TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Texto: Debate Conceitual

Por:   •  30/10/2017  •  Relatório de pesquisa  •  269 Palavras (2 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 2

A leitura do texto tem como objetivo o debate de conceitos através do diálogo de diferentes autores. Nele, aborda-se a respeito do território, da paisagem, do ambiente, do sistema, do espaço e, posteriormente, sobre os espaços livres. O essencial na leitura desse artigo é refletir sobre os diferentes pontos de vista sobre o mesmo tema.

Quando tratamos a respeito do conceito de ambiente, por exemplo, podemos perceber que ele se assemelha ao da paisagem a medida que ambos apresentam uma relação simbólica e física. Porém, a palavra chave que distingue ambas definições é “função”, pois, o ambiente está atrelado ao recorte espacial em que nos inserimos, ou seja, sua relação é com o uso em que ele é proposto. O ambiente também depende da percepção do usuário, esse olhar que, por sua vez, é absolutamente pessoal e define como e para que ele se destina.

O sistema pode ser definido tanto pela palavra em si que quer dizer “reunião, grupo, conjunto”, como por ações como “combinar, ajustar, formar”. A teoria dos sistemas afirma que há múltiplas relações envolvidas em um único sistema e os seus elementos estão em permanente transformação. Seguindo o mesmo pensamento, Milton Santos ao definir o espaço o considera como um sistema complexo. O conceito de espaço é bastante amplo e permite ser colocado lado a lado com algumas definições de paisagem, de lugar e até mesmo de ambiente.

Desse modo, ter a noção do que é um sistema é essencial para a compreensão das relações de interdependência que compreendem um espaço e a relação de hierarquia envolvida nos múltiplos recortes de sistemas de espaços livres.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (45.7 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com