TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UTILIZAÇÃO DE RESTOS ORGÂNICOS: CINZA DA CASCA DO ARROZ E CINZA DO BAGAÇO DA CANA-DE-AÇÚCAR.

Por:   •  24/3/2014  •  2.721 Palavras (11 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 11

1. INTRODUÇÃO

A utilização de restos orgânicos para a fabricação de novos materiais tem sido um dos principais temas de pesquisadores, pois visa o cuidado com o meio ambiente e o beneficiamento de resíduo gerado por processos industriais e agrícolas.

A cana-de-açúcar e o arroz no Brasil são elementos necessários para a cultura tanto histórica no caso da cana, como gastronômica no caso o arroz. A cana, item de grande disputa há tempos atrás, hoje é indispensável para a economia do país. Já o arroz torna-se indispensável no pra brasileiro e até mesmo no exterior, com a exportação em alta, porem o que muitos ainda não sabem é que esses dois alimentos têm muito mais benefícios do que os já conhecidos.

A engenharia tem como meta unir economia e inovação e com esses dois elementos orgânicos isto é possível uma vez que a cinza do bagaço da cana-de-açúcar (CBC) é aproveita para materiais em construção civil juntamente com a cinza da casca de arroz (CCA).

O aumento da durabilidade e resistência de materiais produzidos a partir desses detritos também tem causado grande interesse para quem atua na área tecnológica, considerado por alguns, como o ouro que se jogava fora, as cascas de arroz e bagaços de cana-de-açúcar, quando carbonizados de maneira adequada, transforma-se em um material nobre a base de Silício (Si) utilizado nas industrias cerâmicas.

1.1. Problema

Os resíduos de cana-de-açúcar e de arroz se descartados de forma incorreta e em lugares impróprios podem acarretar sérios problemas ao meio ambiente, além de ser um desperdício financeiro e material, pois eles têm outras utilidades.

1.2. Hipótese

• Espera-se que a utilização dos resíduos da cana-de-açúcar e de arroz possa ajudar na fabricação de novos materiais.

• Estima-se que a utilização dos resíduos de cana e de arroz diminua um pouco os problemas ambientais.

1.3. Objetivo Geral

• Analisar o reaproveitamento da matéria orgânica da cana-de-açúcar e do arroz.

1.4. Objetivos específicos

• Estudar a viabilidade do uso da cinza de bagaço de cana-de-açúcar (CBC) e cinza de casca de arroz (CCA) para compor com materiais cerâmicos de construção civil.

1.5. Justificativa

• Os resíduos orgânicos do arroz e da cana-de-açúcar são muito mal utilizados e em sua maioria são descartados de forma incorreta e em locais inapropriados causando problemas ambientais, por esse motivo essa pesquisa tem o intuito de buscar uma melhor utilização desses resíduos.

2. REFERENCIAL TEÓRICO

A sílica obtida da cana-de-açúcar e da casca do arroz é, para muitos, um assunto recente, mas existem pesquisas sendo desenvolvidas há algum tempo. Na área da engenharia civil, este tema tem maior enfoque, pois é destinada a melhoria.

A plantação de cana-de-açúcar e a produção de açúcar e álcool estão diretamente ligadas à história e ao desenvolvimento do Brasil. A cana-de-açúcar ocupa um importante papel na economia brasileira, fazendo do Brasil o líder mundial em produção de açúcar e álcool.

O bagaço da cana é um dos resíduos mais atrativos para a produção, pois tem um alto poder calorífico, sendo assim a principal fonte de energia do processo de fabricação do açúcar e álcool, para cada tonelada de bagaço utilizado, são produzidos quase que 25 kg de cinza residual, o que passa a ser um problema para os administradores das usinas, essa fuligem gerada é recolhida com técnicas de lavagem e decantação e com a cinza de caldeira, constituem os resíduos finais do processo industrial que muitas vezes são descartados de forma incorreta e causam problemas ambientais e a saúde das pessoas.

Pensando em evitar esse problema foram feitas pesquisas e as cinzas do bagaço de cana-de-açúcar foram descobertas que podem ser utilizados em substituição aos agregados finos em matrizes cimentícias,pois as cinzas tem um alto teor de sílica em forma de quartzo que é um dos principais elementos presentes na areia natural, e com o crescente aumento do custo da areia natural, a CBC passa a ser uma opção viável para a aplicação em materiais de construção, pois tem um custo inferior ao da areia natural.

Em 2004 a produção mundial de arroz era estimada em torno de 500 milhões de toneladas, sendo o Brasil um dos dez maiores produtores do mundo com aproximadamente 13.251.200 toneladas. A casca do arroz é um sub-produto do beneficiamento do arroz e a própria industria de beneficiamento utiliza

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com