TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Materiais de Engenharia 2016.2

Por:   •  17/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.722 Palavras (7 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 7

1- AGLOMERANTES

O material aglomerante é um tipo de material ativo, ligante, e geralmente bastante pulverulento. Tem como sua principal função formar uma pasta que promova a união entre os grãos dos agregados. Aglomerantes são utilizados na obtenção de argamassas e concretos, tanto na forma de pasta como na confecção de natas.

Portanto, as pastas são misturas de aglomerantes com água. Não são muito utlizados por conta dos efeitos secundários causados pela retração. Podem normalmente serem utilizados nos rejuntamentos de azulejos e ladrilhos.

Já as natas, são pastas preparadas com bastante água. As natas de cal podem ser utilizadas em pinturas e as de cimento são utilizadas sobre argamassas para se obter superfícies lisas.

Cimento, cal aérea, cal hidráulica e gesso podem ser considerados os principais tipos de aglomerantes.

1.2 classificação

Também podem ser divididos em quatro diferentes classificações, entre elas podemos citar:

Hidráulico Simples: Materiais que reagem com a presença de água. Constituidos básicamente de um único aglomerante, podendo ser misturado a outras substâncias em pequenas quantidades para que o seu pega seja regulado. Exemplo: CPC – Cimento Portland Comum, cal hidráulica

Hidráulico Composto: São tipos de aglomerantes simples, que possuem adição de materiais com propriedades cimentícias, tais como a Pozolana, Escórias, etc. Exemplo: CPZ- Cimento Portland Pozolânico.

Misto: Materiais mistos são misturas de dois ou mais aglomerantes simples. Exemplo: Cimento + cal.

Aéreo: Tem propriedades de endurecimento quando sofre reações de hidratação ou por ação química do anidrido carbônico. Após endurecida, não adquire resistência a água. Exemplo : Gesso.

1.3 Pega

Outra propriedade que pode ser citada pelos aglomerantes, é o pega. Que consiste na perda de fluidez de uma pasta. Quando se adiciona água em um aglomerante hidráulico, após um tempo é possivel observar reações quimicas hidratação, originando compostos que aos poucos fazem com que a pasta perca sua fluidez. Logo, o início de um pega de um aglomerante hidráulico é o periodo inicial de solidificação de uma pasta. O fenômeno começa a partir do lançamento da água no aglomerante, até o início das reações químicas nos compostos do aglomerante. Esse fenômeno se caracteriza por um aumento brusco da viscosidade e um aumento na temperatura da pasta.

O fim de pega de um aglomerante hidráulico é quando há a solidifcação da pasta por completo, não significando, que ela tenha adquirido toda a sua resistência.

Aglomerantes áereos, que endurecem pela ação química ao CO2 do ar, aglomerantes hidráulico, que endurecem por ação da água e aglomerantes inertes que endurecem por secagem, são exemplos de materiais que sofrem a ação do fenômeno pega.

1.4 Cal

Cal é o produto que é obtido por meio da calcinação de rochas de calcário por elevadas temperaturas. Existem 3 tipos diferentes de cales, nas quais podemos citar a cal virgem, cal hidratada e a cal hidráulica.

Cal virgem: Resulta da calcinação das rochas calcárias ou de resíduos de ossos e conchas de animais. A cal virgem ou cal viva (CaO) é basicamente o prouto que é obtido da calcinação do carbonato de cálcio, que ainda não é material usado em construção. É necessário que o óxido seja hidratado para se originar o hidróxido de cálcio Ca(OH)2, chamado de cal extinta ou cal queimada. Após a hidratação, é necessário que o material descanse por no mínimo 48 horas, para que possa ser usado em obras.

Cal hidratada: É definido como um produto manufaturado que passou por um processo de hidratação em uma usina. Produto seco, em forma de pó e bastante fino. As vantagens da utilização da cal hidratada sobre a cal virgem são: Maior facilidade de manuseio, transporte e armazenamento.

Cal Hidráulica: É conhecido por ser um aglomerante hidráulico, ou seja, pode ser endurecido pela ação da água. Teve uso substituido em obras pelo cimento Portland.

A cal é usada como um aglomerante único em argamassas para assentar tijolos, revestir alvenarias ou em misturas para se obter blocos de solo/cal, blocos de silício/calcário e cimentos alternativos.

1.5 Gesso

O gesso, de todos os materiais utilizados na construção civil, é o menos utilizado no Brasil. Apesar disso, é um material que possui um endurecimento rápido, permitindo a produção de componentes sem que haja um processo de aceleração do endurecimento. A plasticidade e a lisura da pasta fresca da superfície endurecida são propriedades importantes a se citar.

É um aglomerante de pega bastante rápida, é obtido pela desidratação da gipsita, seguido da moagem e seleção de frações granulométricas. A gipsita tem sua cosntituição baseada no sulfato de cálcio mais ou menos impuro e hidrtado com duas moléculas de água. As rochas são geralmente retiradas de jazídas, britadas, trituradas e queimadas em fornos.

Graças ao seu rápido endurecimento, o gesso é bastante utilizado para a moldagem, tendo como suas principais aplicabilidades:

Material de revestimento;

Placas para o rebaixamento de teto;

Painéis para divisórias;

Elementos de ornametação.

2- Agregados

Os agregados de construção civil são materiais com forma e volume aleatórios, que possuem dimensões e propriedades corretas para a sua elaboração de concreto e argamassa. Possuem um custo reduzido, sendo esse um dos principais motivos de sua utilização. Os agregados mais utilizados na construção civil são a areia e a brita.

No inicio do desenvolvimento do concreto, eram adicionados à massa de cimento e água, para ganhar mais corpo, deixando mais econômico. Hoje ele representa 80% do peso do concreto, garantindo diversos benefícios em relação a retração, a resistência, o tamanho, a densidade e a forma dos seus grãos que podem definir a forma de um concreto de acordo com a quantidade misturada.

2.1 Classificação:

Eles podem ser classificados levando-se em conta a origem, a densidade e o tamanho dos fragmentos.

2.1.1 Segundo a origem:

2.1.2 Naturais

São

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (54.4 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com