TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tira Duvidas - Higiene ocupacional

Por:   •  4/4/2016  •  Resenha  •  358 Palavras (2 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 2

Agentes Físicos

        Quando falamos de higiene ocupacional, estamos falando em trabalhar na prevenção para que possamos evitar o problema antecipadamente, através de estudos, avaliações e formas de controle dos agentes causadores de doenças. Prevenção de Doença, não é apenas evitar que algum problema ocorra, devemos entender como algo mais amplo, trabalhar em cima de prevenção, controle, avaliação de riscos e também exposição errada aos agentes ambientais.

        A Higiene ocupacional atua principalmente na intervenção deliberada nos ambientes de trabalho, controlando, conscientizando e prevenindo as doenças. Ela é conhecida por sua atuação com a medicina ocupacional, onde o maior foco é o ser humano.

Podemos classificar os agentes ambientais como físicos, químicos e biológicos. Além disso podemos ir mais além e levantar outros fatores classificados como estresse ocupacional, que estão ligados a ergonomia e que também podem desencadear doenças. Podemos considerar que agentes físicos são as formas de energia que processos e equipamentos a que os profissionais ficam expostos, liberam durante o período de trabalho, como:  vibrações, calor, ruídos, frio, pressões fortes e até mesmo radiações sejam elas ionizantes ou não.

Iremos trabalhar com os agentes físicos neste material, considerando vibrações e ruídos (Parte 1).

São necessárias várias ciências quando estamos falando de antecipar, reconhecer, avaliar e controlar os agentes ambientais, tais elas como tecnologias avançadas e especialidades diversas. A engenharia, cuida da avaliação e do controle; Quando estamos no processo de avaliação, faz-se necessário também outros recursos como os laboratórios e seus instrumentos, para que se possa fazer uma análise química e analítica; podemos utilizar a bioquímica, a medicina e a toxicologia, para trabalhar com os agentes já nos organismos. Podemos compreender a exposição do trabalhador e os tipos de agentes químicos ou físicos, com o uso das ciências básicas.

Ao reconhecer que existem agentes ambientais estamos emitindo um alerta, a partir daí é feita uma avaliação adequada que deverá levar a decisões para todo o ambiente, detectando os riscos e controlando-os. Deverão ser colocados valores de referência, para indicar qual a intolerabilidade existente. Isso tudo nos traz o conceito do limite de exposição (quais os limites toleráveis).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (48.4 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com