TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo- caminho das águas

Por:   •  22/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  537 Palavras (3 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo

        Observa-se a princípio no vídeo “As Bacias Hidrográficas” a diferença desproporcional da água doce, no Brasil pode-se observar essa diferença de acordo com as regiões do país, onde a mais afetada é a região do Nordeste. Destaca-se a importância de fazer uma boa gestão deste recurso, e tendo como caminho inicial as bacias hidrográficas, que são cursos de água que convergem para um rio principal, e nisto temos um ciclo percorrido pela água em torno desta foz. A falta de impermeabilização no solo das cidades não permite que a água das chuvas fique armazenadas no solo. “Gestão de água é gestão de dinheiro”, a partir deste ponto destaca-se como um bom gerenciamento de gastos e uso da água pode ajudar no desenvolvimento sustentável e econômico. Por meio do pluviômetro pode obter dados que ajuda nesta gestão.

         A transposição do Rio são Francisco prevê desviar 1,4% da vazão do rio, fazendo parte do plano nacional de segurança hídrica. E tem como principal objetivo levar água ao Nordeste, a região mais seca do país. Cerca de 12 milhões de pessoas serão beneficiadas com a transposição. Sendo a maior obra de infraestrutura hídrica do Brasil.

        A maior parte da energia elétrica produzida no país vem de usinas hidrelétricas, abastecidas por grandes reservatórios de água. Ocorreu uma diminuição, isso se deve as secas enfrentadas no Brasil nos anos de 2013 e 2014 o aumento da sua utilização também é um fator a se considerar. As barragens acumulam uma quantidade imensa de energia em forma de água, desta forma pode-se utilizar a água para movimentar as turbinas acopladas a um gerador que transformam a energia mecânica em elétrica. Como a água que passa pelas turbinas voltam a seu curso hidrológico de grandes prejuízos, considera-se as usinas hidrelétricas uma fonte limpa e renovada.

        A previsão do tempo e do clima e um processo importantíssimo por vários aspectos. Um dos meios para fazer essas previsões são as imagens de satélites, que permitem que os meteorologistas identifiquem a nebulosidade. É possível também, identificar as condições atmosféricas. É importante também, coletar dados nas estações meteorológicas. Os principais dados que devem ser coletados na atmosfera são temperatura, pressão, umidade e vento, chamadas de variáveis termodinâmicas, são medidas em todo o globo terrestre. Navios e baias também irão coletar esses dados nos oceanos. E acima da superfície utiliza-se a rádio sonda, que irá emitir as informações para uma estação de meteorologia que está no solo. As informações registradas em todo o Brasil são encaminhadas para um rede do instituto nacional de meteorologia (INMTE), que  redistribuirão para o mundo todo. Coleta-se os dados de todo o globo terrestre, somente assim é possível estabelecer previsões acima de 3 dias. Após a coleta dos dados, chega-se na rodada do modelos numéricos, que são ferramentas, para elaborar a previsão do tempo. Ou seja, os dados serão inseridos em equações matemáticas, descrevendo assim a dinâmica da atmosfera. As previsões são divididas em pontos que variam entre 7 e 25 KM. As previsões do tempo se limitam a no máximo 7 dias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (35.9 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com