TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Por:   •  30/3/2021  •  Resenha  •  457 Palavras (2 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

                        

Faça uma resenha crítica sobre o vídeo "A História das Coisas".

É de conhecimento geral que, atualmente, a humanidade vem sendo cada vez mais consumista. Ademais, sabe-se que os recursos são finitos e precisamos de meios para que esse sistema de extração, produção, distribuição, consumo e tratamento de lixo seja reaproveitado, ou seja, que as coisas possam ser reutilizadas. Com isso, nota-se que estamos ficando com escassez dos recursos naturais e o processo de produção e tratamento do lixo está causando diversos problemas ao meio ambiente. Por essa razão, devemos dar maior relevância a essa problemática.

Primordialmente, os recursos naturais são aqueles que o planeta oferece sem a necessidade de intervenção humana. Porém, se eles forem consumidos em um ritmo mais rápido que a sua regeneração, eles podem acabar. Hoje em dia, os países passam da sua porcentagem limite de uso de recursos e usufruem da porcentagem de outros países que estão poupando recursos, e isso causa uma enorme degradação, já que são países capitalistas nas quais seu principal foco é na produção de bens de consumo. E essa euforia por produção também faz com que pessoas também fiquem eufóricas por compras visto que absorveram a cultura de ter bens descartáveis uma vez que a indústria está constantemente atualizando seus produtos.

Partindo desse pressuposto, a poluição a qual estamos sujeitas é uma das principais preocupações já que esse uso exacerbado dos recursos causa diversos níveis de agressão ao meio ambiente em todos os âmbitos, desde a sua extração até o tratamento do lixo. Ademais, o mal tratamento desse lixo pode resultar em inúmeras poluições tais como dos solos, das águas e atmosférica, causando assim acidentes e doenças na vida dos seres vivos posto que estamos expostos a esses tóxicos constantemente já que estão presentes no nosso sistema industrial e com isso levamos para nossas casas.

Destarte, como é dito no vídeo “A história das coisas”, o único lado positivo de se ter uma problemática tão grande, é que temos várias formas de intervenção. Desse modo, com essas limitações, devemos pensar em formas de otimização desses recursos, em reaproveitamento, mas isso tudo só será possível quando as pessoas passarem a controlar esse consumismo desenfreado. Por conseguinte, cabe a todos, nos conscientizarmos e que o Governo crie e busque cumprir suas políticas públicas sobre isso. Ademais, deve-se investir principalmente nos meios de produção limpa e no tratamento do lixo já que isso proporcionará uma diminuição nas agressões ao meio ambiente, em consequência disso ele se regenerará um pouco mais rápido. Por essa razão, conclui-se que a sustentabilidade, a equidade e a química verde salvarão nosso planeta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (43.6 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com