TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia Da Informação: A Base sólida Dos Processos Logísticos

Casos: Tecnologia Da Informação: A Base sólida Dos Processos Logísticos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  1.294 Palavras (6 Páginas)  •  470 Visualizações

Página 1 de 6

Tecnologia da Informação: A base sólida dos processos logísticos

A Informação com rapidez e precisão é crucial para o bom desempenho dos processos logísticos, sendo que a mesma deve ser a base sólida, onde os gestores analisam e estruturam suas decisões. A tecnologia da informação consiste em ferramentas utilizadas para obtenção e acesso às informações, de tal forma que possamos tomar as melhores decisões. Neste artigo destacaremos a importância da tecnologia da informação, suas aplicações e tecnologias que permitem aos gestores e operadores obtenção dos melhores resultados nos processos logísticos.

Introdução

A Logística vem apresentando uma evolução crescente e hoje é um elemento-chave na estratégia competitiva das empresas. Até pouco tempo a Logística era compreendida somente como transporte e armazenagem. Atualmente as empresas já compreendem na Logística uma potente ferramenta para garantia de sucesso de seus processos e bons resultados operacionais e financeiros.

A informação possui papel crucial para a eficácia do desempenho da Logística porque é o alicerce sólido para que os gestores estruturem seus planejamentos e decisões. A Tecnologia da Informação consiste em ferramentas utilizadas para obter acesso às informações e para analisá-las, de maneira que se possa tomar as melhores decisões para os processos logísticos.

A Tecnologia da Informação consiste em várias tecnologias que coletam, processam, armazenam e transmitem informações com suporte de hardware e software, utilizados por toda uma cadeia logística para agrupar e analisar informações. A Tecnologia da Informação é como os olhos e ouvidos da gestão, recebendo e enviando as informações necessárias.

Os sistemas de Tecnologia da Informação são fundamentais, pois permitem que as empresas reúnam e analisem as informações. Elas podem ser segmentadas de acordo com as atividades logísticas envolvidas, nos quais se concentram e com fase de decisões dos processos aos quais são envolvidos,Neste artigo, destacaremos a importância da Informação, suas aplicações e tecnologias que permitem aos gestores de Logística chegar as melhores decisões.

1 – A importância da TI no fluxo de informações nos processos logísticos

A cada dia que passa o fluxo de informações se torna fator de grande preocupação e importância nos processos que envolvem as operações logísticas. Os conjuntos básicos de informações logísticas incluem pedidos de clientes e de ressuprimento, necessidades de estoque, programação de atividades dos depósitos, documentação de transporte e faturas. Antigamente, me lembro como se fosse hoje, o fluxo de informações era documentado principalmente em papel, resultando em lenta transferência de informações, sendo pouco confiável e propensa a erros. O fluxo de informação documentado em papel aumenta o custo e diminui a velocidade operacional reduzindo a satisfação do cliente pela dificuldade em disponibilizar uma informação quando solicitada, proporcionando perda no mercado em que atua. Na figura 1 observamos os diversos processos de negócios e organizações, desde o cliente final até os fornecedores originais, que proporcionam os produtos, serviços e informações que agregam valor para o cliente.

Figura 1: processos de negócios

Hoje, obtém maior sucesso em seus negócios as empresas que possuem credibilidade. Por exemplo, você contrataria algum tipo de serviço de empresas que trabalham com o ditado “Devagar se vai ao longe” ou “A pressa é inimiga da perfeição”? É claro que não! O fator agilidade é de grande importância, principalmente quando o assunto é Logística. Conforme figura 2, demonstrada a seguir, foi preciso percorrer um caminho para que obtivéssemos um processo mais organizado e preciso quanto à confiabilidade das informações nos processos logísticos.

Figura 2: Evolução nos processos logísticos

Para implementação da TI devemos considerar alguns fatores de grande importância. Dentre eles destacamos:

o Conhecimento do processo para escolha do sistema adequado ao negócio da empresa;

o Redução dos Custos Operacionais;

o Acuracidade da Operação;

o Segurança Operacional;

o Administração de Retornos do estoque em vazio;

o Velocidade Operacional;

o Garantia da Imagem da Empresa;

o Acuracidade de Localização;

o Intensidade de Fluxo;

o Administração de Horas Extras;

o Áreas de estocagem;

o Administração de fluxos de retorno em vazio;

o Movimentação livre de perdas;

o Informações em Tempo Real;

o Qualificação de pessoal;

o Acuracidade de Estoque;

o Movimentação livre de perdas;

o Investimentos em TI.

O custo decrescente da tecnologia da informação, associado à sua maior facilidade de uso, permite aos gestores de logística utilizar essa tecnologia, com o objetivo de transferir gerenciar informações eletronicamente, com maior eficiência, qualidade e rapidez. A transferência e o gerenciamento eletrônico de informações proporcionam oportunidades de redução de custos logísticos por meio de melhor coordenação, além do aperfeiçoamento dos serviços que podem ser consubstanciados na melhor oferta de informações a clientes.

Importante ressaltar que para se fazer uso adequado da Tecnologia da Informação na Logística é importante que se tenha o conhecimento dos processos logísticos, sabendo quais são as melhores práticas a serem utilizadas para cada momento de seu processo. Na grande maioria das vezes, ainda, muitas empresas mal conhecem o conceito de Logística e menos ainda as ferramentas que podem dar a sustentação para o bom desempenho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com