TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos de Processos do Bióleo

Por:   •  5/4/2021  •  Artigo  •  6.649 Palavras (27 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 27

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA

CURSO DE ENGENHARA QUÍMICA

andressa mazur

aRIÉLLY PORTO RYPKA

juliana regina

bióleo

Trabalho acadêmico

PONTA GROSSA

2018

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA

CURSO DE ENGENHARA QUÍMICA

andressa mazur

aRIÉLLY PORTO RYPKA

juliana regina

bióleo

Trabalho Acadêmico apresentado disciplina de Indústria de Processos Químicos II, do curso superior de Engenharia Química do Departamento Acadêmico de Engenharia Química – DAENQ – da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR -, como requisito parcial para obtenção de aprovação.

Orientador: prof. Me. César Augusto Canciam

PONTA GROSSA

2018

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        4

2        MATÉRIAS-PRIMAS        6

3        PROCESSO DE PRODUÇÃO        9

3.1 Comparação pirólise e liquefação        9

3.2 Pirólise        10

3.2.1 Pirólise rápida        11

3.3 BENEFICIAMENTO DO BIÓLEO        13

3.3.1 Hidrodesoxigenação        13

3.3.2 Craqueamento catalítico        14

3.3.3 Mistura do bióleo com diesel        14

4        PRODUTO PRINCIPAL E SUBPRODUTOS        15

4.1 Produto líquido        15

4.2        Produtos sólidos        17

4.3        Produtos gasosos        18

5        DESTINAÇÃO DOS RESÍDUOS        19

6        PANORAMA ATUAL        20

7        CONSIDERAÇÕES FINAIS        24

REFERÊNCIAS        25


  1. INTRODUÇÃO

        A demanda por energia vem crescendo exponencialmente a partir da primeira revolução industrial em 1730, e hoje é fundamental para o desenvolvimento da grande maioria de atividades cotidianas da população e das indústrias. Para atender esta demanda é necessário então uma grande quantidade de combustível, e este pode vir de fontes renováveis quanto não renováveis.

        Inicialmente se empregou o carvão mineral como principal fonte energética para atender as indústrias, com a evolução tecnológica optou-se pela utilização do petróleo refinado como fonte combustível, sendo empregada não mais apenas no setor industrial, mas também para produção de energia elétrica para a população e então como matriz energética para veículos. O petróleo permaneceu durantes muitas décadas, como principal interesse mundial tanto financeiro quanto de estudos para geração de tecnologia de extração e refino, pois este possui reservas em poucas regiões do globo, com condições de extração e composição diferenciadas (SANTOS, 2007).

        Com a realização de estudos ambientais por grandes institutos de pesquisas observou-se que os poluentes emitidos por essa matriz energética não renovável ocasionavam danos a biosfera que se não controlados podem causar o fim das condições necessárias para a sobrevivência da humanidade, flora e fauna. Estes relatórios alertaram para a necessidade de estudar novas fontes de energia renováveis e de baixo impacto.

        Devido a pressões políticas internacionais para a redução de emissão de poluentes e a ocorrência de guerras em regiões estratégicas do mundo, ricas em petróleo, nas décadas de 1970 e 1980 começou-se a pesquisar novos combustíveis e a implementação de projetos como o Proálcool e Pró-óleo e a criação do Biodiesel no Brasil (SANTOS, 2007).

        A participação de recursos renováveis na matriz energética brasileira no ano de 2015 esteve entre as mais elevadas do mundo, segundo dados do relatório do balanço energético nacional. (SANTOS et al, 2016) O uso da biomassa como fonte energética entrou em voga devido tanto a consciência do possível esgotamento das reservas de combustíveis fósseis quanto a geração de grandes quantidades de resíduos sólidos sem destinação adequada.

        Proveniente de outros processos industriais onde é considerada resíduo, a biomassa pode utilizar de várias vias para produção de energia. Segundo Rodrigues et al (2011), a produção de combustíveis líquidos a partir da biomassa é um dos métodos mais eficientes de conversão energética, concentrando assim energia por meio de diversos processos.

[pic 1]

Figura 1. Via de conversão energética da biomassa

Fonte: RODRIGUES et al., 2011.

As principais rotas são a bioquímica e a termodinâmica, a primeira fazendo uso de enzimas e reagentes, e a segunda tendo o calor como principal agente transformador. Os processos termoquímicos se diferenciam pela presença ou ausência de agente oxidante, normalmente gás oxigênio, e quantidade de ar no ambiente (RODRIGUES et al, 2011).

        A pirólise é uma tecnologia com grande potencial, sendo atualmente o interesse de uma grande quantidade de pesquisas, seu produto líquido, o bióleo, possui baixa estabilidade e poder calorífico (KHATTAB; SIMÕES; MATTOS, 2014), necessitando do emprego de outras técnicas e controle de processos para obtenção de um produto final capaz de atender as especificações de equipamentos como motores, caldeiras e turbinas (RODRIGUES et al, 2011).        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.9 Kb)   pdf (809.9 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com