TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnicas De Recrutamento.

Ensaios: Tecnicas De Recrutamento.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/6/2013  •  2.109 Palavras (9 Páginas)  •  444 Visualizações

Página 1 de 9

Sumário

Justificativa da Contratação----------------------------------------------------------------------------03

Descrição Do Cargo-------------------------------------------------------------------------------------04

Fontes de Recrutamento a Serem Realizadas---------------------------------------------------------05

Anúncio Do Cargo--- -----------------------------------------------------------------------------------06

Elenco de Competências Do Cargo-------------------------------------------------------------------07

Sugestões de Dinâmicas de Grupo---------------------------------------------------------------------08

Considerações Finais------------------------------------------------------------------------------------09

Bibliografia-----------------------------------------------------------------------------------------------09

 Justifica da Contratação

A fim de desempenhar suas atividades de forma excelente, envolvendo qualidade, inovação, ótimo atendimento aos clientes, respeito a prazos, melhores preços, etc. as empresas sentem a necessidade de buscar entre outros itens, recursos humanos capacitados e talentosos o suficiente para atender as exigências dos consumidores.

Desta forma, para obter o sucesso, se faz necessário contratar pessoas certas, na quantidade certa e na hora certa.

Para que o recrutamento de pessoas seja eficaz, é preciso que seja definido claramente o perfil da pessoa que vai ocupar o cargo, ou seja, mais que um profissional qualificado tecnicamente, a empresa precisa de pessoas com comportamentos e atitudes adequados à cultura, à missão e os objetivos do empreendimento.

A importância do profissional de recursos humanos neste caso é que cabe a ele a tarefa de desenvolver um sistema de recrutamento e seleção em que seja feita uma comparação entre o perfil e habilidades do candidato e as necessidades da empresa, selecionando assim corretamente o novo colaborador.

Para tanto o profissional deve ter o cuidado de estar bem informado sobre a descrição do cargo, conhecer os principais desafios esperados, ter a percepção correta do perfil comportamental esperado e conhecer a missão, os objetivos e os princípios da empresa, para que não sejam feitas contratações erradas que podem acarretar desgaste, prejuízos e desperdícios para a organização.

O processo de seleção é hoje considerado pelos empresários e executivos das organizações, como um evento empresarial estratégico e vital, dando ênfase à questão da seleção por competências, que nada mais é do que ter nos quadros de colaboradores, pessoas capazes de desempenhar determinada atividade com eficácia em qualquer situação.

Esta relação entre a oferta de trabalho e a procura dos trabalhadores é chamada de mercado de trabalho, onde pessoas e empresas em lugar e época determinados provocam o surgimento e condições dessa relação.

Entender o que se busca num profissional atualmente, as novas regras de trabalho, as relações de competição, as exigências da globalização, tudo isso faz parte da compreensão global da expressão “mercado de trabalho”, fato que o profissional de recursos humanos deverá estar sempre atualizado, a fim de atender a todas as necessidades da empresa.

Também é observada a rotatividade de pessoal na empresa (turnover) e o absenteísmo, ou seja, a ausência física do empregado que pode se dar por vários motivos como afastamentos, licenças médicas, acidentes de trabalho, falta por motivo particular, etc. onde deverá ser elaborado pelo profissional de recursos humanos um planejamento que terá como objetivo não permitir que essas ausências comprometam o bom andamento das atividades da empresa, procurando assim contratar de forma rápida profissionais que estão no mercado de recursos humanos, que é o conjunto de pessoas que se candidatam a determinados empregos e possuem conhecimentos e capacidades necessárias ao cargo.

Estas são tarefas importantes que um profissional de recursos humanos bem preparado irá desempenhar para que a empresa tenha condições de se manter e melhorar a sua competitividade no mercado.

Para tanto se faz necessária a contratação de um analista de recursos humanos, que deverá atender às necessidades da empresa Brasil Confecções no que tange a gestão de pessoas.

 DESCRIÇÃO DO CARGO: Analista de Recursos Humanos

- Missão do cargo: Planejar e desenvolver projetos e atividades nas áreas de seleção e treinamento e demais áreas relacionadas às necessidades de RH.

- Responsabilidades: realizar o recrutamento e seleção de pessoas; fazer descrições de cargos; elaborar e acompanhar o plano de treinamento de desenvolvimento; avaliar o desempenho dos funcionários; fazer entrevista de desligamento; elaborar relatórios de indicadores de RH; ajudar nos projetos de endomarketing e comunicação interna.

Executar tarefas ligadas à área de Recursos Humanos de empresa. Participar do levantamento e análise de necessidade, executar atividades pré-estabelecidas pelos seus superiores para implantação e/ou desenvolvimento de plano de carreira, programas de treinamento e desenvolvimento, avaliação de desempenho, plano de benefícios, segurança do trabalho, etc.

Formação necessária para ser Analista de Recursos Humanos

Para atuar na área de Recursos Humanos/Administração de Pessoal, o profissional deverá preocupar-se em realizar cursos de especialização e Pós-graduação na área. Além disso, é importante estar atualizado sobre as novidades da área e ter conhecimentos em outro idioma. Atualmente, entre os assuntos mais abordados na área, é possível destacar as novas técnicas de treinamento, motivação dos funcionários e aumento da produtividade.

 Fontes De Recrutamento a Serem realizadas

Suas fontes de recrutar e divulgar a vagas internas ou externas.

1º - Recebimento da Vaga

Primeiramente o trabalho de recrutamento inicia-se no momento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com