TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Recursos Humanos

Por:   •  19/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.038 Palavras (5 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE NORTE CAPIXABA DE SÃO MATEUS CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL

TRABALHO AVALIATIVO DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS: A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE PESSOAS NAS ORGANIZAÇÕES CONTEMPORÂNEAS

ALAIZA DE ASSIZ SOUZA CLEVISON DA SILVA JARDIM

JULIO FILIPE MOREIRA DE AGUIAR SILVA LARISSA BARCELLOS CARRAFA

SÃO MATEUS 2019

TRABALHO AVALIATIVO DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS: A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE PESSOAS NAS ORGANIZAÇÕES CONTEMPORÂNEAS

ALAIZA DE ASSIZ SOUZA

CLEVISON DA SILVA JARDIM

JULIO FILIPE MOREIRA DE AGUIAR SILVA LARISSA BARCELLOS CARRAFA

Trabalho apresentado à disciplina de Gestão De Recursos Humanos do curso de Engenharia Civil da Faculdade Norte Capixaba de São Mateus, como requisito para obtenção da avaliação bimestral.

Professor(a): Ralf Barros

SÃO MATEUS 2019

1. INTRODUÇÃO

A gestão de recursos humanos surgiu entre o fim do século XIX e o século XX como resultado do desenvolvimento econômico, que teve um crescimento significativo no início do século XX nas indústrias, o que fez com que houvesse uma contratação de pessoas em massa. Seu objetivo era proporcionar fundamentação científica para a padronização das atividades administrativas, uma vez que “o recrutamento dos trabalhadores era feito de forma espontânea e individualista.” (TONELLI, 2002).

No início do século XX, a gestão de recursos humanos nas empresas era exclusivamente para contratação (TONELLI, 2002). O método científico de Frederick Taylor buscava eficiência de custo e determinava a pessoa certa para executar o trabalho de forma ordenada e repetitiva para obter produtividade. O surgimento de novas tecnologias fez com que o custo de cada funcionário se tornasse mais elevado e as contratações passassem a ser mais seletivas. A partir daí o cuidado com o colaborador passou a ser um dos itens de prioridade nas empresas, surgindo assim o termo relações humanas. Segundo Ribeiro (2005), a função dos recursos humanos passou a considerar a satisfação das pessoas e a análise de produção.

De acordo com Chiavenato (2011), atualmente as empresas investem em seus colaboradores capacitando-os, para que possam ter equipes mais criativas, profissionais mais motivados e comprometidos. O mundo está mudando e com essas mudanças o setor de Recursos Humanos está se adaptando, com intuito de crescer e desenvolver a capacidade e demonstrar o potencial do trabalhador como uma fonte racional de faturamento.

2. OBJETIVO

O trabalho realizado tem como objetivo apresentar a importância, as suas principais características e o funcionamento do processo de Gestão de Pessoas nas organizações atuais.

3. JUSTIFICATIVA

A Gestão de Pessoas nas organizações é algo fundamental para que a empresa funcione e consiga atingir seus objetivos e metas. Na atualidade uma organização que não tem uma boa administração de pessoas pode ter vários problemas, pois os resultados de uma empresa é o reflexo do trabalho feito em conjunto, da execução do trabalho das pessoas que trabalham na empresa. Por isso tal importância em se expandir e discutir dado assunto.

4. REFERENCIAL TEÓRICO

Gestão de Pessoas é a função gerencial que objetiva o relacionamento entre as pessoas que atuam nas empresas em busca dos objetivos das organizações e dos indivíduos (GIL, 2006; CHIAVENATO, 2009). Com isso em mente, o setor tem inovado e deixado de atender apenas as questões burocráticas em relação aos trabalhadores das empresas.  A nova formatação traz uma nova estratégia para trabalhar junto aos colaboradores, oferecendo suporte para que as pessoas possam aperfeiçoar conhecimentos, ter um ambiente de trabalho saudável, ajudar a organizar, gerir a produtividade e a qualidade, garantindo assim diversos ganhos para a empresa.

Esse setor é o responsável pelo desenvolvimento humano na empresa, abrangendo o ambiente interno da organização, aplicando diretamente sobre os colaboradores através dos cargos ocupados. Para gerenciar pessoas em um empreendimento, não se pode pensar em uma estrutura rígida, padronizada, muito menos em um único modelo. O método atual de recursos humanos consiste em várias ações que, coordenadas, facilitam a gestão e o planejamento de pessoas. Com essa evolução constante de atividades, esse setor foi validado e separado em 5 processos: provisão, aplicação, manutenção, desenvolvimento e monitoração.

Na atualidade, a Gestão se torna um diferencial nas empresas, selecionando e capacitando as pessoas para cada tipo de trabalho determinado (GIL, 2006). Buscando equilíbrio na organização da empresa através da Gestão de Recursos Humanos, o que era imposto passa a ser proposto, o que era controlado passa a ser dinâmico (RIBEIRO, 2005).

Como tal, este setor deve estar sempre atento ao comportamento de seus colaboradores, analisando e identificando possíveis funcionários desmotivados e consequentemente os motivos, elaborando soluções para amenizá-los na empresa. Isto só pode ser feito com total preparo e observância do gestor de RH, de um modo constante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (82.9 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com