TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnicas De Recrutamento E Seleçao

Ensaios: Tecnicas De Recrutamento E Seleçao. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/4/2013  •  1.396 Palavras (6 Páginas)  •  875 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

ALUNA:

DISCIPLINA: TÉCNICAS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

TRABALHO

PROF. ME. JEFFERSON TERUYA DE SOUZA

Araçatuba 14 de junho de 2012

IMPORTÂNCIA DO RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

O Recrutamento e Seleção de Pessoal é um instrumento de extrema importância para uma organização. Quando bem administrado, este processo traz benefícios tanto para o empregador quanto para o candidato a ser admitido.

RECRUTAMENTO REQUER UM CUIDADOSO PLANEJAMENTO, QUE CONSTITUI UMA SEQÜÊNCIA DE TRÊS FASES, A SABER:

1) O que a organização precisa em termos de pessoas

2) O que o mercado de RH pode oferecer.

3) Quais as técnicas de recrutamento aplicar.

ETAPAS DO PROCESSO DE RECRUTAMENTO:

1) Pesquisa internadas necessidades.

2) Pesquisa externa do mercado.

A Seleção e o Recrutamento de pessoas nas organizações são de suma importância no desempenho das equipes, e desenvolvimento do trabalho nas organizações.

Não existe a definição de um método que seja 100% de sucesso garantido. Todos têm suas vantagens, assim como podem apresentar desvantagens. O principal problema hoje em dia é encontrar um profissional que se adapte a organização e que tenha todas as qualidades necessárias exigidas.

Ter somente preparo técnico não é o essencial atualmente. Importante, entretanto não faz mais a diferença na hora de contratar. Muitas vezes sobra experiência, mas faltam habilidades e atitudes. Em muitas outras ocorre exatamente o contrário.

Nesse cenário, o processo de seleção por competências é de relevada importância, são algumas as vantagens da seleção por competências, como por exemplo, o fato de ser mais objetiva, oferecer maior garantia de contratação de sucesso e maior adequação do profissional à empresa. A grande dificuldade, mas que também é o maior objetivo dos eficientes sistemas de Seleção e Recrutamento é encontrar as pessoas certas. Pessoas que possuam os três requisitos básicos para ser um indivíduo competente: o Saber (Conhecimento), o Saber fazer (Habilidades) e o Saber ser (Atitudes).

Seleção de pessoas

A Seleção de pessoas é de extrema importância nas organizações. Conseguir as pessoas certas significa o resultado de um sistema de seleção eficaz.

Seleção, também significa a obtenção e uso da informação a respeito de candidatos recrutados externamente para escolher qual deles deverá receber a oferta de emprego”.

A partir disso, conclui-se que a principal função do selecionador é garantir a eficiência das atividades na empresa, mantendo ou aumentando a produtividade, a partir de um eficiente

sistema de seleção de funcionários.

Uma maneira essencial para que a empresa tenha sucesso é a escolha de colaboradores

competentes e estáveis, que possam permanecer por longo tempo na empresa. Segundo Ettinger(1980), “nenhuma empresa é melhor do que as pessoas que nela trabalham.

A mudança de pessoal é um contratempo custoso, tanto quanto treinar empregados, a fim de que tenham bom desempenho”.

Para Ettinger (1980), segundo seu manual de Administração do Pessoal, devem seguir-se as seguintes etapas, recrutamento (localizar e convidar candidatos adequados), entrevista (troca de informações entre o empregador e o possível futuro empregado), comprovação das

aptidões do empregado (deve examinar-se a capacidade física e intelectual.

No cenário de mudanças empresariais as organizações se deparam com inúmeros

desafios que acabam influenciados todos os processos da organização, especificamente quando falamos sobre gestão de pessoas temos pontualmente uma rotina de apoio que acaba sendo influenciado recrutamento de pessoas.

Uma questão que atualmente vêm preocupando os profissionais da área de recursos

humanos nas organizações é a intensificação das saídas ou perdas de recursos humanos, provocando assim, a necessidade de compensá-los através da intensificação de entradas. As novas admissões devem ser direcionadas para manter o nível de recursos humanos em proporções adequadas e com qualidade de potencialidade individual para agregar valor a organização.

O recrutamento, como um processo de atração e escolha de indivíduos, auxilia na

correta seleção dos talentos pelos gestores, obtendo informações a respeito destes, para verificar o interesse da empresa em admiti-lo e também par a despertar o interesse do próprio candidato.

Este artigo visa descrever o processo de recrutamento em quantidades de pessoas para empresas que possuem sazonalidade no seu quadro de funcionários, no primeiro contexto será tratado sobre o processo de recrutamento, depois sobre fontes supridoras de recursos humanos e meios de comunicação e por fim triagem de recursos humanos para a seleção de mão de obra.

O recrutamento de pessoas quando se depara com a sazonalidade no quadro de pessoas da organização enfrenta um problema complexo que muitas vezes precisa desconsiderar muitas rotinas burocráticas para conseguir alcançar seu objetivo, é a busca de vários talentos ao mesmo tempo em exigindo competências diferentes. Normalmente não se encontra fontes supridoras de talentos em curto prazo, e com isso tem a deficiência de não conseguir uma amostra suficiente para atuar na escolha correta dos futuros funcionários da organização, com isso diminui a qualidade na seleção e conseqüentemente possível futuro desligamento que gera novo processo de recrutamento.

Recrutamento de pessoas

Processo de recrutamento pessoal é constituído pela comunicação de recursos humanos da administração de gestão de pessoas com os recursos humanos internos ou externos.

Para que um processo de recrutamento seja eficaz, Araújo (2006) destaca que o recrutamento deve ser um processo de comunicação bilateral. Considera-se que os candidatos desejam informações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com