TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tratamento de efluente

Por:   •  14/4/2016  •  Projeto de pesquisa  •  2.686 Palavras (11 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 11

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS[pic 1][pic 2]

Faculdade de Engenharia

Departamento de Engenharia Química

Prática de Laboratório

Tratamento de Efluentes

Katiuscia B. de Souza

Leonardo N. Hüffner

Thiago Raupp

Thiago Wild

Porto Alegre

2014

Sumário

1.        INTRODUÇÃO        

2.        REVISÃO BIBLIOGRÁFICA        

2.1.        Características Físicas        

2.2.        Características Químicas        

2.2.1.        Demanda Química de Oxigênio (DQO)        

2.3.        Métodos de Tratamento de Efluentes        

2.3.1.        Métodos Químicos        

2.3.1.1.        Coagulação        

2.3.1.2.        Floculação        

2.3.2.        Métodos Físicos        

2.4.        Teste de Jarros – Jar-Test        

3.        METODOLOGIA        

4.        RESULTADOS        

5.        CONCLUSÃO        

6.        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        

  1. INTRODUÇÃO

A poluição do meio ambiente é assunto de interesse público em todo o mundo. Não apenas países desenvolvidos são afetados por problemas ambientas, mas também países em desenvolvimento. Isso decorre de um rápido crescimento econômico associado à exploração de recursos naturais. Na indústria, de modo geral, a água pode ser matéria prima que se junta com outras para gerar produtos acabados. Na indústria química a água é a matéria prima mais utilizada e, muitas vezes, é descartada como resíduo altamente poluído e perigoso. Os resíduos industriais que mais preocupam são os orgânicos, especialmente os sintéticos e os metais pesados [1].

No processo produtivo da cerveja é gerada uma grande quantidade de resíduos e efluentes. O grande volume de efluente e a elevada carga orgânica deste efluente faz com que este seguimento seja considerado pelos órgãos ambientais como sendo de alto potencial poluidor. O grande número de indústrias cervejeiras e o elevado volume de efluente que estas produzem fazem com que este setor tenha de investir cada vez mais no sistema de tratamento de seus efluentes [2].

Os parâmetros de maior importância na análise de um efluente são DQO, DBO, nitrogênio total, fósforo total, sólidos suspensos, óleos e graxas, cor e turbidez. Estes parâmetros geralmente são os requisitados pelos órgãos de fiscalização para a liberação de licenças de operação.

Portanto, esta análise laboratorial teve como meta o tratamento de resíduo de uma cervejaria. O resíduo fornecido para teste foi proveniente, mais especificamente, da etapa de fermentação. O único parâmetro a ser analisado foi a DQO. O objetivo final do experimento foi conseguir uma redução de no mínimo 30% no parâmetro através do método Jar-Test.

  1. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

tratamento de efluentes industriais consiste em uma série de processos físicos, químicos e biológicos para eliminar os contaminantes presentes. O objetivo é produzir água limpa ou reutilizável e resíduos sólidos, também chamados de lodo, que podem ser usados como matéria-prima para outros processos [3].

A cerveja é a bebida resultante da fermentação de um mosto obtido pela cocção de malte e lúpulo em determinadas condições. Depois do cozimento, deixa-se esfriar e decantar o mosto, transferindo-o, a seguir, para dornas onde se adiciona a levedura. A  temperatura é mantida abaixo de 10°C e a fermentação se processa durante uma semana ou mais. Nessa temperatura e com levedura apropriada, esta se deposita na parte baixa da dorna. Após a fermentação em dornas, com decantação do levedo, o mosto termina de fermentar em cubas fechadas, sob pressão e a temperaturas aproximadas de 0°C. O levedo vai se depositando no fundo das cubas. Esta etapa pode demorar até 10 dias. Em seguida a cerveja é filtrada, engarrafada e pasteurizada e os resíduos líquidos e sólidos das etapas são tratados. A composição do resíduo da fermentação é dada basicamente por álcool etílico, gás carbônico, ácidos, aldeídos, cetonas, ésteres, gorduras e bactérias.

  1. Características Físicas

Dentre as principais características físicas das águas estão: a concentração de sólidos totais (material flutuante, coloidal e em solução), a temperatura, a cor, o odor e a turbidez.

O conteúdo de sólidos totais de um efluente é definido como toda a matéria que permanece como resíduo sólido após a evaporação à temperatura de 103°C a 105°C. As partículas sólidas presentes na água são classificadas segundo suas dimensões (Tabela 1).

Tabela 1: Classificação das partículas [1].

Tipo de Sólidos

Dimensão das Partículas

Dissolvidos

Coloidais

Suspensão

10-3 – 10-5 μ

1 – 10-3 μ

100 – 1 μ

A temperatura das águas residuais é um parâmetro importante, pois a elevação da temperatura de rios ou lagos, por exemplo, pelo despejo de águas residuais pode causar danos às espécies de peixes existentes no curso da água, favorecendo bactérias e fungos indesejáveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)   pdf (309.6 Kb)   docx (234.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com