TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sustentabilidade na Cadeia de Produção

Por:   •  5/5/2015  •  Artigo  •  361 Palavras (2 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 2

Sustentabilidade na construção civil

Sustentabilidade  Definição (ELANE)

Importancia da Sustentabilidade (CEZAR)

Reciclagem de Resíduos (HERCULES)

Sustentabilidade na Cadeia de Produção (ANDERSON E DANILO)

Sustentabilidade na Cadeia de Produção

Para um estudo mais aprofundado da dinâmica da sustentabilidade na construção civil, se faz necessário conhecer a influência do processo de transformação de matéria-prima em produtos acabados em seu desenvolvimento.

Segundo Silva, Rodrigues e Pinheiro (2004, p. 02), “Cadeia produtiva é um conjunto de etapas consecutivas pelos quais passam e vão sendo transformados e transferidos os diversos insumos. Esta definição abrangente permite incorporar diversas formas de cadeias”. No processo da construção civil também não é diferente, visto que vários insumos sofrem transformação durante uma determinada obra, como exemplo a utilização da água para a mistura de diversos materiais e componentes essenciais na construção.

Neste sentido, a sustentabilidade deve ser aplicada de modo a implementar novas politicas de desenvolvimento, voltadas para o equilíbrio entre a produção e os recursos naturais e assim gerar benfeitorias para ambos os lados. (SILVA; RODRIGUES; PINHEIRO, 2004).  De um modo geral, é trabalhar os recursos disponíveis de forma consciente e para minimizar os prejuízos a natureza e ao próprio homem. Por outro lado, a aplicação destas políticas ocasionam mudanças drásticas na gestão e execução de projetos de construção civil nas organizações, pois envolve uma série de fatores para o sucesso deste modelo.

A adoção da sustentabilidade implica mudanças na cultura das organizações e o engajamento das pessoas no tocante a mudanças de atitudes como, por exemplo, ao reduzirem o consumo de energia, ao economizarem água, ao gerirem de modo mais eficiente e eficaz os resíduos das obras e ao fazer uma coleta seletiva do lixo. Com a mudança da cultura organizacional fazem necessárias, por conseguinte, mudanças na visão dos negócios em observância ao longo prazo incorporando à estratégia e aos objetivos econômicos da empresa, as dimensões social e ambiental. (SILVA; RODRIGUES; PINHEIRO, 2004, p.04).  

Essas mudanças ocorrem de forma gradativa e trazem ganhos para a sociedade em geral, gerações futuras com menos desperdício dos recursos naturais e aos próprios empresários com a redução de custos de produção. É com essa nova visão estratégica que na cadeia de produção se obtém ganhos além do lucro operacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (81.8 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com