TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE LABORATORIO DE TRANSPORTES II.

Por:   •  10/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  965 Palavras (4 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 4

Sumário

1 INTRODUÇÃO        

2 OBJETIVO        

3. MATERIAIS E MÉTODOS        4

3.1. MATERIAIS        4        

3.2. MÉTODOS        5

4. RESULTADOS        6

5. CONCLUSÃO        7

6. REFERÊNCIAS        8

7. ANEXOS        9

1- INTRODUÇÃO

Os compostos de nitrogênio são nutrientes essenciais para o desenvolvimento de processos biológicos.  Podem ser encontrados em aguas na forma de nitrito, nitrato nitrogênio orgânico ou nitrogênio amoniacal.                                                                                          Atualmente, os esgotos sanitários constituem a principal fonte de nitrogênio amoniacal nas aguas naturais, que pode ser liberado ao meio através da matéria orgânica e pela hidrólise da uréia.                                                                                                                                O monitoramento quantitativo do nitrogênio amoniacal é extremamente importante, pois altas concentrações destes compostos no meio aquático implicam em sérios danos ambientais devido ao processo de eutrofização. Ao ser liberado nas aguas, junto com os demais compostos de nitrogênio, provocam um enriquecimento do meio tornando-o mais fértil e podendo assim aumentar excessivamente o crescimento de algas e plantas aquáticas. Como consequência poderá ocorrer um aumento no consumo de oxigênio dissolvido na agua tornando-o menos disponível e devido a isso causando a morte de peixes. O Ph elevado no meio desloca o equilíbrio químico transformando nitrogênio amoniacal em amônia livre (NH3), que apresenta elevada toxicidade em meios aquáticos. O crescimento da população de algas também pode acarretar problemas no abastecimento de água, ocasionando um crescimento de vegetação, surgimento de maus odores que dificultarão o processo de tratamento da agua ( remoção das algas, da cor, do odor e do sabor) e tornando o processo mais caro.

2 - OBJETIVO

A presente Norma prescreve o método de determinação de nitrogênio amoniacal em

amostras   de águas naturais e de abastecimento, efluentes domésticos e industriais e

águas  do mar.

Verificar também através da norma N° 2914 de  12/12/2011 (Federal) que dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade, os ensaios e valores obtidos  realizados por todos os grupos  presentes  no Laboratório de Aguas do Departamento de Engenharia Civil-UNITAU- no dia 14/10/2015 as 18h30 min, verificando se atendem os requisitos da norma em questão .

                                                                                                                                                                       

3- MATERIAIS E MÉTODOS

3.1-materiais

- Provetas de 100 ml com tampa;

- Pipeta volumétrica de 50 ml;

- Pipetas graduadas de 1 ml;

- Pipeta graduada de 5ml;

   Reagentes

- Solução de tartarato de sódio e potássio.

- fenol-acalino

- Hipoclorito de sódio

- Nitroprussiato de sódio.

3.2. MÉTODOS

Passou-se 50 ml de amostra em proveta de 100 ml, adicionou-se 0,05 ml (uma gota) de tartarato de sódio e potássio e agitou, adicionou-se 3,0 ml de fenol-alcalino e agitou,1,0 ml de hipoclorito de sódio a 1% e agitou, 0,05 ml (uma gota) de nitroprussiato de sódio, elevou  o volume para 100 ml com água deionizada e agitou. Fez-se uma Prova em Branco (PB = 50 ml de água deionizada) nas mesmas condições da amostra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (219.9 Kb)   docx (126.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com