TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TOYOTA: A INSPIRAÇÃO JAPONESA E OS CAMINHOS DO CONSENTIMENTO - RESUMO

Por:   •  20/11/2015  •  Seminário  •  5.654 Palavras (23 Páginas)  •  581 Visualizações

Página 1 de 23

[pic 1]

Universidade Federal de Campina Grande

Unidade Acadêmica de Ciências Sociais

Disciplina: Organização do Trabalho

Professora: Marileide Mota

TOYOTA: A INSPIRAÇÃO JAPONESA E OS CAMINHOS DO CONSENTIMENTO - RESUMO

                                                                                             Equipe: Anna Raquel

                                                                                                                 Anna C. Fonseca

                                                                                                           Beatriz Farias

                                                                                                         Bruno Pierre

                                                                                                   Ian Agra

                                                                                                         Mylena Baía

                                                                                                                 Stefane Nogueira

Campina Grande – PB, 10 de novembro de 2015

INTRODUÇÃO

        A empresa Toyota Motor Company está instalada no Brasil desde o final da década de 1950, em São Bernardo do Campo – SP. Até o final do século XX, a empresa Toyota consolidou sua posição como a primeira empresa automobilística do Japão. Porém nessa trajetória, se notabilizou por desenvolver uma forma de gestão  específica denominada toyotismo.

O artigo pretende registrar a experiência de implantação dessa forma de gestão no Brasil, por meio da construção da segunda unidade de produção, em Indaiatuba (SP), identificando a especificidade das estratégias de controle e disciplina que visam quebrar as resistências dos trabalhadores, impondo como modelo, o trabalhador colaborador e a empresa como o ambiente onde pode aflorar o consenso social. 

CONTEXTO NACIONAL E MUNDIAL

Enquanto a Toyota crescia e se consolidava em território nacional, nos anos de 1950 em diante, o Brasil passa pela ditadura militar, urbanização e industrialização; movimentos sociais no campo e na cidade; Campanhas Diretas já e o retorno á democracia; fundação de partidos políticos, destacando-se o surgimento do Partido dos Trabalhadores-PT.

O Brasil que entrou na trilha do desenvolvimento, estava servindo de base exploratória para as empresas transnacionais, aumentando a desigualdade social e o endividamento externo. Porém com mudanças, políticas, sociais e culturais ocorriam no Brasil que buscava completar o processo de modernização, o capitalismo mundial já tinha passado por momentos complexos como a Guerra Fria, trinta anos dourados, o Welfare State, maio de 68. Surgem Margaret Thatcher e Ronald Reagan, cujos governos vão canalizar a crítica ao conjunto de ideias e práticas legitimadas pelos movimentos sociais e pelas conquistas dos trabalhadores organizados.

Início do neoliberalismo, globalização, reestruturação produtiva; o Brasil precisava incorporar novas tecnologias, aumentar a produtividade e melhorar a qualidade dos seus produtos para ficar mais competitivo no mercado internacional. Para isso, o Brasil deveria atrair as multinacionais, principalmente as do setor automobilístico, resolver a questão do desemprego, bancar a abertura comercial.

O TOYOTISMO NA UNIDADE PRODUTIVA DE INDAIATUBA

        A Unidade produtiva de Indaiatuba surgiu na segunda metade da década de 1990 e desenvolveu o sistema Toyota de produção, em um contexto diferente ao contexto japonês. Indaiatuba está localizada próxima ao município de Campinas, que até o final da década de 1990 já era um polo tecnológico que atraia várias empresas como a Honda e a própria Toyota; possuía uma considerável massa de trabalhadores qualificados entrando em contraste com o crescimento do desemprego e da precarização. A Toyota no Brasil apresenta algumas especificidades, procurando formar um novo tipo de trabalhador e buscando criar o sentimento de pertencimento á comunidade Toyota, através do desenvolvimento de atividades de lazer nos fins de semana.

A Toyota contrata moradores da própria Indaiatuba sem registros de empregos anteriores. Os executivos da nova unidade pretendem fazer com que os operários e a comunidade se encantem com a fábrica, principalmente com o uso do discurso da democracia entre os operários, através da participação do trabalhador no processo produtivo.

A Toyota do Brasil realiza contratos com pequenas e médias empresas para que estas produzam os componentes necessários á montagem dos seus projetos, sendo que por meio destes contratos, a Toyota poderia se interferir na contratada, reformulando seus programas de produção para que opere de forma similar a Toyota. Com a aplicação dos métodos toyotistas, a produção aumentou quase 100%; de 20 carros passou a produzir 38 anos por dia, com uma média de 13 minutos por carro, tendo assim que implantar um segundo turno de produção.

O número de trabalhadores que deixavam a Toyota crescia rapidamente, e no primeiro ano atingiu 25%. Para resolver esse problema, a empresa passou a engajar, em massa, trabalhadores temporários. Nessa situação crítica, a Toyota recorre ao sindicato para tentar reorganizar o sistema de produção, principalmente o trabalho na linha de montagem e a gestão do trabalho, de forma que ele fosse mais tolerado pelos operários.

Então se pode afirmar que, em primeiro lugar, os sindicatos classistas combativos e as conjunturas de tendência ao pleno emprego são limites ao desenvolvimento do toyotismo, e em segundo lugar, que os operários não vão para a Toyota ansiosos para fazer parte da “família” da empresa. Sendo assim, a empresa que passa a praticar o toyotismo será fortalecida em épocas de depressão econômica, ou seja, quando existe escassez de oportunidades de trabalho, salários baixos e desmobilização sindical, podendo controlar e pressionar os trabalhadores de modo a construir o envolvimento de forma desfavorável em relação a eles.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.6 Kb)   pdf (201.8 Kb)   docx (36.9 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com