TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sustentabilidade na Cadeia de Materiais Metálicos

Por:   •  6/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  451 Palavras (2 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 2

SUSTENTABILIDADE NA CADEIA DE MATERIAIS METÁLICOS (FERROSOS E NÃO FERROSOS)

Alunos: Ana Beatriz Pimenta Suzano; Maxwell Klein Degen

  1. INTRODUÇÃO

Os metais são classificados como ferrosos ou não ferrosos. Os ferrosos envolvem os aços e ferros fundidos, oriundos da mistura dos minérios de ferro (matéria-prima essencial), do calcário (fundente) e o carvão mineral (combustível, redutor do minério e fornecedor do carbono). O aço e o ferro fundido diferem pelo teor de carbono (aço até 2% e ferro fundido superior). Os metais não ferrosos incluem todos os metais que não contém ferro, como o cobre, o alumínio, o bronze (liga de cobre-estanho), o latão (liga de cobre-zinco), o chumbo, etc.

Os metais são amplamente empregados na construção civil e esta é responsável por parte significativa do consumo. Eles são usados de muitas formas e em todas as etapas, desde a estrutura, em tubulações e esquadrias. Dessa forma, é fundamental analisar o ciclo de vida dos metais na construção civil para tornar essa aplicação mais sustentável.

  1. materiais

Aço

  1. Aplicação dos co-produtos da siderurgia

É fato que o processo de fabricação do aço produz muito além do aço. Para cada tonelada de aço produzido, cerca de 600kg de resíduos são gerados. Esses resíduos são em sua maioria gerados no alto-forno e na aciaria. O alto-forno produz como co-produto a lama de alto-forno, que pode ser usada na indústria de cerâmica e na indústria cimenteira e a escória de alto-forno. Essa útima encontra aplicações em bases de estrada, asfalto, aterro/terraplanagem, agregado para concreto, cimento além de outras. A aciaria produz como co-produto a escória de aciaria que após seu processamento e beneficiamento, pode ser usado também na construção civil, em obras ferroviárias e rodoviárias. (ArcelorMittal, 2014)

  1. Uso racional do aço no concreto armado

Nem sempre os projetos de estrutura são elaborados levando em consideração a economia do aço na construção. Às vezes o calculista considera apenas o fator segurança. Não há o cuidado de utilizar pontas ou sobras de aço em outros elementos da estrutura, os quais possuam as dimensões compatíveis com as mesmas. Esses restos de ferro podem atingir até 20% de perda. No entanto, com economia, esse valor pode chegar a praticamente zero. O segredo do bom aproveitamento do aço na construção civil está diretamente ligado no corte das barras de aço para dobragem e aplicação na forma. [Neto, 2013?]

  1. referências

ARCELORMITTAL. Disponível em: < http://www.cst.com.br/produtos/co_produtos/catalogo _produtos/escoria_aciaria_ld/introducao.asp > Acesso em: 10 de abr. 2015.

NETO, Antônio F. Uso Racional do Aço no Concreto Armado [2013?]. Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Arquitetura. Disponível em: < http://www.forumdaconstrucao.com .br/conteudo.php?a=19&Cod=278 > Acesso em: 10 de abr. 2015.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (85.9 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com