TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Marketing

Ensaios: Trabalho De Marketing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  2.188 Palavras (9 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 9

Trabalho de Marketing

Em sua visão, como Estrategista de Marketing, quais são as características de consumo mais marcantes de cada uma das 4 classes sociais( A/B/C/D)?

Classe A (Características)

Consome produtos e serviços de primeira linha;

Adere de imediato a novos padrões de tecnologia;

Investe em exclusividade e marcas de luxo;

Poder fazer uma graduação ou pós no exterior;

Financia apenas bens de alto valor, como imóveis, carros e lanchas;

Renda familiar acima de 20 salários mínimos.

Classe B (Características)

Debuta em hábitos mais sofisticados;

Viaja e estuda no exterior;

O crédito permite antecipar o consumo de itens associados à classe A;

Não consegue comprar tudo o que gostaria e tem de ser seletivo;

Renda familiar entre 10 salários.

Classe C(Características)

Passa a participar intensamente do mercado consumidor, amparado, sobretudo, pelo crédito;

Procura novidades em eletroeletrônicos e experimenta novos produtos no supermercado;

Ainda depende muito do preço baixo;

Já tem renda para a primeira viagem nacional de avião e para um curso superior privado;

Renda familiar entre três salários mínimos e dez salários.

Classe D (Características)

Esse extrato social ainda tem demandas muito básicas a ser atendidas;

Começa a equipar a casa com os eletrodomésticos mais baratos;

Alguns já conseguem pagar o ensino fundamental particular para os filhos;

É nesse estágio de consumo que há as primeiras experiências com crédito, como a aquisição de um carro usado ou de um imóvel na periferia;

Renda familiar entre um salário mínimo e três salários:

Qual é o comportamento de compra dos consumidores de cada uma das classes?

Falando em comportamento do consumidor, pode ser visto como um processo de estímulo e respostas. Para o profissional da área de marketing, é importante entender o que acontece na fase entre o estímulo e a decisão de compra.

O comportamento dos consumidores da classe “A” é de se obter os produtos, melhores com qualidade elevada, marcas de ponta, e acompanhando a tecnologia a todo o momento.

O comportamento dos consumidores da classe “B”, podemos dizer que andam na “sombra” da classe “A”, pois acompanha atentamente as evoluções e produtos novos no mercado, porém nem sempre consegue adquirir suas aquisições, pois ainda precisa pensar em seu orçament

O comportamento dos consumidores da classe “C” é de um explorador do momento, ou seja, faz viagens com as economias, depende afetuosamente de crédito, experimenta inovações, e depende das ofertas que o mercado oferece.

O comportamento dos consumidores da classe “D” digamos que é de comportamento do filho mais pobre da família, onde estaria começando seu desenvolvimento cultural em ralação as finanças, atraídos pelos produtos de menor custo possível, quando podem, em sua primeira aquisição compram veículos usados e financiado e imóveis em bairros pertencente às periferias, nessa fase que o consumidor dessa classe, passa a fazer primeiros contatos com crédito.

Dessa forma a análise do comportamento dos consumidores, visa identificar, como as pessoas grupos e organizações, selecionam, compram, usam e descartam, artigos, serviços, idéias ou experiências para satisfazer suas necessidades e desejos.

Na sua visão, quem é o consumidor brasileiro da classe “A”, da classe “B”, da classe “C” e da classe “D”?

Analise-os separadamente

Ao mesmo tempo em que temos problemas como péssima educação, temos a nosso favor o bom crescimento econômico, uma classe baixa mais esclarecida, presente na internet, estudando e consumindo produtos que antes eram restritos aos mais ricos. Esse sim é um lugar, que enriquece e para o qual têm que se redesenharem produtos e serviços. E não nas grandes zonas de auto escalão como Oscar Freire, onde é tudo igual há anos, e há anos que nada esta se criando para o consumidor que anda por lá, o mercado tem que parar de ficar falando em números quando o assunto é a nova classe de consumidores.

Tratamos comunicação para a classe média como comunicação de nicho. Não em um país que tem 180 milhões de consumidores inseridos nas classes “C” e “D” segundo fontes de pesquisas, antes de se apresentar uma ampla pesquisa feita em bairros da periferia de São Paulo, Rio de Janeiro e em outras regiões do país.

Assim na minha visão, quanto ao consumidor brasileiro às classes estão separadas politicamente, atuando num país onde parece ter muito mais que essas classes, que estamos estudando, enfim, as classes apresentam em minha opinião:

Classe “A”- (Poder aquisitivo alto – RICOS). Representa o poder de ter os melhores produtos, serviços diferenciados,com um custo elevado, já que o dinheiro para essa classe, não é problema e sim solução.

Classe “B”- (Poder aquisitivo Ponderado – Classe Trabalhadora com cargos elevados em suas empresas). Um pouco abaixo da classe “A” , a classe “B”, procura acompanhar a classe acima, mas com algumas dificuldades, pois conta com o lado financeiro, não tão favorecido como o da classe “A”.

Classe “C”- (Classe assalariada – com cargos nas empresas com media elevações e responsabilidades). Grande parte dessa classe se denomina trabalhadores, talvez a classe que mais movimente o comercio em geral, com relação a produtos, o alvo dessa classe é manter-se instável em suas economias, para comprar em épocas sazonais.

Classe “D”- (Poder aquisitivo Baixo). Classe Trabalhadora com geralmente um ou no máximo dois trabalhadores em atividade nas residências, a baixa renda, transforma a necessidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com