TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Disciplina Sistema de Informação e Automação

Por:   •  5/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.170 Palavras (5 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIFACS

CURSO EAD EM GESTÃO COMERCIAL

JÔNATAS SANTOS RIBEIRO

Lauro de Freitas

2015

JÔNATAS SANTOS RIBEIRO

Atividade de Avaliação Virtual 1da Disciplina Sistema de Informação e Automação apresentado por Jônatas Santos Ribeiro à UNIFACS, como um dos requisitos para a obtenção do título de Graduação Tecnológica em Gestão Comercial com ênfase em Varejo.

Orientador(a): Denise Azevedo Lefrancois  e Idney Cordão.

Lauro de Freitas

2015


QUESTÕES DA ATIVIDADE VIRTUAL – PARTE ESCRITA

Questão 01 (Valor: 1,0 ponto)

 Como a adoção de um processo de automação comercial pode influenciar nas estratégias competitivas de uma empresa?

A adoção de um processo de automação comercial só tende há influenciar positivamente as estratégias competitivas de uma organização. Isso vai se concretizar com o aumento da fidelidade do cliente diante disso um processo de automação comercial monitora e localiza cada interação do cliente com a empresa. Outra estratégia competitiva que irá ser melhorada com essa adoção é a melhoria no serviço fornecido ao cliente desta forma o sistema irá mostrar a empresa as principais carências do seu freguês. Para finalizar a inserção de um processo de automação comercial irá conceder uma redução expressiva dos custos como vantagem competitiva de uma organização.

Questão 02 (Valor: 1,0 ponto)

Quais são as principais dificuldades enfrentadas e quais os benefícios gerados quanto implantamos sistemas de Automação numa empresa. Que melhorias podem ocorrem no atendimento aos clientes.

As principais dificuldades  enfrentadas quando implantamos sistemas de automação numa empresa são os custos com a necessidade de investimento tanto em software, quanto em hardware, a manutenção nesse hardware e software, além de mudanças no layout da empresa para adequação a nova maneira de trabalhar. Outra dificuldade que deve ser considerada é o treinamento de pessoal para utilização das novas tecnologias adquiridas, além de poder impactar na produtividade dos trabalhadores a adaptação a um novo paradigma de trabalho, pois, geralmente o ser humano não gosta de mudanças, e a automação de um processo pode gerar insatisfação em um primeiro momento, já que um funcionário pode não ter facilidade de manuseio com máquinas ou software e demorar a se acostumar com essa nova forma de trabalho.

Os principais benefícios gerados são a produtividade, pois, a automação traz mais vendas, menores custos, mais agilidade para mudanças no ambiente. Outro benefício é a maior qualidade dos serviços e bens oferecidos, com um atendimento melhorado, com a ocorrência de erros em menor escala e a melhor qualidade de serviços oferecidos.

As melhorias que podem ocorrer no atendimento aos clientes, são maior agilidade no atendimento, entendimento aprofundado do perfil do cliente pela empresa.

Questão 03 (Valor: 3,0 pontos)

Observe o texto abaixo:

[...] As mudanças são cada vez mais rápidas e contínuas. Nesse novo ambiente, o setor varejista vem buscando adaptar-se as novas tendências com destaque para o comércio eletrônico, automação comercial, troca eletrônica de dados (Eletronic Data Interchange - EDI) e resposta eficiente ao consumidor (Efficient Consumer Response - ECR), todas baseadas na utilização das tecnologias da informação (TI). Tais tendências tecnológicas estão obrigando os empresários que atuam no comércio varejista a repensarem seus negócios e adaptarem-se a essa nova realidade.

[... ] Em resposta a esse panorama e com a consciência de que as organizações bem sucedidas são sistemas abertos que interagem constantemente com o ambiente, as empresas passaram a repensar suas estratégias e modificarem seus modelos de administração, buscando racionalizar a utilização dos recursos e maximizar a eficiência. Obter vantagem competitiva tornou-se a meta obrigatória por todos os gestores

Fonte: [PDF] Implantação da automação comercial como estratégia ... - Simpep

www.simpep.feb.unesp.br/anais/anais

Baseado nos assuntos abordados em nossas aulas, faça uma análise do texto acima, observando os seguintes aspectos:

É importantíssimo o uso de sistemas de informação em qualquer empresa varejista, independentemente do seu tamanho. Uma empresa que não se preocupe com um bom sistema de informação não é uma Empresa. No mundo contemporâneo é inviável para qualquer Gestor encontrar-se distante de seus clientes, seus produtos e/ou serviços e de toda e qualquer informação que lhe proporcione o conhecimento necessário para suas tomadas de decisões. Um administrador deve estar em sintonia e em rede com todas as atividades, clientes internos e externos, fornecedores e tudo o mais que seja admissível quanto às informações necessárias à sua gestão. Os ambientes tanto micro quanto macro devem estar o mais à mão quanto seja possível, é para isso que existem os sistemas de informação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (201.1 Kb)   docx (763.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com