TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trbalhos Escolares

Trabalho Escolar: Trbalhos Escolares. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/2/2014  •  402 Palavras (2 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 2

Uma indústria de alimentos, especializada em biscoitos, balas, doces e massas, possui diversos sistemas de informação que dão suporte às suas operações internas. Possui um sistema de faturamento e controle financeiro, que emite notas fiscais/faturas e ajuda a controlar pagamentos e recebimentos. Na área de produção a indústria possui também um sistema de controle dos estoques de produtos e um sistema de planejamento da produção e de manutenção dos equipamentos.

A indústria possui também um sistema de automação da força de vendas em que os vendedores fazem uso de computadores de mão para a coleta de pedidos de vendas. Ao visitar o cliente, os vendedores digitam o pedido, que é transferido por linha telefônica para atualizar o banco de dados da matriz, onde imediatamente se dá continuidade ao processamento do pedido do cliente.

O sistema móvel usado pelos vendedores possibilita também a coleta de informações sobre o perfil de clientes, sua localização geográfica, padrão de aquisições anteriores e outras informações relevantes para caracterizar seu perfil. O setor de vendas da indústria faz também uso de um sistema que disponibiliza relatórios de vendas mensais, padrão histórico de consumo dos maiores clientes e desempenho semanal de vendas em diferentes regiões geográficas. Estes relatórios são uma importante ferramenta de apoio para o planejamento e controle das rotinas de venda.

A equipe de logística, encarregada da distribuição e entrega dos produtos aos clientes, conta com um sistema que possibilita fazer simulações sobre as melhores rotas de entrega, que podem variar conforme diferentes regras, como o endereço de destino, as condições de tráfego e outras variáveis.

Na matriz existe uma infra-estrutura de computadores onde há um computador central que armazena o banco de dados de todas as operações feitas nos sistemas da empresa. Os funcionários de todos os níveis da organização fazem uso de correio eletrônico, edição de texto e planilhas, em estações de trabalho padrão, compostas por computadores com monitor, teclado, unidade de CD Rom, placa de rede e unidades de disco rígido.

Os diretores da empresa carecem de um relatório que possibilite visualizar de forma simples e direta os principais indicadores de desempenho do negócio.

Questões:

1) No caso apresentado, pode-se analisar a fábrica de alimentos como um sistema organizacional, e, ao mesmo tempo, pode-se observar por outra ótica os sistemas de informação que esta fábrica possui. Assim, preencha o quadro abaixo destacando as entradas, o processamento e as saídas do sistema organizacional e dos sistemas de informação da fábrica. (3,0 pontos)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com