TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teste de Vida de Prateleira

Por:   •  9/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  938 Palavras (4 Páginas)  •  71 Visualizações

Página 1 de 4

ANÁLISE CRÍTICA ARTIGOS

CINÉTICA DA DEGRADAÇÃO DE GELEIADA DE MORANGO

O artigo abordou sobre os desafios que existem para manter a qualidade e aumentar a vida de prateleira que envolvem o Morango. O foco principal foi avaliar o efeito da temperatura sobre a vida de prateleira da Geleia de Morango.

Inicialmente foram preparadas as geleias e realizadas análises de pH, sólidos solúveis, ácido ascórbico, umidade, cinzas, proteínas e lipídeos, todos eles com metodologias do Adolf Lutz ou AOAC, consideradas confiáveis. Depois de deixar as geleiadas armazenadas foram feitas novas análises, assim como as anteriores, porém com amostras em diferentes temperaturas de armazenamento.

Para fazer o julgamento das amostras realizaram o teste de avaliação de atributos, a partir de uma escala de intervalo não estruturada de 9 cm, conforme as indicações da International Organization for Standardization (1987), técnica bastante utilizada, assim como nas pesquisas de NACHTIGALL e ZAMBIAZI (2006) e MENDONÇA et al (2009).

Os resultados encontrados coincidem com os de outros pesquisadores e os esperados pela literatura, como por exemplo os valores de pH que coincidem com os encontrados por CARNEIRO et al (2012). O tratamento térmico feito pelos autores foi eficiente, de forma que foi detectada a presença de ácido ascórbico, um indicativo da eficácia do procedimento. As geleias armazenadas até 30°C não sofreram variações de cor, odor, sabor e textura. Porém, em uma temperatura de armazenamento de 40 °C ocorreu o escurecimento e perdas de odor, sabor e textura.

De modo geral, as informações expostas no artigo vão de encontro com as da literatura encontrada. A comparação com dados de outros pesquisadores enriqueceria a discussão do mesmo.

REFERÊNCIAS

CARNEIRO, A.P.G.; COSTA, E.A.; SOARES, D.J.; MOURA, S.M.; CONSTANT, P.B.L. Caracterização físico-química dos frutos in natura e geleias de morango e pêssego, e aspectos de rotulagem do produto ao consumidor. Revista Brasileira de Produtos Agroindustriai, v. 14, n.3, p.295-298, 2012.

MENDONÇA, Carla R.B.; GRANDA, Graziele.G.; ROSA, Vanessa.P.; ZAMBIAZI,Rui.C. Vinagres alternativos: características físicas, químicas e sensoriais. Alimentos e Nutrição. 13.2009

NACHTIGALL, ALINE MANKE; ZAMBIAZI, RUI CARLOS. GELÉIAS DE HIBISCO COM CONTEÚDO CALÓRICO REDUZIDO: CARACTERÍSTICAS SENSORIAIS. Boletim do Centro de Pesquisa de Processamento de Alimentos, [Sl], junho de 2006. ISSN 19839774. Disponível em: < https://revistas.ufpr.br/alimentos/article/view/5295/3925 >. Data de acesso: 26 set. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.5380/cep.v24i1.5295 .

PEREIRA, J.M.; MOREIRA, M.C.N.D.; ALMEIDA, G.L.; NACHTIGALL, A.M.; VILAS BOAS, B.M. Elaboração e avaliação de geleia mista de caqui e morango. Tecnologia e Ciência Agropecuária, v.11, n.6, p.101-105, 2017.

CINÉTICA DE DEGRADAÇÃO E VIDA-DE-PRATELEIRA DE SUCO INTEGRAL DE MANGA

O artigo objetivou determinar a vida de prateleira do suco integral de manga Ubá através de análises da cinética de degradação do mesmo, tendo a Vitamina C como parâmetro de qualidade.

As amostras de suco foram coletadas diretamente na indústria e foram levadas ao laboratório para análises. Os testes iniciais realizados abordaram a metodologia de Instituto Adolf Lutz, a qual é considerada em testes oficiais, portanto segura. A leitura de cor foi realizada através do colorímetro Minolta color reader CR-10, sistema CIELAB, mesmo método de avaliação utilizado por ALVES (2014). A diferença total de cor foi calculada através da fórmula de um autor não referenciado.

Para a determinação da viscosidade foi realizada por reômetro de cilindros concêntricos tipo Searle, marca Brookfield, modelo R/S plus SST 2000, a 25ºC, utilizando o sensor DG DIN e taxa de deformação de 10 s-1, método também utilizado em estudo de polpas por REIS (2013). A Vitamina C foi analisada através de métodos oficiais da AOAC de 1984 e as outras análises e cálculos também se basearem em métodos já conhecidos pela literatura.

Por fim, o teste acelerado de vida de prateleira estimou a validade do suco, baseada na concentração de Vitamina C em 190 dias, com uma temperatura de armazenamento de 25°C.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (94.2 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com