TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DO TEXTO: CARACTERÍSTICAS E IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELOS RESÍDUOS SÓLIDOS: UMA VISÃO CONCEITUAL

Por:   •  27/3/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  740 Palavras (3 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 3

ANÁLISE DO TEXTO: CARACTERÍSTICAS E IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELOS RESÍDUOS SÓLIDOS: UMA VISÃO CONCEITUAL

           A leitura e análise textual do presente artigo, foram minha primeira conexão com o texto proposto, onde precisei ao mesmo tempo fazer uma leitura rápida e atenta, porém dando ênfase em algumas características presentes, colhendo impressões iniciais. A minha primeira impressão, é que se trata de um texto sobre os resíduos sólidos e seus impactos que podem causar ao meio ambiente. Fui fazendo a leitura e anotando minuciosamente e pude verificar nomes dos autores, nos quais são José Carlos Mota, Mércia Melo de Almeida, Vladimir Costa de Alencar, Wilson Fadlo Curi.

            O artigo mostra uma pesquisa bibliográfica em relação aos resíduos sólidos, mostrando como eles podem causar impactos ao meio ambiente se forem usados de maneira errada. De acordo a origem, os resíduos se classificam provenientes do uso doméstico, do setor comercial, do setor industrial, dos hospitais e especial. É importante saber o destino dos resíduos, para que seja evitado alguns problemas que podem acarretar por causa do mau uso deles.

            Resíduos sólidos segundo o texto, é o lixo que corresponde a todo material que provém das atividades diárias do homem em sociedade. Os resíduos sólidos podem ser orgânicos e inorgânicos, podendo ser encontrados no meio ambiente nos estados sólidos, líquidos e gasoso. Mas o descarte desses resíduos transformou em um grande problema mundial, pois podem dar prejuízos ao meio ambiente se descartados de forma incorreta, afetando o solo, a água e/ou ar.

              Na revisão bibliográfica feita pelos autores, abrange o conceito de resíduos sólidos, no qual tem como definição ‘’lixo’’, que é qualquer material supérfluo, sem valor, gerado pela atividade humana, o qual precisa ser descartado. É apresentado também algumas características dos resíduos sólidos, nas quais tais características podem variar de acordo os aspectos sociais, econômicos, culturais, geográficos e climáticos.

              No artigo, é apresentado um gráfico, onde é possível analisar a composição gravimétrica do lixo dos países Brasil, Alemanha, Holanda e Estados Unidos, denota-se que a matéria orgânica tende a se reduzir nos países mais desenvolvidos ou industrializados, por razão da grande quantidade de alimentos semiprontos disponíveis no mercado consumidor, como é o caso dos Estados Unidos que apresenta praticamente a metade da quantidade de matéria orgânica comparado ao Brasil.

             Quanto à sua classificação, os resíduos podem ser: lixo doméstico ou residencial; lixo comercial; lixo industrial; lixo radioativo; lixo de portos, aeroportos e terminais rodoferroviários; lixo agrícola e resíduos de serviços de saúde. Para o descarte do lixo, deverá ter sua disposição final através de coleta seletiva, lixão ou vazadouro, aterros sanitários, usinas de compostagem e incineração.

               A metodologia utilizada através da pesquisa bibliográfica pertinente ao tema proposto por tratar-se de um procedimento reflexivo sistemático que possibilitando a definição, o esclarecimento e tentando responder as questões indagadas pela comunidade científica, governos, sociedade civil, entre outros. A discussão e o resultado abrangem a análise e discute uma série de pesquisas realizadas por diversos autores em diversos países e estados brasileiros sobre os resíduos sólidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (47.7 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com