TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnicas De Recrutamento E Seleção

Artigo: Tecnicas De Recrutamento E Seleção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/7/2013  •  683 Palavras (3 Páginas)  •  873 Visualizações

Página 1 de 3

1. Etapa 03 Técnicas de Recrutamento e Seleção de Pessoas.

Antes de qualquer processo seletivo faz-se necessário o levantamento do perfil adequado do candidato que deverá preencher a vaga. A partir destas informações, inicia o processo de recrutamento que pode ser o recrutamento externo ou interno.

É feita a definição de Perfil, levantamento junto às gerências das qualificações necessárias para exercer a função referente à vaga em aberto. Depois é feita a divulgação da vaga, em anúncios em jornais e revistas, agências de recrutamento, contatos em escolas e universidades, cartazes, por indicação de funcionários, consultas ao arquivo de banco de dados de candidatos.Feito o recrutamento, passa para a seleção.

A seleção caracteriza-se pela investigação, junto aos aprovados pelo recrutamento, dos melhores candidatos. É também um processo de pesquisa, porém realizada com maior profundidade.

As técnicas de Seleção de Pessoal é um processo de comparação, de decisão e de escolha que escolhe o melhor candidato com técnicas de entrevistas, testes de conhecimentos, capacidade, testes psicrométricos e de personalidade e técnicas de simulação.

• As técnicas de entrevistas: podem ser estruturadas ( com roteiro pré estabelecido ) ou não – estruturada ( se roteiro definido ); De modo geral as entrevistas , funcionam como um instrumento de comparação por meio do qual o entrevistador compara objetivamente as características oferecidas pelo candidato com os requisitos exigidos pelo cargo a ser preenchido.

• Testes de conhecimento e capacidade: medem o conhecimento adquiridos por meio de estudo, exercícios e experiência de vida. Servem de apoio para decidir se o candidato será aprovado ou não. Esses testes podem ser realizados de diversas formas, são elas: oral, escrita e de realização, podendo ser testes com questões gerais ou específicas.

• Testes psicrométricos: são testes que avaliam objetivamente as aptidões, capacidades e interesses dos candidatos em determinados fatores. Estes fatores compõem o que se chama de inteligência geral. São adequados na avaliação de candidatos para cargos operacionais, administrativos e técnicos

• Técnicas de simulação são dinâmicas de grupo que são realizadas geralmente para vagas que possuem muitos candidatos ou para vagas que exigem que muitas características sejam observadas no candidato, como comunicação, liderança, iniciativa, organização, toma de decisão. Com a dinâmica fica mais fácil visualizar as características mais marcantes nos candidatos, pois exige que eles conversem, debatam, analisem, exponham seus pensamentos, ficando mais fácil selecionar. Para o processo seletivo ter mais chance de ser eficaz a dinâmica costuma ocorrer no primeiro contato, para eliminar os que não possuem as características exigidas para o perfil da vaga. Após a realização da dinâmica, costuma-se aplicar testes e fazer entrevista em candidatos que vão sendo selecionados no decorrer do processo para auxiliar e tornar mais fácil a decisão final.

1.1 Dinâmica de Grupo do “Plano de Ação’’

A empresa Polimec do ramo de metalurgia,é especializada em desenvolver e fabricar peças técnicas mediante desenho, através dos processos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com