TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tarefa Disciplina Sistemas Fotovoltaicos

Por:   •  28/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.011 Palavras (5 Páginas)  •  83 Visualizações

Página 1 de 5

Disciplina: Sistemas Fotovoltaicos.

Identificação da tarefa: Tarefa 3. Unidade 3. Envio de arquivo.

Pontuação: 10 pontos.

TAREFA 3

Nesta disciplina, tivemos a oportunidade de adentrar um pouco mais na questão da Geração Distribuída, de forma que dedicamos um capítulo inteiro da Unidade 3 ao referido tema. Diante disso, pede-se elaborar um resumo com os principais pontos discutidos, tais como: conceito, relação com o mercado, ferramenta de planejamento, opções tecnológicas, vantagens, desvantagens e tantos outros pontos discutidos.        

Antes de elaborar o resumo, recomenda-se a releitura do texto contido no material da disciplina, bem como a leitura de outras fontes disponíveis na web e/ou em livros que tratem do assunto.  

O resumo deve conter entre 500 e 1.000 palavras, excluídas as referências bibliográficas (caso sejam consultadas outras fontes). Para tal, deve ser utilizada a fonte Arial, tamanho “12”, espaçamento simples (1,0).


RESUMO:

Geração Distribuída (GD) é quando a geração elétrica é realizada junto ou próxima dos consumidores, independendo da potência, tecnologia e fonte de energia. Com o avanço das tecnologias está sendo possível incluir potências cada vez menores. Podemos incluir na Geração Distribuída: co-geradores; geradores que usam como fonte de energia resíduas de combustíveis de processo; geradores de emergência; geradores para operação no horário de ponta; painéis fotovoltaicos. No conceito ainda envolve equipamentos de medida, controle e comando que articulam a operação de geradores e o eventual controle de cargas, ligamento e desligamento, de acordo com a oferta e demanda de energia.

De acordo com a legislação brasileira, é permitida a participação da geração distribuída em leilões de energia nova e leilões de ajustes, promovidos e regulados pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), com autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Entretanto, faz-se necessário observar a restrição do Artigo nº 15, onde consta que o distribuidor poderá contratar energia elétrica oriunda de empreendimentos de geração distribuída, num montante de até 10% de sua carga, porém essa aquisição deve ser precedida de chamada pública promovida diretamente pelo agente distribuidor.

Partindo-se do princípio de que a geração distribuída é uma unidade de geração de energia elétrica conectada à rede elétrica de distribuição, a localização física de tal empreendimento é, na medida do possível, próxima à carga, podendo a geração distribuída ser utilizada para suprir o consumo próprio de uma determinada indústria, de um estabelecimento comercial ou de uma residência, independentemente de a produção gerar ou não excedentes exportáveis à rede.

Especial atenção deve ser dada a aspectos relacionados à qualidade de energia e ao perfil de operação desses sistemas, visto que a geração distribuída, via de regra, é concebida como a geração através de muitos sistemas espalhados pelas cidades e vizinhanças e conectadas à rede de distribuição.

Vale lembrar que a implantação de grandes plantas geradoras de energia está sempre associada a fortes impactos ambientais, além de necessitar de grandes esforços para alcançar o montante financeiro necessário ao projeto como um todo, que, sendo de longo prazo, aumenta o risco associado e, consequentemente, o custo de capital.

Nesse cenário, entra em cena a geração distribuída, uma nova maneira de conceber a produção energética que detém características particulares que permitem enfrentar várias dificuldades mencionadas acima, desde que seja encarada como uma forma de geração energética que tem o caráter de complementaridade à geração centralizada, e não de substituição.

Levar em conta a geração distribuída no planejamento do crescimento da expansão do setor energético brasileiro permite incrementar progressivamente a oferta de energia, eliminando ou aliviando a necessidade de instalação de grandes empreendimentos e possibilitando que a oferta consiga acompanhar com mais segurança o aumento da demanda por energia.

Além do aumento da oferta de energia propriamente dito, a geração distribuída poderá colaborar também na viabilização de grandes empreendimentos energéticos, pois diante da necessidade de prazos longos para entrar em operação, os aumentos de demanda por energia poderão ser atendidos pela geração distribuída de pequeno porte e de rápida instalação, enquanto o grande empreendimento não é concluído.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (58.5 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com