TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Técnicas De Negociação E Comportamento Organizacional

Artigo: Técnicas De Negociação E Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  2.943 Palavras (12 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 12

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO............................................................................................................02

1. DESENVOLVIMENTO...........................................................................................03

1.2. Recrutamento e Seleção.........................................................................................03

1.3. Justificativa para contratação.................................................................................04

1.4. Descrição de Cargo................................................................................................06

1.5. Fontes de Recrutamento e Seleção que serão utilizadas........................................06

1.6. Anúncio do cargo...................................................................................................08

1.7. Elenco de competências do cargo..........................................................................09

1.8. Sugestão de dinâmicas de grupo............................................................................10

Considerações finais......................................................................................................12

REFERÊNCIAS

INTRODUÇÃO

Nesse trabalho veremos a importância de um profissional de analista de recursos humanos, sabendo que nem toda empresa é igual e que seu modo de contratação e segmento varia de acordo cm a necessidade da empresa. A ideia é encontrar profissionais que possam permanecer a longoprazo na empresa e com o perfil apto ao cargo, podendo assim aperfeiçoar astécnicas de seleção e treinamento da mesma. O trabalho mostrara as vantagens de ter um profissional de recursos humanos à frente da empresa, tornando fácil e melhor os passos a serem seguidos para uma contratação de colaboradores cm um rendimento positivo e adequado.

Será contratado um analista de RH para a empresa Kojac Brasil confecções Ltda.

1. DESENVOLVIMENTO

1.1.Recrutamento e Seleção

“Recrutamento é um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização.” (CHIAVENATO, 2009, p.154).

“Recrutamento é o processo de atrair candidatos para uma vaga, anunciando e tornando atrativo para candidatos disponíveis no mercado. Buscando candidatos dentro e fora da organização”. (CHIAVENATO, 1983).

Recrutamento e Seleção é o processo no qual se pode avaliar o candidato mais indicado a ocupar a vaga oferecida pelo mercado de trabalho. O processo é seguido de entrevista, dinâmica em grupo, provas e testes. Algumas empresas ainda seguem o antigo hábito de contratação por indicação de parentes ou conhecidos, o que não deixa de ser um recrutamento e seleção, porém não tão amplo como o atual.

O Recrutamento consiste no ato de reunir o candidato interessado na vaga para uma seleção no caso de entrevista com mais de um candidato.

“A seleção busca entre os candidatos recrutados aqueles mais adequados aos cargos existentes na empresa, visando manter ou aumentar a eficiência e o desempenho do pessoal bem como a eficácia da organização.” (CHIAVENATO, 2009, p.172).

Após o recrutamento é a hora de conhecer o perfil do candidato mais adequado para preencher a vaga. Na entrevista será possível analisar a experiência profissional anterior, motivo da saída do mesmo, situações de conflitos e decisão vivenciados e como ele conduziu cada situação. É o momento para conversar sobre a estrutura familiar do candidato, se mora com os pais, se possui filhos, se o mesmo mora em casa própria, qual curso possui, quais objetivos e pontos negativos e positivos. Todas essas informações devem ser solicitadas em consequência lógica para não confundir o candidato no intervalo entre uma pergunta e outra.

Durante o processo é avaliado agilidade, facilidade do candidato em trabalhar em equipe, percepção e pró-atividade. Após o processo de entrevista, testes e dinâmicas é traçado então o perfil que cada candidato possui e é encaixado o que mais se adequar a vaga em aberto.

Mercado de Trabalho e Mercado de Recursos Humanos

Mercado de trabalho é a relação entre oferta de trabalho e a busca de trabalhadores para ocupação da vaga. Este está cada vez mais exigente uma vez que cada candidato está se capacitando e especializando em diversas áreas na busca por melhorias e diversificação de emprego. O candidato que deseja investir em uma profissão deve estar sempre atento às atualizações do mercado de trabalho, pois este cresce a todo o momento e com isso a exigência por candidatos qualificados e atualizados com novas informações também.

O primeiro ponto de atenção é estar com a documentação em dia em caso de contratação. O segundo passo é estar sempre com o currículo atualizado, este deve ser objetivo e organizado e conter informações básicas do candidato e nunca conter informações falsas para tentar enfeitar o currículo. É importante que o candidato procure se atualizar sobre valores, produtos e mercado em que a empresa que o selecionou para entrevista atua, isso irá mostrar que o mesmo se mantém informado e não está ali somente para preencher a vaga e que não possui conhecimento com o que vai trabalhar.

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, por isso é importante que o candidato se mantenha sempre preparado e que saiba em qual área deseja atuar para não se especializar em vários cursos por que outros se deram bem, e no final notar que não era aquilo que o mesmo queria para sua carreira.

Mercado de Recursos Humanos é o grupo de pessoas que se candidatam a vagas em aberto e que possuem habilidades e competências para desenvolver tal função. O mercado de trabalho e Mercado de RH é nada mais que uma parceria que anda lado a lado, uma disponibiliza a vaga e a outra disponibiliza o candidato com perfil adequado para preenchê-la.

1.2. Justificativa para contratação

Qual a importância do Analista de Recursos Humanos dentro da organização? Essa é a primeira pergunta que as empresas de pequeno e médio porte fazem ao se deparar com o crescimento da empresa e a necessidade da contratação desse profissional.

A Kojac Brasil confecções Ltda também teve essa dúvida.

Num momento de crescimento rápido em que as empresas e o mundo estão atravessando é indispensável à contratação desse profissional para se tornar um elemento de transformação, oferecendo percepções e leituras que o mercado exige. Oportunizando levar para a organização as melhores visões e prestação de serviços tanto para o cliente interno quanto externo.

O analista de Rh é responsável por desenvolver estratégias que geram motivação e competência, e se comprometem com as políticas e programas da empresa.

A questão é que as empresas que vem se desenvolvendo ao longo da caminhada como a Kojac Brasil confecções Ltda, já estão acostumadas a fazer contratações como se diz o ditado popular “de boca em boca”. Contratam por que um amigo indicou ou até mesmo um parente, e confiam no candidato a partir de informações de terceiros e depositam então os resultados e consequências de desempenho do candidato na pessoa que o indicou.

O Analista de Rh tem como função analisar, entrevistar, preparar e selecionar o melhor candidato para a vaga a ser preenchida. Além de atuar em vários setores da empresa, como treinamentos para novos funcionários, entrevista de rescisão de contrato e cálculos trabalhistas.

Este profissional tem como principal função oferecer suporte, mantendo a organização de cada departamento da empresa.

O analista de Rh fica responsável pelo recrutamento e seleção dos candidatos interessados nas vagas disponíveis pela empresa.

Ao desenvolvimento de pesquisa de sobre satisfação dos empregados.

Ao planejamento e coordenação de treinamentos internos e externos da organização.

A divulgação de palestras, programas de incentivo, conscientização e ações motivacionais dentro da organização.

A revisão de planos de cargos e salários.

Ao fechamento da folha de pagamento e folha de ponto.

E também aos cálculos trabalhistas no caso de férias e rescisão de contrato.

O profissional atual também na avaliação de desempenho de cada colaborador e organiza palestras de segurança do trabalho.

Todas as empresas que possuem esse profissional obtêm resultados positivos, matem os departamentos da empresa organizados e eficácia na hora da contratação, promovendo então, candidatos que com certeza terão mais chances de permanecer mais tempo dentro da organização e mantendo o desempenho positivo dos colaboradores.

1.3. Descrição de Cargo

O analista de RH terá como função atuar em vários departamentos da empresa, tais como:

Recrutamento e seleção, treinamentos, homologação, reciclagem de funcionários que retornam do período de férias, divulgação de eventos e palestras dentro da empresa.

O mesmo irá executar tarefas estabelecidas pelo seu superior com finalidade de promover a melhoria do desempenho e qualidade das peças fabricadas pela empresa Kojac Brasil confecções Ltda. Deverá apresentar novas técnicas de treinamento aumentando a motivação dos funcionários e com isso o aumento da produtividade também.

Responsabilidades:

Monitorar o manuseio das máquinas por colaboradores.

Analisar a qualidade das peças que estão sendo fabricadas.

Agendar visitas de novos clientes para a empresa.

Promover campanhas de incentivo para motivação dos funcionários.

Organizar treinamentos para novos funcionários.

Avaliar o desempenho mensalmente de cada colaborador.

E efetuar o levantamento de lucros e gastos produzidos pela organização.

1.4. Fontes de Recrutamento e Seleção que serão utilizadas

O candidato a vaga de Analista de RH passará por um processo de recrutamento e seleção no qual poderá ser avaliado sua agilidade, competência, experiência profissional e comportamento em equipe.

Entrevista técnica: A princípio o mesmo participará de uma entrevista diretamente com o Gestor de RH onde irão ser solicitados os dados pessoais, objetivos na empresa, comunicação, visão sistêmica e experiências profissionais. A entrevista vai ser a oportunidade para checar a maneira como o candidato leva sua vida pessoal e sua carreira, qual valor possui e se estará adequado ao cargo e ambiente de trabalho que temos a oferecer.

A segunda etapa será a aplicação de um teste global, um teste de digitalização e outro teste psicológico com a finalidade de levantar informações a respeito do perfil psicológico dos candidatos, para que se possa selecionar aquele candidato com as competências psicológicas mais adequadas ao cargo em questão.

Após essa etapa o candidato será direcionado a uma sala juntamente com outros candidatos para apresentação pessoal entre eles, para que cada um possa falar um pouco do seu convívio familiar, as qualidades, os defeitos, os pontos positivos e de atenção que cada um possa melhorar. Essa etapa é importante, pois a partir dessas informações pode-se avaliar entonação de voz, clareza nas informações e facilidade em assumir pontos bons e ruins sobre si próprio no convívio com pessoas diferentes.

Passando esta etapa, é hora de avaliar o desenvolvimento do mesmo e facilidade para trabalhar equipe, pois a empresa Kojac Brasil confecções Ltda é composta por vários funcionários e é muito importante que o mesmo seja dinâmico e paciente para lidar com várias personalidades diferentes. Nesta modalidade serão verificadas características de liderança, desprendimento e facilidade de relacionamento.

E por fim serão levantadas todas as informações de cada candidato que chegar até a fase final do processo e aquele que mais se adequar aos objetivos e valores da empresa, serão contratados para fazer parte do nosso quadro.

Tipo de recrutamento a ser usado:

Recrutamento Externo

O recrutamento externo utiliza técnicas diferentes para atrair os candidatos,

além de sua tomada de decisão ser baseada em duas variáveis, que são o tempo e

o custo. Essa fonte de recrutamento necessita captar candidatos no mercado para

suprir as necessidades internas, sendo que, dependendo de algumas vagas ou tipo

de processo seletivo, demandam um tempo necessário de acordo com o cargo

pretendido. O custo influencia também nessa modalidade de recrutamento, pois as

vagas precisam ser divulgadas fora da empresa.

1.5. Anúncio do cargo

Analista de Recursos Humanos

Salário: De R$ 2.000,00 a R$ 3.000,00

2 vagas: São José dos Campos- SP

Dados da vaga: Atuar em empresa do ramo em confecções de EPi’s (Equipamentos de Proteção Individual) com recrutamento e seleção. Analisar políticas de desenvolvimento, avaliação de desempenho, ministrar treinamentos e integração a colaboradores novos.

Vivência com recrutamento e seleção, além de treinamento preferencial em confecções de peças no setor de linha de produção.

Ensino Superior completo ou cursando na área de Recursos Humanos.

Ter conhecimento nas rotinas de recursos humanos, preferencial em linha de produção.

Benefícios: Assistência Médica / Assistência odontológica/Medicina em grupo, Restaurante na empresa, Vale transporte e Vale alimentação.

Regime de contratação: CLT (Efetivo)

Horário: De segunda a quinta, das 8h às 18h e sexta, das 8h às 17h. Com 1h30 de intervalo.

Idiomas: Inglês fluente

Perfil: Profissional

Área profissional: Departamento de pessoal e Recursos Humanos

Nível Hierárquico: Profissional especializado com curso superior.

1.6. Elenco de competências do cargo

As empresas atualmente vêm crescendo com uma velocidade enorme em decorrência dos efeitos da globalização, do livre acesso as informações e avanços tecnológicos, que não se poder mais fazer contratações sem uma entrevista mais ampla sobre o candidato prestes a ocupar a vaga. Tudo isso exige dela agilidade no modelo de contratação e tomada de decisões. Para fazer parte desse desafio às pessoas precisam então ser um fator diferencial nas empresas e um novo perfil é exigido delas. É o que chamamos de habilidade por competência. Os modelos administrativos com foco na análise de cargos por competência se enquadram dentro do conceito de RH Estratégico e surgiram inseridos num contexto de competitividade dos ambientes organizacionais.

Segundo Fleury competência é saber agir com responsabilidade e ser reconhecido a fim de mobilizar, integrar, transferir conhecimentos e habilidades que agregue valor econômico à instituição e ao indivíduo.

Para Dutra competência é reconhecida por teóricos da administração como um conjunto de conhecimentos, atitudes e habilidades pessoal necessário para que o indivíduo desenvolva suas atribuições e responsabilidades.

Porém não adianta à pessoa possuir habilidades, atitudes e conhecimentos se não gera benefícios para a empresa, o mesmo precisa fazer a entrega dessas competências, mostrando seu potencial e habilidades.

No filme em busca da Felicidade o protagonista Cris Gardner, interpretado por Will Smith vai à luta em busca de um emprego melhor numa conceituada empresa de corretores de seguros, no qual ele ganhará o suficiente para sustentar seu filho e ter uma boa condição de vida. Ele precisa mostrar para os gestores da empresa que possui capacidade, habilidade e competência par fazer parte da empresa. No ato da entrevista ele afirma para o entrevistador “Você pode me fazer uma pergunta na qual eu não saiba responder no ato e eu vou dizer que eu não sei responder, mas com certeza eu vou achar e vou obter a resposta e te entregar”. Isso é muito importante no quadro de competências, pessoas que buscam sempre aprender, que não tenham medo de aprender sempre mais, que tenham sede de informação.

A Kojac Brasil confecções Ltda necessita de pessoas com essas competências, com a capacidade de atuar em grupo, que tenha ousadia em melhorias, em ideias, que saiba conduzir um trabalho em grupo com qualidade, com potencial diferenciado.

O objetivo é adequar um profissional não só cursado, mas que possua além da formação superior o quadro de competências que podem ser desenvolvidos e doados à empresa como o conhecimento, experiência e prática do saber fazer e ter ações compatíveis para atingir os objetivos.

Mas que também queira fazer dessas ações degraus para o crescimento pessoal e empreendedor.

1.7. Sugestão de dinâmicas de grupo

Dinâmicas de grupo são utilizadas para seleção de pessoal pelo fato deste oferecer uma rica informação do indivíduo mesmo antes de ser contratado.

Segue abaixo um exemplo de dinâmica que será aplicado na entrevista da empresa Kojac Brasil confecções Ltda.

Dinâmica da manga:

Esta é muito divertida e serve para aquecimento, quebrar o gelo, além de trabalhar a concentração do grupo.

Nome: 1, 2, 3

Atitudes: Flexibilidade, Atenção concentrada e Trabalho em equipe

Objetivos:

1. Para início de módulos de seleção, treinamento ou no retorno de intervalos e em reuniões para se integrar o grupo.

Material necessário:

Nenhum.

Passos para o procedimento:

1. O coordenador solicita para aos participantes que formem duplas, convidando-se algum participante para ser voluntário na explicação.

2. O coordenador demonstra, com o voluntário, como contar 1,2,3 (eu falo 1, você fala 2, eu falo 3, você fala 1…), então ele deixa as duplas treinando um pouco.

3. Dá uma nova instrução, explica que toda vez que qualquer um dos dois disser 1, bate-se uma palma, (assim começa a complicar) e deixa o pessoal treinar.

4. O coordenador explica ainda que toda vez que qualquer um dos dois disser 2, deve-se dar um pulo, então acrescentou para n° 1 uma palma e agora para n° 2 um pulo, e deixa o pessoal treinar por 01 minuto (é muito divertido).

5. Finaliza então avisando que toda vez que qualquer um dos dois disser 3, deve-se dar uma reboladinha. Pede-se novamente aos pares que exercitem a contagem com todos estes movimentos.

6. Então o coordenador desafia as pessoas a realizarem o exercício, quatro vezes seguidas sem errar.

Dicas de processamento:

1. Verificar se os participantes são espontâneos, se estão atentos e como ocorre o trabalho em equipe.

Tempo aproximando de duração: 15 minutos

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O trabalho desenvolvido apresentou a importância da contratação de um analista de Recursos Humanos para a empresa fictíciaKojac Brasil confecções Ltda , abordando pontos positivos que a empresa terá como a implantação do mesmo em seu quadro de funcionários. Foi apresentado técnicas de recrutamento e seleção visando melhorias não só para a empresa, mas também para o convívio pessoal e em equipe, focando assim, o passo a passo do processo de contratação de um profissional de analista de RH, para que a empresa faça a escolha do candidato com perfil mais indicado para preencher a vaga e mostrando que este processo tem como finalidade auxiliar na escolha do candidato ideal para fazer parte da equipe e trazer melhorias para a empresa.

Foi abordada também a descrição do cargo do analista de RH, formalizando quais são os objetivos e responsabilidades do profissional dentro da organização.

Além disso, foi apresentado o modelo de anúncio de vaga para esse profissional e como é feita a seleção por competências, mostrando o porquê das empresas procurarem por um profissional com habilidades e atitude.

E por fim, apresentamos dinâmicas de grupo que podem ser aplicadas, não só para recrutamento de analista de RH, mas para outros profissionais também.

REFERÊNCIAS

LIVROS

ALMEIDA, Walnice. Captação e seleção de talentos: com foco em competências. 2. ed. São Paulo: Atlas S.A., 2009. PLT 440. 216 p.

CHIAVENATO, Idalberto. Recursos Humanos: o capital humano das organizações. 9. ed. Rio de Janeiro: Elsever, 2009. 506 p.

CONTEUDO DISPONIVEL EM MEIO ELETRÔNICO

A importância de um recrutamento e seleção de pessoas eficaz. Disponível em:

<http://internativa.com.br/artigo_rh_02.html>. Acesso em: 06 jun. 2013.

PEREIRA, Mônica de Carvalho. Como anda o mercado de trabalho?Disponível em:

<http://www.jfservice.com.br/arquivo/galera/profissoes/1999/03/05-

Coluna_Monica_03/>. Acesso em: 06jun. 2012.

OLIVEIRA, Robson G. Mercado de Recursos Humanos. Disponível em:

<http://www.administradores.com.br/artigos/_mercado_de_recursos_humanos/

10967/>. Acesso em: 06jun. 2012.

PORTAL, Rh. Instruções Para Elaboração De Descrição De Cargo: Modelo 2. Disponível em: <http://www.rhportal.com.br/artigos/wmview.php?idc_cad=e4zgd48r3>. Acesso em: 06 jun. 2013.

PERFIL profissional Disponível em: <http://home.catho.com.br/>. Acesso em: 09 jun. 2013.

Seleção por Competências: Garimpando Talentos e Potenciais. Disponível em:

<http://www.rhportal.com.br/artigos/wmview.php?idc_cad=4vlukd9rd>. Acessoem:09 jun. 2013.

ESOTERIKHA.COM. Dinâmicas de Motivação para Empresas. Disponível em: <http://www.esoterikha.com/coaching-pnl/dinamicas-de-motivacao-para-empresas-sala-de-aula-professores-brincadeiras.php>. Acesso em: 08 jun. 2013.

VIDEO

À PROCURA da Felicidade. Direção de Gabriele Muccino, 2006.

...

Baixar como  txt (21.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »