TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UMA OPORTUNIDADE PARA MELHORAR O RESULTADO OPERACIONAL

Por:   •  21/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.257 Palavras (14 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 14

+
[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

        [pic 5]

GOIÂNIA

2018

RUBENS SOARES OLIVEIRA [pic 6]

[pic 7]

manutenção preventiva: UMA OPORTUNIDADE PARA MELHORAR O RESULTADO OPERACIONAL

Projeto apresentado ao Curso de Engenharia Mecânica da Instituição Faculdade Pitágoras de Goiânia.

Orientador: Ana Oliveira


Goiânia

2018


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

1.1 O PROBLEMA        5

2 OBJETIVOS        6

2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO        6

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS        6

3 JUSTIFICATIVA        7

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        8

5 METODOLOGIA        12

6 CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO        13

REFERÊNCIAS        14


1 INTRODUÇÃO

Devido a globalização, a industrialização e a evolução das empresas são  reconhecidas hoje, que uma das áreas mais relevantes e atuantes nas atividades industrias e o setor de manutenção, pois no ambiente de uma organização industrial, a manutenção e pleiteada para que tenha um  bom desempenho no sistema produtivo, para que haja melhor qualidade do produto, e que tenham excelente relações interpessoais, e assim apresentando uma boa  imagem da empresa, e com isto  os lucros e a  rentabilidade económica de todo o processo produtivo sejam  preservado junto com todos os  investimentos. Assim, não se caracteriza apenas como mal necessário da função produtiva, e consequentemente passa a ser considerada como uma ferramenta de gestão de todo o processo. A manutenção chegam a uma alta fatia dos custos de muitas empresas, principalmente  nas indústrias de processo, onde  este custo pode atingir ate 50% dos custos de produção, portanto a manutenção é uma área onde tem um grande potencial para melhoria dos ganhos de produtividade e diminuição dos custos.

Pois equipamentos está sujeito a um processo de deterioração e consequentemente causar falhas repentinas.

Uma instalação segura  só pode assegurar a função para que foi criado se  as instalações das máquinas forem  feitas e mantidas em  boas condições de funcionamento, portanto  é necessário que façam  reparações nas máquinas, inspeções periódicas , rotinas de manutenções  preventivas, substituições de ferramentas  e de peças, trocas de óleo, limpezas de todo o sistema, pinturas, correção das falhas apresentadas, fabricação e armazenamento  de componentes para substituição de outros que  já estão gastos e entre outras ações planejadas.

A antecipação  e prevenção de falhas estabelece  cada vez mais um fator de competitividade que permite que uma empresa seja diferenciada dos seus concorrentes, pois oferecem uma melhor qualidade e melhores  preços da sua linha de produtos. A extinção e a diminuição das causas repentinas e das falhas  dos equipamentos minimizando os seus efeitos na sistema produtivo, possibilita aumentar a confiabilidade e disponibilidade dos equipamentos.

A manutenção Preventiva apareceu  como um fator essencial de melhoria considerável que veio para contribuir  para o conquista dos três principais objetivos de uma organização, como  um alto nível de  qualidade, tendo um  baixo custo produtivo e uma grande capacidade de resposta perante à procura.

Assim neste caso o que se apresenta neste trabalho ao longo desta pesquisa bibliográfica, aonde possa se desenvolver muitos requisitos e mecanismos necessários para a implantação de programa de manutenção preventiva nas empresas salientando a importância deste setor. É importante referir que a manutenção preventiva é vista como um método de grande potencial para a prevenção e a redução de avarias.
 1.1   O PROBLEMA

Problema é uma questão não resolvida e que por isso gera discussão em

qualquer domínio do conhecimento sobre manutenção preventiva.

Como discutir a manutenção preventiva na melhoria e otimização dos processos?

2     OBJETIVOS

2.1  OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO

Compreender os conceitos da manutenção preventiva e discutir sobre a influência dos programas de manutenção preventiva na prevenção de falhas dos equipamentos.

2.2  OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS

Estudar o contexto histórico da manutenção e os tipos de manutenção existentes;

          Detalhar manutenção preventiva e suas aplicações;

Compreender como a manutenção preventiva pode melhorar a qualidade dos processos;

3   JUSTIFICATIVA

A manutenção preventiva é quase inexistente em algumas empresas brasileiras. Esta só é realizada quando o equipamento apresenta alguma anormalidade como mau funcionamento e a falha total do mesmo. Considerando o alto custo dos reparos e da compra de equipamentos novos, um programa de manutenção preventiva aumentaria a vida útil dos equipamentos, disponibilizando recursos da empresa e melhorando a qualidade dos processos realizados.

A função manutenção preventiva tem se transformado e tem evoluído, à medida que os gestores das organizações industriais têm se apercebido o quanto as falhas em equipamentos afetam a segurança, a qualidade e os custos da produção (SELLITO, 2007). Segundo Moubray (1996) apud Sellito (2007), gestores de manutenção têm adotado novos modos de pensar, tanto no papel de técnicos como no papel de estrategistas, ao mesmo tempo em que as limitações dos sistemas de gestão existentes se tornam mais visíveis. Xenos (1998) afirma que as atividades de manutenção preventiva resultam de ações tomadas no dia-a-dia para prevenir ou corrigir eventuais anomalias ou falhas detectadas nos equipamentos pelos operadores da produção ou pelas equipes de manutenção. E ainda explica que as atividades de manutenção preventiva compreendem métodos da manutenção e atividades gerenciais, que podem ser chamadas de funções de apoio ou funções gerenciais da manutenção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.1 Kb)   pdf (216.9 Kb)   docx (43.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com