TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRANSPORTE URBANO

Por:   •  27/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  602 Palavras (3 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 3

Notas de aula (complemento / resumo) – Transporte Urbano

Referência Básica:

Livro: TRANSPORTE PÚBLICO URBANO - Editora: Rima - Autores: ANTONIO CLOVIS "COCA" PINTO FERRAZ & ISAAC GUILLERMO ESPINOSA TORRES - ISBN: 8586552887 - ISBN-13:

9788586552885 - Origem: Nacional - Ano: 2004 - Edição: 2.

  1. - INTRODUÇÃO

Importância do Transporte Urbano

A  facilidade  para  os  deslocamentos  de  pessoas  e  cargas  representa  qualidade  de  vida  e  grau  de desenvolvimento econômico e social.

Atividades comerciais, industriais, educacionais, recreativas e outras são essenciais à vida nas cidades e dependem dos transportes.

O transporte é tão importante para a qualidade de vida quanto os serviços de abastecimento de água, luz, telefone, esgoto, etc. No entanto é muito mais caro que esses outros serviços. Comparem as dimensões de uma rua com a de um cano de água ou fio elétrico.

No Brasil, mais de 80% da população vive em cidades, ou seja, mais de 150 milhões de pessoas necessitam dos transportes urbanos.

Os custos envolvem a construção de vias, sua manutenção e a aquisição e operação dos veículos. Só nas vias é gasto cerca da metade de todo o orçamento municipal.

  1. - MODOS DE TRANSPORTE URBANO

  1. - Classificação dos Modos de Transporte Urbano

Privado ou individual: a pé, bicicleta, motocicleta, carro, montado em animal, veículo com tração animal. Público, coletivo ou de massa: ônibus, bonde, metrô e trem suburbano.

Semipúblico: táxi, moto táxi, carona programada, lotação (perua, van ou micro-ônibus), veículo fretado e veículo alugado.

Especiais.

  1. - Modo Privado ou Individual

A pé: pequenas e até grandes distâncias no caso de pessoas de baixa renda, complementada viagens por outros modos de transporte.

Prioridades: faixas de travessia, semáforos, vias exclusivas, túneis e passarelas.


Em países desenvolvidos e com clima frio ocorrem: Vias subterrâneas, vias no interior de prédios e passagens ligando prédios, conectadas com grandes estacionamentos e estações/terminais de TP.

Bicicleta: defendida por ecologistas, uma vez que não é poluente e não consome energia não renovável. Cidades planas e de clima ameno.

Prioridades: faixas exclusivas, ciclovias, estacionamentos especiais, sobretudo nos terminais de TP. Na forma de triciclo pode levar passageiros e pequenas cargas.

Motocicletas e Motonetas: Baixo custo, reduzido consumo de combustíveis, baixa poluição e pequenos espaços para circulação e estacionamento. Pode levar passageiro na garupa e quando na forma de triciclo.

Desvantagens: menor segurança, desconforto, sobretudo em condições climáticas adversas (chuva, neve, frio).

Carro: Deslocamentos porta a porta, levam pequenas cargas, conforto, privacidade, status.

Prioridades: vias expressas, viadutos, estacionamentos subterrâneos e aéreos; sistemas de controle de tráfego, informações aos usuários em painéis digitais nas vias.

Desvantagens: espaço usado, poluição.

Tração animal: charrete (2 rodas) ou carruagem (4 rodas), significativo em cidades pequenas, países mais pobres e para turismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (96.9 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com