TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TENDENCIAS ENERGETICAS MUNDIAIS

Por:   •  9/10/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.909 Palavras (8 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 8

Instituto federal de educação ciência e tecnologia de são paulo

Curso de tecnologia em sistemas elétricos

fábio alberto DOS SANTOS

marcos henrique dos santos salvador

marcus emídio campêlo barbosa

renato bolsoni Souza

Tendências energéticas mundiais

SÃO PAULO

2014

Introdução

Para analisarmos as tendências energéticas mundiais, realizamos diversas pesquisas para escolher a/as empresas que mais teriam interesse em fazer este tipo de projeção para o futuro.

 Encontramos dois documentos com dados confiáveis, para obtenção de dados, os dois são simples e objetivos: o “Panorama_Energetico2030.pdf” e o “PanoramaEnergetico2014.pdf”, disponibilizados pela empresa ExxonMobil, cuja sede está localizada em Irving, no Texas, tem algum tipo de operação em 200 países e territórios, o que significa que está presente em praticamente todas as nações do mundo. No Brasil, a ExxonMobil desenvolve negócios nas áreas de Exploração & Produção e de Químicos. Possui também um centro de serviços de suporte para o negócio em Curitiba, atendendo a cerca de 40 países.

A Exxon Mobil Corporation opera atualmente no mercado sob a marca ExxonMobil, e também opera as marcas Exxon, Mobil e Esso.

Segundo o texto da Exxonmobil: “O Panorama Energético é a visão global de longo prazo da demanda e da oferta de energia. Suas descobertas ajudam a orientar os investimentos de longo prazo da ExxonMobil e nós compartilhamos este Panorama para ajudar a promover uma melhor compreensão das questões que moldam o futuro energético do mundo”.

Energia e projeções

Para analisar as perspectivas energéticas mundiais é necessário fazer estimativas estatísticas de crescimento em todos os setores que englobam a crescente demanda de energia. Muitos fatores devem ser levados em conta ao executar esta complexa tarefa. A seguir, as mais importantes projeções para o ano de 2040:

  • Hoje (2014) temos a população mundial em torno 7 bilhões de habitantes, para 2040 está previsto um crescimento de 2 bilhões de habitantes, totalizando 9 bilhões.
  • Teremos mais de 130% de aumento na economia global.
  • Cerca de 35% de aumento na demanda energética mundial, chegando a mais do que o dobro não fossem os avanços tecnológicos que melhoram a eficiência energética.
  • China e Índia lideram o crescimento na demanda por energia.
  • 60% da demanda será atendida por petróleo e gás natural.
  • A segunda maior fonte de combustível será o gás natural, superando o carvão.
  • A demanda por eletricidade aumentará em torno de 90%.
  • CO2 terá sua emissão controlada em declínio gradual.

Importância da energia

Para o ser humano

A energia está em toda parte e é responsável por todos os avanços tecnológicos e evolução da humanidade como um todo.

Necessitamos de energia elétrica tanto em casa quanto no trabalho, hoje na maioria das residências temos aparelhos para cozinhar, lavar, climatizar ambientes e etc. Nas empresas não é diferente, equipamentos cada vez mais modernos permeiam as tarefas diárias, principalmente nos setores industrial e de comunicação, que se desenvolvem continuamente, devido ao advento da internet e necessidade de aumento de produtividade, com máquinas modernas e eficientes.

Não só a energia elétrica é fundamental para o desenvolvimento e qualidade de vida, mas os combustíveis usados no transporte também afetam grandiosamente a demanda de energia mundial.

Até 2040, está previsto um aumento na demanda de energia de 35%. Felizmente temos no mundo um vasto leque de recursos que podem ser aproveitados como alternativa de produção energética e cabe ao ser humano saber a melhor forma de suprir a demanda sem que haja falta de recursos para o futuro, com fontes cada vez mais seguras e confiáveis, tornando o processo de produção mais eficiente do ponto de vista energético.

“A energia é uma parte fundamental no aumento da prosperidade e na erradicação da pobreza.” (Jim Yong Kim, Presidente do Grupo do Banco Mundial).

Populações em constante progresso

Trecho original retirado do texto: “Energia tem a ver com pessoas — indivíduos e sociedades utilizam eletricidade, combustíveis para transporte e outras energias para tornar a vida melhor. De 2010 a 2040, a população mundial deverá aumentar de sete bilhões para quase nove bilhões e a economia global vai mais do que dobrar”.

Com o avanço da população e do PIB, cada vez mais as pessoas vão melhorar suas condições de vida, isto leva a um aumento na quantidade dos seguintes itens: eletrodoméstico, ar condicionado, veículos próprios, computadores e etc. O aumento na demanda, não fossem os avanços tecnológicos, ultrapassariam 100% da demanda atual e a economia crescerá vultuosamente em mais de 100%.

[pic 1]

-Nota: BTU é o acrônimo de British thermal unit ("unidade térmica britânica"), uma unidade de medida não métrica utilizada principalmente nos Estados Unidos, mas também utilizada no Reino Unido. É uma unidade de energia que é equivalente a:

  • 252,2 calorias.
  • 1 055,05585 joules.
  • Entre 778 e 782 ft.lbf (pés-libra-força).

*OCDE é uma organização internacional de 34 países que aceitam os princípios da democracia representativa e da economia de livre mercado, que procura fornecer uma plataforma para comparar políticas económicas, solucionar problemas comuns e coordenar políticas domésticas e internacionais. A maioria dos membros da OCDE são economias com um elevado PIB per capita e Índice de Desenvolvimento Humano e são considerados países desenvolvidos.

Crescimento da demanda

Energética mundial até 2040

De 2014 a 2040 estima-se um aumento na demanda energética mundial de 35% e metade deste aumento serão provenientes da China e da Índia, países mais populosos do mundo, além disso, são observados 10 países chave que estão em desenvolvimento: Brasil, Indonésia, Arábia Saudita, Irã, África do Sul, Nigéria, Tailândia, Egito, México e Turquia. Todos eles juntos representarão uma demanda próxima ao nível da China.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (704.6 Kb)   docx (985.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com