TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Responsabilidade Socioambiental

Por:   •  22/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  421 Palavras (2 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 2
  1. Como a tecnologia adapta o ser humano às modificações ambientais? Qual a participação do/da engenheiro/a nesta adaptação?

De acordo com o texto, se a composição do meio ambiente sofreu alterações no decorrer do tempo e se o homem se adaptou tecnológica mas não biologicamente a essas mudanças, torna-se impossível a sua sobrevivência sem um determinado grau de tecnologia, variável de acordo com a modificação sofrida pelo ambiente.

O autor diz, ainda, que cabe às Ciências do Meio Ambiente – e, assim, aos engenheiros – a tarefa de proceder a análise do planejamento da relação “Meio em mutação – homem e tecnologia”. Eles ficam, portanto, responsáveis por conciliar os recursos naturais com o uso e conveniência do homem.

  1. Como as afirmações do texto, citadas abaixo, estão relacionadas? No que elas convergem? Relacione com a necessidade da qualidade ambiental.

Relacionando as duas afirmações ao restante do texto, fica claro que é preciso introduzir uma “parcela de humanismo” na Engenharia, uma vez que torna-se cada vez mais indispensável compatibilizar o desenvolvimento tecnológico com a manutenção da qualidade do ambiente.

O avanço tecnológico deve, portanto, se dar ao passo em que atenda aos seguintes requisitos: “somente serem introduzidas inovações na medida em que forem necessárias à contínua adaptação do homem à evolução do meio; e que qualquer inovação deve ser analisada em suas mínimas consequências, de maneira a permitir o desenvolvimento de todo um substrato tecnológico capaz de impedir ou neutralizar a introdução de resultados secundários nocivos.”

As duas condições inerentes a esse avanço tecnológico que o autor traz em sua obra são, assim, uma forma eficiente de suprir a necessidade da qualidade ambiental, que pode ser exercida eficazmente pelos engenheiros para atingirmos o equilíbrio entre tecnologia e meio ambiente.

  1. O que o texto “Engenharia e o meio Ambiente” nos faz refletir? Faça uma síntese elencando os principais aspectos do “ser engenheiro” frente à RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL.

Após a leitura apenas da introdução da obra de Samuel Murgel Branco e Aristides Almeida Rocha, já é possível entender o quão importante é aprender a harmonizar o crescente avanço tecnológico e as mudanças do meio em que vivemos.

Ser engenheiro em uma era na qual a tecnologia já nos é imprescindível mostra-se uma árdua tarefa, que exige que coloquemos a consciência ambiental em primeiro lugar, para que o avanço tecnológico não ultrapasse os limites de nossos ecossistemas.

O engenheiro fica responsável por dirigir os recursos naturais para o uso e conveniência do homem, harmonizando sua relação, através de estratégias que adequem o comportamento humano ao ecossistema, e não o contrário.

Matheus Silva Gomide – RA: 5129460

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (74.7 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com