TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Sistemas Produtivos

Por:   •  21/8/2019  •  Relatório de pesquisa  •  2.480 Palavras (10 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 10

2.Mapeamento completo dos processos operacionais (VSM).

O mapeamento de fluxo de valor ou VSM é importante para designar quais são as etapas que realmente agregam valor ao produto. No VSM abaixo, temos o lead time de 18h18min45s. o tempo dos processos que agregam valor ao produto é de 4730 segundos, ou seja, 1h19min. Houve dúvida se os processos de limpeza e expedição agregam valor ao produto. Nesse aspecto, percebeu-se que a limpeza é algo relevante para os clientes, e o cuidado na expedição também. Logo, esses processos foram definidos como agregadores de valor ao produto.

Figura 1 - Mapa de fluxo de valor

Fonte:Autoria própria

3.Inputs,processos e output da macro-operação

3.1 Recursos transformadores

Após a análise dos processos, notou-se que os processos transformadores são, nessa ordem: retirada dos ossos das peças,tirar couro e cortar peça, limpar bancada e pegar máquina de moer, limpar e montar a máquina,moer, pegar liquidificador e ingredientes pro tempero, fazer tempero, misturar carne de porco e tempero,montar máquina que enche linguiça, lavar tripa, encher a linguiça e amarrar sacos de linguiça.

3.2 Recursos transformados

A matéria-prima vinda de input para os processos de fabricação da linguiça é a carne de porco. No açougue do Marquinho, o porco já vem sem cabeça e sem os membros, então o chamam de porco especial. Recebem a carne de porco semanalmente , toda segunda-feira.

3.3 Resultados finais dos processos

O output seria a linguiça já ensacada e amarrada, pronta para ser colocada para venda ou enviada aos clientes. A linguiça pronta normalmente é disponibilizada para a venda um dia depois do recebimento daquela, já na terça-feira.

4.Representação polar

Figura 2 - representação polar

Fonte: Autoria própria

5.Indicadores de desempenho e resultados obtidos destes.

5.1 Produção

Um dos indicadores de desempenho que foram possíveis de serem analisados é o indicador de produtividade. De acordo com o dono da empresa, o Marquinho, são vendidos no açougue cerca de 400 quilogramas de linguiça por semana.

5.2 Eficiência

Além disso, pode-se analisar o tempo de ciclo do processo, que é de 18h18min45s. Vale ressaltar, também a importância das máquinas de moer e dos operadores para ensacar a linguiça. Além disso, é importante que a entrega da carne seja pontual. Desse modo, o açougue pode se organizar melhor para recebê-la e os processos são realizados de forma eficiente, de modo a seguir sua sequência natural de ações.

5.3 Eficácia

O açougue atende muito bem às expectativas dos clientes. Há 21 anos, quando o Marquinho assumiu o negócio, havia reclamações de que o lugar era pequeno e nada era comentado sobre a qualidade da carne de porco. Atualmente, o lugar é de um tamanho maior, que comporta maior quantidade de produtos. Desse modo, a clientela subiu e pode-se ter mais opções de produtos. Além disso, a carne de porco é comprada apenas da Sadia e Perdigão, marcas reconhecidas no mercado com selo de qualidade de produto.

6.Ferramentas da Qualidade aplicada

Para garantir a qualidade do produto, deve-se seguir uma sequência de ações, nessa ordem: planejamento, desenvolvimento,controle e avaliação. Desse modo, pode-se buscar as melhorias dos processos de maneira mais eficiente. Nesse sentido, a melhoria contínua é estabelecida. Exemplos de ferramentas que podem ser utilizadas são o diagrama de causa e efeito e o gráfico de Pareto. Nesse projeto, não foram coletadas suficientes informações de problemas ou falhas de processo.

6.1 Diagrama de causa e efeito ou Diagrama de Ishikawa

Conforme o diagrama a seguir, pode-se perceber os principais defeitos das mais diversas áreas que envolvem o processo de produção. Identificar esses defeitos é importante para a elaboração de soluções que possam combatê-los. O diagrama espinha de peixe mostra isso de forma bem concisa e objetiva.

Figura 3 - Diagrama de causa e efeito

Fonte: Autoria Própria

6.2 Gráfico de Pareto

Pode-se perceber pelo gráfico de Pareto os pesos que os defeitos tem sobre o açougue. Isso se justifica pela grande importância dada pelos clientes a certos defeitos e pequena importância a outros. Nesse caso, o maior defeito foi a falta de limpeza do local de trabalho, algo inadmissível para a maioria dos clientes. Enquanto um açougueiro sem experiência seria o menor dos defeitos..isso deve-se do fato de que, apesar de poder haver um atraso nos processos devido à inexperiência, com um treinamento que não demanda tanto tempo, o açougueiro já estará apto para realizar as atividades sem problemas.

Nesse sentido, o gráfico pode auxiliar para a priorização para solucionar alguns defeitos em detrimento de outros, baseando-se no peso que estes têm para o consumidor.

Figura 4 - Gráfico de defeitos

Fonte: Autoria Própria

6.3 Fluxograma

No fluxograma ou flowchart , pôde-se perceber que o processo que é o gargalo é amarrar os sacos de linguiça, pois possui o maior tempo de ciclo.

Figura 5 - Fluxograma

Fonte: Autoria Própria

6.4 Sequência dos processos

1 - Tirar osso das peças 7min 19s (nisso ele perde

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)   pdf (71.5 Kb)   docx (19 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com