TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRATAMENTO DE EFLUENTES DE UMA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS: EXISTE UM PROCESSO TOTALMENTE EFICAZ E COM BAIXO CUSTO

Por:   •  17/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.005 Palavras (5 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 5

TRATAMENTO DE EFLUENTES DE UMA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS: EXISTE UM PROCESSO TOTALMENTE EFICAZ E COM BAIXO CUSTO

¹Desirée B. França Bernardo.

²Raul Barbosa Calado.

INTRODUÇÃO

        Com um olhar mais ecológico, a sociedade moderna busca consumir alimentos que tenham um ciclo de vida mais sustentável. Visando a conquista destes “consumidores sustentáveis”, as indústrias começaram a modificar e divulgar seus sistemas de tratamento de efluentes.

        Atualmente, o “mercado da sustentabilidade” está em alta, mas para pertencer a este grupo, além de modificar o tratamento de efluentes reduzindo seu nível poluidor, se faz necessário agir, segundo ³PAPA (1999, p.63) “Deve-se, então, proceder a uma verificação crítica de alternativas de processos que resultem em menor consumo de água e redução de perdas de matérias-primas e/ou produtos ou subprodutos”.

        Antes de classificar um processo de tratamento de efluentes como totalmente eficaz, procura-se adotar medidas de controle interna, como o reuso da água para irrigação e afins e a redução da água no processo industrial, diminuindo assim, o efluente produzido, gerando um processo de tratamento mais curto e, consequentemente, de baixo custo.

        Após o efluente reduzido, recomenda-se buscar uma forma de tratamento que se adeque as condições da indústria e que por sua vez, possua boa eficiência, pois, segundo ⁴Parente & Silva (2002, p.58) “ As várias formas de tratamento não podem ser simplesmente transferidas de uma indústria para a outra, ainda que seja do mesmo alimento, pois cada indústria tem suas particularidades e as formas de tratamento são práticas relativamente complexas”.

        Com base nisso, tem-se como objetivo analisar os processos analisar os processos de tratamentos de efluentes demonstrados nos trabalhos de ⁴Parente & Silva (2002), ²Koetz & Outros (1996) e ¹Berton & Outros (2007), os quais trazem a eficiência de cada processo de tratamento de efluente referente a uma indústria alimentícia. Com os resultados dos mesmos, visa-se, identificar a existência ou não de um processo de tratamento totalmente eficaz e com baixo custo.

MATERIAIS E MÉTODOS

        O desenvolvimento desta pesquisa está diretamente ligado a uma análise comparativa entre os trabalhos citados para obtenção de resultados que colaborem com a conclusão do objetivo do mesmo.

        O trabalho de ⁴Parente & Silva (2002) referente a redução de influentes líquidos na indústria de alimentos, no qual, trata-se de um artigo que desenvolve o papel de “agente preventivo”, pois, primeiramente, busca demonstrar as medidas de controle que podem ser adotadas em uma indústria de alimentos que iram reduzir o efluente produzido e depois analisar uma forma eficaz para a quantidade da carga poluidora lançada. É usado tabelas e fluxogramas para mostrar a eficiência da junção das medidas de controle com o tratamento de efluente por valo de oxidação.

        O trabalho de ²Koetz & Outros (1996) relata o tratamento de efluentes por digestão anaeróbia em reatores de fluxo ascendente, no qual, realiza uma revisão bibliográfica que analisa a eficiência de um tratamento de efluentes avaliando por meio de gráficos e tabelas os níveis de DQO (Demanda Química de Oxigênio) para identificar a eficácia do processo na redução do nível poluidor do efluente produzido.

        O trabalho de ¹Berton & Outros (2007) trata-se do tratamento de efluentes de uma indústria de alimentos com lipose comercial para redução de altos teores de óleos e graxas, é um resumo expandido, que analisa em laboratório a eficiência do processo de tratamento pela redução dos parâmetros de DQO, óleos e graxas com uso de lipose comercial.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

        Quando analisamos os trabalhos separadamente em relação ao tipo de tratamento mais eficaz, observamos que cada processo foi adequado às condições do efluente emitido pela indústria onde foi testado, mostrando eficácia na solução do problema, obtendo resultados melhores que o esperado.

        Quando comparados em relação a diminuição do efluente produzido, observamos que no trabalho ⁴Parente & Silva (2002), diferente dos outros, é relatada a diminuição do efluente por meio de medidas de controle interna realizados pela indústria, que colaboram na diminuição do custo final do processo de tratamento do efluente produzido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (82.2 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com