TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Planejamento e Organização da obra Civil I

Por:   •  20/7/2015  •  Relatório de pesquisa  •  654 Palavras (3 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 3

Fabio Augusto Pettená da Silveira

Técnico de Edificações

Trabalho de Topografia

A topografia é uma das principais etapas da construção, nada mais é do que o estudo descritivo e detalhado de um determinado terreno.

Para um bom levantamento topográfico resulta nas informações mais precisa e essenciais ao projeto. São as descrições exatas e detalhadas de um lugar, determinando as dimensões, elementos existentes, desníveis, acidentes geográficos. O principal objetivo é representar graficamente, através da planta de levantamento topográfico, todas as características de uma área, incluindo o relevo, curvas de nível, perfil longitudinal, seções transversais, elementos existentes no local, metragem, cálculo de área, pontos cotados, norte magnético, coordenadas geográficas, acidentes geográficos. Dessa forma torna-se uma atividade fundamental tanto na etapa do projeto quanto na execução da obra.

O primeiro passo de um projetista é saber que antes de iniciar o planejamento de uma construção são as dimensões e condições do terreno onde ela será realizada a construção. Necessita de informações sobre a variação de cotas, presença e localização de elementos estranhos à obra como árvores, lagos, antigas pavimentações, entre outros elementos.

Quem fornece esses dados ao projetista é o topógrafo, profissional responsável por fazer o levantamento dos elementos existentes no terreno e realizar uma planta com a posição exata de cada um dos elementos, assim como a variação de cotas no local.

Essa primeira planta é chamada de planta topográfica, a qual é fornecida ao projetista para situar a obra no terreno. Esse desenho é devolvido ao topógrafo para que ele marque no terreno os pontos de referência para os profissionais no momento de execução de cada serviço, indicando onde devem ser feitas obras de terraplanagem, fundações, paredes, entre outras.

Além de ser fundamental no momento de planejamento e projeto da construção, o topógrafo também atua na execução e no acompanhamento da obra, verificando se a execução está bem alinhada e posicionada, por exemplo.

Temos dois tipos de levantamento topográfico que são utilizados na construção civil. Um deles é o planimétrico, que não considera o relevo do terreno, o qual é utilizado para conferência de medidas de terra, demarcação de terrenos e projetos gerais de engenharia civil. O outro levantamento topográfico é o altimétrico, no qual relevos e desníveis são considerados. Os dois levantamentos topográficos são solicitados antes da elaboração do projeto de construção civil. Os resultados desses estudos são aplicados nas fases da obra.

Os materiais utilizados na topografia:

- Teodolito, instrumento destinado a medir ângulos horizontais e verticais, podendo ser mecânico ou eletrônicos;

- Fio de prumo, instrumento para detectar o vertical do lugar e elevar o ponto, podendo ser adaptado em prisma ou tripé;

- Treina, instrumento utilizado para medição direta de distância, podendo ser de fibra de vidro, aço ou invar. As de vidro não são recomendáveis;

- Nível, instrumento destinado a gerar um plano horizontal de referência para calcular os desníveis entre os pontos, podendo ser automáticas ou digital;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (49.8 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com