TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ASPECTOS DA SUSTENTABILIDADE NA CADEIA PRODUTIVA DA CELULOSE

Por:   •  19/5/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  6.872 Palavras (28 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 28

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE MOGI DAS CRUZES

Amanda Almino

Diego Santos

Jhennifer Silva

Gabriela Stano

ASPECTOS DA SUSTENTABILIDADE NA CADEIA PRODUTIVA DA CELULOSE

Meios sustentáveis na produção do eucalipto

Mogi das Cruzes - SP

2018


FACULDADE DE TECNOLOGIA DE MOGI DAS CRUZES

Amanda Almino

Diego Santos

Jhennifer Silva

Gabriela Stano

ASPECTOS DA SUSTENTABILIDADE NA CADEIA PRODUTIVA DA CELULOSE

Meios sustentáveis na produção do eucalipto

Projeto apresentado à Faculdade de Tecnologia de Mogi das Cruzes, em cumprimento às exigências da disciplina Projetos 1, sob a orientação dos professores Luis Carlos, Renato Montine e Walter Eclaste.

Área de Concentração: Gestão estratégica, Comunicação, Marketing e Inovação.

Linha de estudo: Aspectos da Sustentabilidade

Mogi das Cruzes - SP

2018


INTRODUÇÃO

O projeto tem como tema: “Aspectos da Sustentabilidade”, na produção de Celulose se pautou na sequência de atividades que a transformaram, também, em indústria de bioenergia.

O objetivo deste trabalho é analisar a evolução das pesquisas e inovações tecnológicas ocorridas na cadeia produtiva do papel e celulose, com ênfase na sustentabilidade.

A hipótese que norteou este projeto é: quais são as ações que influenciaram   as empresas produtoras de celulose para que também entrasse no ramo de energia?

Justifica-se este tema devido às potencialidades da biomassa florestal brasileira no ramo do agronegócio sustentável.

As considerações são que nas companhias de celulose, há inúmeros projetos ambientais, energéticos, sustentáveis, objetivando a redução de CO2.


  1. ESTRUTURA ADMINISTRATIVA E LEGAL DO EMPREENDIMENTO

(Aspectos de estrutura jurídica, sanitária, organização de trabalho, localização)

 Companha de Papel e Celulose de Suzano possui aproximadamente 50.000 hectares de reflorestamento sob sua gestão e o eucalipto é utilizado apenas para gerar celulose e o produto final que é o papel. É destinado 70% do volume de eucaliptos para a industria celulose e papel, 25% para a produção de lenha e 5% para a produção de carvão. A região tem como caracteristica o plantio de eucalipto em terreno acidentado. (SUZANO CELULOSE E PAPEL, 2016)

  1. Missão

Oferecer produtos de base florestal renovável, celulose e papel, destacando-se globalmente pelo desenvolvimento de soluções inovadoras e contínua busca da excelência e sustentabilidade em nossas operações.

  1. Visão

Estar entre as maiores e mais rentáveis empresas de base florestal do mundo e ser reconhecida pelas práticas de respeito às pessoas e ao meio ambiente.

  1. Valores

  • Integridade e Segurança
  •  Responsabilidade Socioambiental
  •  Excelência
  •  Visão global
  •  Liderança
  •  Empreendedorismo
  • Relações de Qualidade
  • Paixão
  1. Setores de atividade

A companhia de Papel e Celulose de Suzano é uma empresa de base florestal, de capital aberto, controlada pela Suzano Holding e pertencente ao Grupo Suzano. Com 87 anos de atuação, operamos em dois segmentos: celulose de mercado, comercializada em 31 países, e papel, vendido em 86 países, cujo portfólio é integrado por quatro linhas, de cerca de 30 marcas, entre elas Report®, TpPremium® e Reciclato®.

Ocupamos a posição de segunda maior produtora de celulose de eucalipto do mundo, estamos entre as dez maiores de celulose de mercado e lideramos o mercado de papel no Brasil e na América Latina. Operamos por intermédio de três Unidades de Negócio – Florestal, Celulose e Papel – e, em 2010, definimos um novo posicionamento estratégico que contemplou a extensão de nossa atuação para outras duas frentes: biotecnologia, por meio da aquisição da empresa FuturaGene, e energia renovável, com o anúncio da constituição da empresa Suzano Energia Renovável, que começará a operar em 2013.

O crescimento orgânico em celulose será concretizado pelas novas Unidades do Maranhão e do Piauí, que adicionarão 3 milhões de toneladas por ano à nossa capacidade produtiva. Adquirimos também os outros 50% dos ativos do Consórcio Paulista de Celulose e Papel (Conpacel) e a Distribuidora KSR, pertencentes à Fibria, que passaram a ser controladas pela Suzano a partir de 1° de fevereiro e 1° de março de 2011, respectivamente.  No Brasil, mantemos duas unidades industriais em Suzano (SP), uma em Embu (SP) e uma em Mucuri (BA), além da divisão especializada na distribuição de produtos gráficos SPP-Nemo.

A sede administrativa está instalada na cidade de São Paulo, de onde gerimos as atividades de 4.352 colaboradores próprios e de cerca de 8 mil em atividades terceirizadas. (RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE,2010)

  1. PLANO DE OPERAÇÕES TÉCNICAS

Florestas de Eucalipto são um ativo de alta liquidez, geradora de receitas e importante na pauta de exportações do Brasil. Se faz necessário a formulação de estratégias e instrumentos que dêem apoio ao uso sustentado das florestas tropicais e ao reflorestamento, para a manutenção das vantagens competitivas do Brasil na cadeia produtiva da madeira e na balança de exportações (ASSOCIAÇÃO MINEIRA DE SILVICULTURA, 2008)

A formação da floresta de eucaliptos é um sistema agroindustrial amplamente organizado, sendo cada uma de suas acompanhas pelas grandes industrias de papel e celulose. Condições climáticas favoráveis ao plantio do eucalipto no Brasil, permitem um ciclo de sete anos, alta tecnologia desenvolvida nas atividades de manejo florestal com elevada produtividade por hectare, utilização de eucaliptos reflorestado. Essas características contribuíram para que o Brasil assumisse a posição de liderança no ranking mundial de produção de celulose e eucalipto. (SANTAROSA, 2014)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.9 Kb)   pdf (505 Kb)   docx (175.9 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com