TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Tecnologia Da Informação

Casos: Trabalho Tecnologia Da Informação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  1.883 Palavras (8 Páginas)  •  452 Visualizações

Página 1 de 8

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

FUNDAMENTOS DA INFORMAÇÃO

2014

SUMÁRIO

1 CAPA..........................................................................................................................1

2 INTRODUÇÃO.........................................................................................................3

3 OBJETIVO................................................................................................................3

4 DESENVOLVIMENTO...........................................................................................3

4.1 Banco de Dados Orientado a Objetos....................................................................3

4.1.1 Aplicação e mecanismo de funcionamento.........................................................3

4.1.2 Diferença entre banco de dados orientado a objetos e relacional......................4

4.2 ORM - Mapeamento Objeto Relacional.................................................................5

4.2.1 Como desenvolver utilizando o modelo orientado a objetos...............................5

4.2.2 O que é ORM e para que é utilizado...................................................................5

4.2.3 Ferramentas disponíveis no mercado.................................................................6

4.2.4 Vantagens e desvantagens da ferramenta ORM................................................6

5 CONCLUSÃO.........................................................................................................7

6 REFERÊNCIAS..........................................................................................................7

2. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como principal alvo pesquisar e aplicar os conceitos estudados no quarto semestre do curso superior em Analise e Desenvolvimento de Sistemas, ministrados pela UNOPAR – Núcleo de Viçosa - MG. Com intuito de aprofundar conhecimentos e técnicas avançadas de análise de sistemas; sendo feita também a integração inerente entre programação e banco de dados e introduzindo também conceitos e redes de computadores. Relatando assim os aspectos éticos do profissional da área de TI (Tecnologia da Informação), que são importantes para a execução dos projetos nesta área.

3. OBJETIVOS

Elaborar as atividades seguindo algumas diretrizes tais como: que não é quantidade de diagramas da UML criada num projeto que vão determinar a qualidade no processo e no produto, mas sim a eficiência no uso deles. Verificar as vantagens que o diagrama de estudo pode trazer para o entendimento do sistema em desenvolvimento. Implantar o sistema para informatizar a locadora de livros, analisar um caso de uso relevante para este cenário e sua importância, mostrar como são trabalhadas as questões éticas, como caracterizamos a noção de uma empresa socialmente responsável, conhecermos alguns livros de Comunicação de Dados e conhecermos como é o processo de criação e execução de uma Stored ORM.

4. DESENVOLVIMENTO

4.1. Pesquisa Banco de Dados Orientado a Objetos.

4.1.1 Descreva sua aplicação e seu mecanismo de funcionamento.

O desenvolvimento dos Sistemas de Gerenciamento de Banco de Dados Orientado a Objetos (SGBDOO) teve origem na combinação de idéias dos modelos de dados tradicionais e de linguagens de programação orientada a objetos. No SGBDOO, a noção de objeto é usada no nível lógico e possui características não encontradas nas linguagens de programação tradicionais, como operadores de manipulação de estruturas, gerenciamento de armazenamento, tratamento de integridade e persistência dos dados.

Os modelos de dados orientados a objetos têm um papel importante nos SGBDs porque, em primeiro lugar, são mais adequados para o tratamento de objetos complexos (textos, gráficos, imagens) e dinâmicos (programas, simulações). Depois, por possuírem maior naturalidade conceitual e, finalmente, por estarem em consonância com fortes tendências em linguagens de programação e engenharia de software. O casamento entre as linguagens de programação e banco de dados é um dos problemas que estão sendo tratados de forma mais adequada no contexto de orientação a objetos.

SGBDs orientados a objeto combinam conceitos a objeto com capacidade de bancos de dados e, portanto, têm o potencial de fornecer poderosos repositórios para aplicações avançadas de bancos de dados.

A maioria das descrições dos bancos de dados orientados a objeto os caracteriza como SGBD de "próxima geração" para aplicações avançadas. Tradicionalmente, estas aplicações avançadas incluíram projeto auxiliado por computador (CAD), manufatura auxiliada por computador (CAM) e escritórios inteligentes, o que inclui automação de escritórios e documentação de imagens.

4.1.2 Qual a diferença entre banco de dados orientado a objeto e banco de dados relacional.

Os Banco de Dados Orientado a Objetos (BDOO) sugiram da necessidade de armazenar dados complexos e de acabar com a disparidade que havia na modelagem da aplicação e do Banco de Dados (BD). Logo, as vantagens do BDOO vieram rapidamente à tona: possui uma abordagem flexível, facilidade de manusear objetos complexos, trabalha com noções de objetos, classes, relacionamento e identidade de objetos.

Entretanto, logo foram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com