TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TÉCNICAS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

Tese: TÉCNICAS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2013  •  Tese  •  1.116 Palavras (5 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 5

TÉCNICAS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

ETAPA 01:

PASSO 01:

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO:

É um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização.Selecionar pessoas é comparar seres completamente desiguais.Para tal, o profissional de recursos humanos deve cercar-se de cuidados, para diminuir a subjetividade na hora da comparação.

a seleção pr competência é nada mais nada menos que ter, em nossos quadros de colaboradores, pessoas capazes de desempenhar determinada ativiadae com eficácia, em qualquer situação.

Para finalizar,devemos entender que:

• A tarefa de recrutar e selecionar profissionais é estratégica;

• Esta atividade deve ser entregue a área de recursos humanos e essa tem que estar preparada para assumir esse desafio;e

• Recrutar e selecionar pessoas no mercado é uma atividade com metodologia própria e não ser encarada como um evento pontual, subjetivo e sem importância.

PASSO 02:

MERCADO DE TRABALHO:

É a relação entre a oferta de trabalho e a procura de tarbalhadores, e o conjunto de pessoas e/ ou empresas que em época e lugar determinados, provocam o surgimento e as condições dessa relação.

Hoje em dia o profissional com chance de sobressair é aquele que se mantém atualizado através de leituras de livros, jornais e revistas (cultura geral), que saiba informática, estude língua inglesa e espanhola, seja uma pessoa dinâmica e aberta ao aprendizado.Esta é a base para um futuro promissor.

A fórmula do sucesso é : atualização, informação, criatividade e dinamismo.Resumindo,é saber utilizar na vida "real" toda a teoria que aprendeu.

MERCADO DE RECURSOS HUMANOS:

Refere-se ao conjunto de pessoas que se candidatam a determinados empregos, habilitadas, isto é, que possuem conhecimentos e capacidades necessárias ao cargo.

O mercado de trabalho e o mercado de RH se entrelaçam,de forma que apresentem vagas e candidatos disponíveis para o recrutamento e seleção de pessoal.Os mecanismo de oferta e procura desses mercados trazem conseqüências para os candidatos e organizações que nelas atuam, pois as organizações por fazerem parte de um sistema aberto,caracterizam-se pela rotatividade de pessoal (TURNOVER).O absenteísmo, ou seja, a ausência física do empregado que pode se dar por vários motivos(afastamento, licença maternidade, acidente de trabalho, falta por motivos particulares, etc.), ou então pelo não comprometimento do empregado para com o seu trabalho e conseqüentemente para com a empresa.

PASSO 03:

A importância do profissional para implantação do setor de recrutamento e seleção, pois será este setor que vai facilitar o processo dentro da empresa, ele será responsável por receber dos supervisores,gerentes e até diretores da empresa a vagas disponíveis a partir desta divulgação ele será o responsável por realizar a captação de candidatos para a vaga.

As empresas mudaram a forma de recrutar pessoas,por isso necessitam de um profissional de RH ,que tem técnicas e entendem modernamente que precisam de pessoas com comportamentos e atividades adequadas a cultura, missão, visão e objetivos do negócio, com habilidades e atitudes muito especificas as necessidades do empregador.

Hoje o profissional de RH é obrigado a interagir com o solicitante da vaga para entender a complexidade da mesma, do contrário esse profissional não terá condições de assessorar corretamente o solicitante da vaga.

A maior contribuição que um profissional de RH pode dar a sua organização é selecionar corretamente esse novo colaborador. Caso isso não ocorra acarretará um desgaste e um prejuízo incalculáveis a organização, bem como desperdícios inimagináveis.Tais como:

• Retrabalho.Já que a pessoa contratada não tem o perfil para o cargo;

• Dinheiro e valioso tempo de treinamento focado na pessoa errada;

• Tempo dos supervisores orientando o recém-contratado;

• O processo da tarefa sofrerá de falta de fluidez,visto que o novo colaborador não tem o perfil necessário ao correto desempenho.Isto gerará, na equipe de trabalho como um todo, baixa produtividade; e

• Possíveis problemas no atendimento ao cliente externo.

ETAPA 02:

PASSO 01:

Levantamento e descrição de perfil profissional

Descrição do cargo

Executar tarefas na área de RH da empresa.Implantação do plano de carreira.Gestão em treinamento e desenvolvimento, recrutamento e seleção e avaliação de desempenho, desenvolvimento e aplicação de dinâmicas, treinamento comportamentais e de liderança, plano de benefícios,acompanhamento de política salarial;elaboração de relatórios gerenciais, mediação de conflitos.Experiência:Como Analista de RH em recrutamento e seleção, fechamento de folha e benefícios.Conhecimento: Graduação em Gestão de RH, administração ou áreas afins.

Entrevista

- O que levou você a enviar o seu currículo a esta empresa?

- Fale sobre você

- Quais são os seus objetivos a longo prazo?

- Quais são os seus objetivos a curto prazo?

- Você é capaz de trabalhar sob pressão e com prazos definidos?

- Sabe delegar tarefas?

- Que tipo de decisão é mais difícil pra você?

- Dê-nos motivo de para escolher você

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com