como: entrada onde são capturados os dados brutos processamento onde por sua vez converte os dados brutos em forma mais significativa, saída transmite as informações processadas as pessoas que dela se utilizam e também possuem o Feedback onde os membros da organização podem corrigir algum erro ocorrido durante as etapas.

Não é apenas tecnologia, o papel das pessoas e das organizações para compreender totalmente o SI precisamos conhecer suas dimensões amplas: A organização, a humana a tecnologia, bem como seu poder de oferecer soluções para os desafios e problemas no ambiente empresarial. A tecnologia da informação é uma das muitas ferramentas que os administradores utilizam para enfrentar as mudanças, nessas tecnologias podemos enfatizar a utilização de Hardware que é o equipamento físico usado nas empresas, também temos software que consiste nos programas e aplicativos que fazem com que o hardware funcione de acordo com as expectativas.

No Software podemos destacar a intranet que é o sistema utilizado para que o conjunto de Hardware da empresa se comunique, mas apenas dentro da organização, proporcionando agilidade na comunicação entre os setores, também podemos destacar a Internet pois esse sistema é que proporciona a empresa comunica-se com o mundo inteiro através da rede mundial de computadores, isso claro se a politica de segurança da empresa permitir esse contato. Compreendendo os sistemas de informação a abordagem de resolução de problemas organizacionais numa empresa que já possui (SI), a localização de um eventual problema e mais fácil, pois se todos os dados estão armazenados, fica ai a critério de o administrador analisar e identificar o “gargalo” do problema.

A resolução de um problema não é um evento simples e sim um processo com etapas a serem rigorosamente seguidas, pois ao acharem o foco problemático devem-se propor algumas soluções, por que um problema empresarial nunca possui apenas uma forma de ser resolvida, após varias possíveis soluções surgirem é necessário que um profissional experiente analise a solução, e a que mais se adeque seja implantada, visto a realidade da empresa, após a aplicação dessa solução é de suma importância que haja um Feedback da implantação desta solução e se ela atingiu as expectativas perante a organização.

Habilidades de software: projeto de banco de dados; consultas e relatórios.

Habilidades organizacionais: análise do atendimento ao cliente.

Para utilizar software de banco de dados para desenvolver uma aplicação que controle as solicitações de serviços e analise os dados dos clientes para identificar aqueles que merecem prioridade no atendimento.

Uma das principais contribuições dos sistemas de informação é a melhoria da tomada de decisão, seja para indivíduos ou grupos. A tomada de decisão nas empresas costumava limitar-se a diretoria. Atualmente, funcionários de níveis mais baixos são responsáveis por algumas dessas decisões, na medida em que os sistemas de informação tornam os dados disponíveis para camadas mais elementares da empresa.

Tomar decisões consiste em diferentes atividades. Simon (1960) descreveu quatro diferentes estágios no processo de decisão: inteligência concepção, seleção e implementação. Inteligência consiste em descobrir, identificar e atender os problemas que estão ocorrendo na organização.

A concepção envolve a identificação e investigação das várias soluções possíveis para o problema.

A seleção consiste em escolher uma das alternativas de solução.

A implementação da solução envolve fazer a alternativa escolhida funcionar e continuar a monitorar em que medida ela esta funcionando.

Existem quatro tipos de sistemas que apoiam os diferentes níveis e tipos de decisão. Os sistemas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com