TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Administração responsabilidade socioambiental

Por:   •  24/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  499 Palavras (2 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 2

Toda organização tem responsabilidades para com a sociedade e com o meio em que atua. Não é somente o lucro que importa, já que uma empresa que não se preocupa com os problemas sociais e ambientais, não é bem vista pela sociedade.

Existem diversos fatores que originaram o conceito de responsabilidade social, em um contexto da globalização e das mudanças nas indústrias, surgiram novas preocupações e expectativas dos cidadãos, dos consumidores, das autoridades públicas e dos investidores em relação às organizações. Os indivíduos e as instituições, como consumidores e investidores, começaram a condenar os danos causados ao ambiente pelas atividades econômicas e também a pressionar as empresas para a observância de requisitos ambientais e exigindo às entidades reguladoras, legislativas e governamentais a produção de quadros legais apropriados e a vigilância da sua aplicação.

Algumas empresas criam programas sociais e de desenvolvimento sustentável, como a empresa Colgate-Palmolive ® , que possui um programa social, juntamente com outras organizações socialmente responsáveis, chamado operação sorriso, que tem por objetivo realizar cirurgias reparadoras gratuitas para portadores de fissura labiopalatal. O objetivo da organização é reparar deformidades faciais em crianças e jovens carentes por meio da criação de uma ponte entre a ajuda humanitária voluntária, composta por médicos e leigos, e o patrocínio de indivíduos e empresas socialmente responsáveis, buscando ampliar a autossuficiência no tratamento deste problema nas diversas regiões do Brasil. E a empresa Phillips, que criou no Brasil o projeto ciclo sustentável Phillips, O programa coleta todos os tipos de aparelhos eletroeletrônicos e eletrodomésticos Philips, como TVs, aparelhos de áudio e vídeo, cafeteiras, entre outros, que não são mais utilizados e/ou não pretende mais utilizar e os encaminha a um destino ambientalmente adequado. Dessa forma, os produtos completarão seu ciclo de vida de maneira sustentável, minimizando os impactos ao meio ambiente.

Algumas empresas possuem um conjunto de obrigações com o ambiente e a sociedade, chamado passivo ambiental. Se a empresa gera passivo ambiental ela tem que promover investimentos em benefício ao ambiente. Na prática, o passivo ambiental corresponde ao valor referente aos custos com a manipulação e tratamento de áreas contaminadas, resíduos, multas e outros custos advindos da não observância da legislação ambiental e de cuidados com o meio ambiente, assim como os custos relacionados ao atendimento das normas e certificações, incluindo, segundo algumas definições, a responsabilidade pela preservação de unidades de conservação (embora possa parecer contraditório), e o próprio dano físico causado (como um rio poluído, uma erosão, etc.). Para as empresas o passivo ambiental representa risco financeiro, além de custos para manutenção, e a redução do patrimônio líquido de forma que, empresas que possuem um passivo ambiental muito alto acabam perdendo valor no mercado e lucratividade. Assim, o passivo ambiental tem sido um tema que cada vez mais tem recebido a atenção das empresas tendo sido criadas diversas ferramentas para gerenciá-lo de acordo com o tipo de passivo ambiental que a empresa possui. Adotar políticas sustentáveis pode ser o primeiro passo para a diminuição do passivo ambiental, mas não o único.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (38.6 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com